[DOWNLOAD] - Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

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Bange
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Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por Bange »

Simples... multiplicaram a saída por -1 (rsrs)


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gtmski
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Mensagem por gtmski »

A verdade revelada: O código de erro 066 - Falha na transmissão da pressão condicionada

Segundo a conceituada apostila da Webmecauto:

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A informação para gerar o código de erro 66 vem de um sensor que tem seu sinal no terminal D11 da injeção.
Sigamos então para outra conceituada apostila, laureada com uma série prêmios internacionais, etc:

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O que a informação cruzada destes dois abençoados autores nos dizem?

Que o cód. Erro 66 que consta em todo canto quando se fala no Corsa não existe! Material técnico do Kaptor, Material sobre Código Lampejante, Apostilas a torto e a direito por aí...
Esse código só vale para o Omega e para as negas dele. Aqui é Corsa, mermão (batendo no peito). E não tem código 66 não

Isso me fez enxergar o quadro amplo do sistema do ar-condicionado do Corsa MPFI 8v pré-VHC. Com qualquer compressor.
É um sistema burro. Pelo menos do ponto de vista da ECU. Ela não tem idéia do que está acontencendo!
A ECU sabe só que o usuário pediu para acionar o ar. E que alguém (ela não sabe quem, pode ser o pressostato, pode ser o termostato, pode ser o usuário) desligou o ar alguma hora. E só. Ela não tem a menor idéia da saúde do sistema. Tampouco ela aciona qualquer ventoinha na demanda de uma condição de exceção do ar condicionado.

Porque observem... O A4 e o A5, comandos de acionamento da Vel. Baixa (série) ou Vel. Alta (paralelo) não são para o ar-condicionado. São para condições de arrefecimento do motor. A ECU os controla em demanda do sensor de temperatura da água. Aos 98 graus, aciona o K51 e aos 108 graus aciona o K52 (segundo a apostila da webmecauto).

A ECU só lida com o ar condicionado com o A/C request, que é para ver se o camarada não tá pisando ou subindo uma ladeira (carga) e daí energiza o A/C Cutoff que arma o relê K60 (e volta a desarmá-lo em condições de carga). E Só.

Evaporador está congelando? K71 entra em ação e a ECU não sabe que foi ele. Pressão está baixa? S20.1 corta a alimentação do K60 e não informa quem foi. Pressão está média? S20.3 arma o K52 e o K70, ventoinhas no máximo, e a ECU não sabe quem foi. Pressão está alta a ponto de estourar tudo? Agradeça ao s20.2 que abriu o circuito do K60. Porque a ECU continua boiando e, se dependesse dela, iria tudo pro espaço. Quem comanda o ar condicionado são os relês e os pressostatos. De forma que são pressostatos (o de 4 vias), e não transdutores. Pois a função deles é acionar os relês. E não enviar informação à ECU.

Abaixo uma foto da coord 30xx para o prezado leitor evitar a fadiga de voltar muitos tópicos ou procurar onde está o esquema de 98:
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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

gtmski escreveu: Terça-feira 03 2022f Maio 2022 08:18:23 PM Isso me fez enxergar o quadro amplo do sistema do ar-condicionado do Corsa MPFI 8v pré-VHC. Com qualquer compressor.
É um sistema burro. Pelo menos do ponto de vista da ECU. Ela não tem idéia do que está acontencendo!
A ECU sabe só que o usuário pediu para acionar o ar. E que alguém (ela não sabe quem, pode ser o pressostato, pode ser o termostato, pode ser o usuário) desligou o ar alguma hora. E só. Ela não tem a menor idéia da saúde do sistema. Tampouco ela aciona qualquer ventoinha na demanda de uma condição de exceção do ar condicionado.
Acho que você tá misturando a informação com os EFI, pois não é assim no MPFI. No MPFI há o transdutor de pressão, que informa justamente a ECU sobre a saúde do sistema. Ela quem toma decisões conforme a leitura de pressão, se simplesmente você injetar 12V no pino D5 da ECU (solicitação de A/C), ela já dispara automaticamente a ventoinha na velocidade alta por não saber se tem pressão alta ou não. Isso mesmo no carro SEM ar, sem qualquer relé e fiação relativo a ar. É o mesmo princípio do sensor de temperatura, falhou sinal, ativa a ventoinha por precaução.

Já no sistema com pressostato, pra quê a ECU deveria se importar? Tendo controle mecânico, nada disso é problema dela, o pressostato que cumpra sua função, ela apenas eleva a marcha-lenta e desarma o compressor em solicitação de carga quando atingir os parâmetros estimados.
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Mensagem por gtmski »

Fernando 4100 escreveu: Terça-feira 03 2022f Maio 2022 08:34:42 PM [se simplesmente você injetar 12V no pino D5 da ECU (solicitação de A/C), ela já dispara automaticamente a ventoinha na velocidade alta
Alta ou baixa? Porque pelo esquema elétrico acima, um 12v que chegue no D5 (A/C Request) também é o 12v que vai armar o K26 e colocar as ventoinhas em velocidade baixa e ligar a ventilação no 1 automaticamente


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Mensagem por gtmski »

Eu entendo que haja um transdutor no VHC. É aquele que o Bange descobriu, o P40 na coordenada 3760. Ele é de 3 vias e a GM o chama realmente de "Transdutor de Pressão - A/C" no índice dos diagramas.
Já os pressostatos dos pré-vhc estão juntos em uma peça de 4 vias e a GM os chama de "Interruptores de pressão" nos índices de ambos diagramas (98 e 2010)


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Mensagem por gtmski »

Aqui o esquema elétrico por conexões do Omega 2.2. A central é a mesma que a nossa, a Multec IEFI-6... lá se observa onde iria o transdutor de pressão:
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Que nos remete novamente à conversa do código 66. A Multec IEFI-6 tem a capacidade de receber um transdutor de pressão, mas no Corsa MPFI Multec IEFI-6 a GM não o colocou. Como se observou naquela grandiosa apostila, mas também se observa na Instrução Programada Corsa Sedan 1.6:
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D11 não ocupado


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

gtmski escreveu: Terça-feira 03 2022f Maio 2022 08:46:57 PM Alta ou baixa? Porque pelo esquema elétrico acima, um 12v que chegue no D5 (A/C Request) também é o 12v que vai armar o K26 e colocar as ventoinhas em velocidade baixa e ligar a ventilação no 1 automaticamente
Alta mesmo. Sem sinal de pressão ele liga direto na alta. Mas digo isso no carro que não tem fiação de A/C. Nos que tiverem originalmente eu nunca testei.
gtmski escreveu: Terça-feira 03 2022f Maio 2022 08:54:23 PM Já os pressostatos dos pré-vhc estão juntos em uma peça de 4 vias e a GM os chama de "Interruptores de pressão" nos índices de ambos diagramas (98 e 2010)
Não sei dizer porque nunca vi, fora GSi só vi um único Corsa antigo com ar e foi no desmanche. Mas tem manual de serviço que fala da pinagem do sensor de pressão do A/C. Mas também não descarto estar errado, pois não seria a primeira vez que observo que eles apenas "copiaram e colaram" de um manual pra outro.
Olha outra coisa curiosa, itens 18 e 19, "interruptor duplo" de temperatura...

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Fernando 4100 escreveu: Quarta-feira 04 2022f Maio 2022 03:53:42 AM Olha outra coisa curiosa, itens 18 e 19, "interruptor duplo" de temperatura...
Boa Fernando. Você acabou de descobrir um erro na apostila de Instrução Programada do Corsa Sedan 1.6.
2 páginas antes da foto que postou, tem esta foto:
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Que explica quais são esses interruptores. São os interruptores S29 e S128. Eles não são dos MPFI. Sâo dos EFI (coord 14xx) e dos 1.4 16v (coord 7xx). São os cebolões.
Assim, a GM errou em 15.1 e 15.3 ao colocar coisas do EFI em uma apostila do MPFI
Tá ficando comum encontrar erros em todos materiais da GM.... Eu achei nos diagramas, o Bange também. Eu achei nos manuais e agora você achou em um lugar que deveria ser o santo graal das informações, logo uma Instrução Programada


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Fernando 4100 escreveu: Quarta-feira 04 2022f Maio 2022 03:53:42 AM Alta mesmo. Sem sinal de pressão ele liga direto na alta. Mas digo isso no carro que não tem fiação de A/C. Nos que tiverem originalmente eu nunca testei.
Eu posso testar, mas se a ECU abrir o bico eu vou ter que ir em uma certa concessionária lá em Tenente Portela. Tomar uma erva nativa pura-folha moída grossa e levar uma ECU nova para casa.


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