[DOWNLOAD] - Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Responder
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por gtmski »

Fernando 4100 escreveu: Sábado 30 2022f Abril 2022 04:41:40 AM (aliás, sinto falta da opção editar nos posts)
Eu também
Fernando 4100 escreveu: Sábado 30 2022f Abril 2022 04:41:40 AM vocês não têm esses manuais?
Infelizmente, não. E não parece que alguém os tenha digitalizados. Tem um camarada vendendo alguns, mas físicos. Pelo jeito vai ser mais um material do Corsa que vai sumir com o tempo. Vi umas fotos internas (do anúncio) e parece ser muito bom, coisa para se usar dentro da oficina, para não perder tempo


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Fernando 4100 escreveu: Sábado 30 2022f Abril 2022 04:29:19 AM O antigo sistema de pressostato foi substituído pelo transdutor eletrônico...
...Aí o dito-cujo, até com part number:
Mas esse é de 3 pinos, não? De qual esquema ele seria? Porque transdutor de 3 vias não está nos diagramas 3xxx de 2010 (ou os diagramas de 2010 estão errados, não seria novidade)


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Fernando 4100 escreveu: Sábado 30 2022f Abril 2022 04:29:19 AM Meu 2012 com embreagem (que é o mesmo dos últimos Classic):
O eletroímã que aciona a embreagem no seu... ele está ligado direto no relê K60? ou a alimentação passa primeiro pelo o compressor e dele vai para o eletroímã?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

gtmski
"Achei que iria comentar sobre o deslocado AC/Request do 31xx de 98 e de 2010"

De fato é diferente, mas vejo como a mais certa... nos outros a ECU não fica sabendo que houve uma overdose de pressão e nesses casos onde aparece um segundo "AC request" (troque este nome por "alarme de AC"), ela toma ciência e pode gravar alarme ou ela própria retirar o terra do "Cut Off" e parar a brincadeira.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

gtmski escreveu: Sexta-feira 29 2022f Abril 2022 11:07:38 PM Falando em corrente inversa, me lembrou uma dúvida que tenho faz tempo... você encontra alguma explicação, fora a econômica, para esses relês duplos de farol não terem diodos nas bobinas? Nem os melhorzinhos como Bergman e Marelli tem
E já comparou um relê original GM com esses aftermarket? Outro dia abri o original das setas e um desses DNI... jesus...
Sim, a economia predomina sempre... ainda mais num lugar onde ninguém vai reclamar.
Mas a colocação de diodo em paralelo, não se destina a proteção do componente e sim da possível interferência que pode causar, pois dependendo da intensidade do campo magnético, o pico inverso é muito grande e se realmente o circuito ficar aberto, a coisa vira uma antena e irradia o pulso.
Eu não me lembro de já ter trocado relé nesse carro... se não abrir a bobina, eu recupero o contato e dou uma sobrevida ao relé.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

De fato é diferente, mas vejo como a mais certa... nos outros a ECU não fica sabendo que houve uma overdose de pressão e nesses casos onde aparece um segundo "AC request" (troque este nome por "alarme de AC"), ela toma ciência e pode gravar alarme ou ela própria retirar o terra do "Cut Off" e parar a brincadeira.
Realmente, e a central Multec-M dos 16v tem um bocado de códigos de erros relacionados ao ar

87 Relé de acionamento do ar condicionado - tensão baixa
88 Relé de acionamento do ar condicionado - tensão alta
173 Tensão baixa no sensor de pressão do ar condicionado
174 Tensão alta no sensor de pressão do ar condicionado


87 e 88 suponho serem com relação ao K60. O que será que ela quer dizer com isso? Estará falando sobre a tensão que entra no 30 do K60? Seria a única forma, porque o positivo que entra no 30 do K60 é o mesmo que vai para o A/C request em 1225
Agora, os 173 e 174 são estranhos...será a ECU tentando adivinhar que os S20.1 e S20.2 abriram? Ela não tem como saber... para a ECU, os dois abrindo ou o usuário desligando o ar pelo botão é a mesma coisa.

Parece que a Multec-IEFI6 dos mpfi 8v pré-vhc tem um código para o ar também:

Segundo o Kaptor: 066 Falha na transmissão da pressão condicionada
E segundo o tópico aqui do fórum sobre ECU lampejante: 66 Falha no transdutor de pressão do ar condicionado
Que novamente é estranho... o efeito dos S20.1 e S20.2 abrindo tanto para as Multec-M quanto para as Multec-IEFI6 é similar ao usuário ter desligado o ar pelo botão. Mas isso no Zexel (diagrama de 98). No diagrama de 2010 (CVC), é pior porque aí ela não tem input direto mesmo de que os S20.1 e S20.2 abriram, já que eles não vão para o A/C Request
Eu acho que é um engano... esse código 66 não está presente nas Multec-IEFI6 que acabaram indo para os carros.

Estou com uma teoria... aquele jumper do D1 com A12 foi uma mudança de última hora no projeto
Imagem

E que o D1 era para ser exclusivo para o S20.3. Um negativo com monitoramento de corrente. Um sensor hall ou um amplificador conseguiriam medir. Assim, a ECU ficaria sabendo que o S20.3 atuou.
Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

A propósito, vocês já viram como é bacana a apostila de diagramas elétricos do Vectra A ? tudo ilustrado...
https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 500
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Bange escreveu: Sábado 30 2022f Abril 2022 10:03:58 AM Somos simples mortais...
::lol: ::lol:
gtmski escreveu: Sábado 30 2022f Abril 2022 11:10:34 AM Infelizmente, não. E não parece que alguém os tenha digitalizados. Tem um camarada vendendo alguns, mas físicos. Pelo jeito vai ser mais um material do Corsa que vai sumir com o tempo. Vi umas fotos internas (do anúncio) e parece ser muito bom, coisa para se usar dentro da oficina, para não perder tempo
Eu pretendo digitalizar tudo que possuo, mas com mania de perfeccionismo, nada é "apenas" digitalizar... Tem que editar, formatar, etc... ::roll:
Mas no que depender de mim, sumir com certeza não vai.
gtmski escreveu: Sábado 30 2022f Abril 2022 11:18:29 AM Mas esse é de 3 pinos, não? De qual esquema ele seria? Porque transdutor de 3 vias não está nos diagramas 3xxx de 2010 (ou os diagramas de 2010 estão errados, não seria novidade)
Sim, 3 vias.
E é exatamente o mesmo até o último Classic (foto de 2016 - na concessionária):

Imagem
gtmski escreveu: Sábado 30 2022f Abril 2022 11:24:07 AM O eletroímã que aciona a embreagem no seu... ele está ligado direto no relê K60? ou a alimentação passa primeiro pelo o compressor e dele vai para o eletroímã?
Seguinte, essa parte no meu carro eu nem fiz tutorial porque fiz da minha forma, funcionamento igual ao original, porém as ligações não estão idênticas, apenas baseadas nas originais. Não encontrei na época chicote novo, os de desmanche não tem condições de usar, e esse nível de intervenção na caixa de fusíveis do Corsa deixa tudo com sinais, por mais cuidado que se tenha, a caixa de fusíveis do Corsa é (por incrível que pareça) mais "blindada" que a do Omega.
gtmski escreveu: Sábado 30 2022f Abril 2022 04:18:53 PM A propósito, vocês já viram como é bacana a apostila de diagramas elétricos do Vectra A ? tudo ilustrado...
Todos os manuais da GM dessa época são assim, meu caro. Todos no mesmo padrão, feitos pelas mesmas empresas. O do Corsa também é. :wink:
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

gtmski
A monitoração pode sim, ser como vc colocou com um amplificador operacional, seja ela mandando "terra" ou 5V.
Nos antigos pode ser até por tempo de presença de bateria (monitorando S1 + S2) no AC request, e a corrente de operação de K60 (essa eu vejo mais fácil).
Onde vc viu que não vai AC request pra ECU nos novos? Qual coordenada?

Nos últimos esquemas de ECU da versão 2010, já em 2002 aparece o transdutor de pressão do AC (P40), mas como falei, não acabou com o S20.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Nos últimos esquemas de ECU da versão 2010, já em 2002 aparece o transdutor de pressão do AC (P40), mas como falei, não acabou com o S20.
Isso, mas aí já é motor VHC para cima
Onde vc viu que não vai AC request pra ECU nos novos? Qual coordenada?
Passa sim, minha observação é que o AC request não passa pelos S20.x, fiz uma montagem para melhor esclarecimento:
Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”