[DÚVIDA] - Corsa EFI não passa dos 92 graus. Tem algo errado?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - Corsa EFI não passa dos 92 graus. Tem algo errado?

Mensagem por Bange »

gtmski, segue dúvidas e sugestões pra ficar melhor entendido...
Imagem

Esse relé K60... onde fica?
Quanto a cores, creio que seja coisa da GM, pra facilitar a identificação sem precisar ler nada na hora da montagem... no paralelo é tudo preto ou da cor que o fabricante quiser... relé é definido pela tensão de trabalho, resistência da bobina ou corrente de operação e corrente de contato... além claro das quantidades de contato, se é NC, NA ou de transferência... mas isso vem inscrito na capa.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Outra coisa... esse tipo de esquemático da GM pode pegar desavisados quanto a conexões... p/ ex:
Partindo do fusível F17, existe a conexão indicada... já partindo de F30, vai direto a um dos motores da ventoinha...

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Oi Bange, obrigado pelas sugestões. São sempre muito bem-vindas. O K60 é o R1, logo à esquerda na Apostila (Relês da Caixa de Fusíveis)... no índice dos diagramas oficiais, a GM o chama de Relê de Corte do AC. O que não explica totalmente a função dele, porque na verdade ele acopla a embreagem do compressor. Mas por outro lado, está correto... o comando A/C Cut Off age diretamente sobre ele. Algumas apostilas o chamam de Plena Carga. Que é uma notação bem sem sentido. Mas também "Relê de Corte" só explica metade do funcionamento dele.

Eu tinha 3 opções sobre como nomear os relês do ar... poderia nomeá-los como fazem algumas apostilas, ou seja... relê de duplo contato, relê reversível, relê de plena carga, e por aí vai... mas essas denominações explicam mais a mecânica do relê do que a função deles nos circuitos. Outra opção seria nomeá-los todos de acordo com os nomes que a GM os dá, "Relé – Motor do Ventilador do Radiador e Mínima Velocidade Ventilação Interna" para o K26, "Relé – Motor Ventilador do Radiador – Mínima Velocidade" para o k51, "Relé de Chaveamento – Motor do Radiador – 2 Estágio" para o K52, "Relé – Motor do Ventilador do Radiador – 2º Estágio" para o K70... o que deixa muita ambiguidade no ar e, como o espaço na apostila é limitado, teria que abreviar. O que sairia uma emenda pior do que o soneto.

Então achei melhor mesclar alguma coisa da denominação oficial da GM com o funcionamento deles. Realmente não ficou perfeito, não fiquei satisfeito. O problema maior é qual denominação dar... porque, como sabemos, os relês do AC tem um funcionamento interligado e complexo.

Mas antes, me permita discorrer sobre as ventoinhas... Na Apostila, tentei fazer a distinção entre a ventoinha que fica no radiador (M4, voltada para o motor) e a que fica no condensador (M11, voltada para o para-choque)... porque a mesma M4 também está presente nos carros sem ar e neles é conhecida como Ventoinha do Radiador (E, logicamente, é o eletroventilador 1 dos sem a/c... já que não há eletroventilador 2). Mas é uma distinção que só eu faço, a GM chama todas de Ventilador do Radiador, já aquela apostila que você postou uma foto lá no começo do tópico "Ajuda para uma Apostila" mês passado, chama a M4 de Eletroventilador 2 e o M11 de eletroventilador 1. O que eu considero errado, porque o M4 está tanto nos Corsas com Ar quanto sem Ar... que é o que a Cap39 faz, os chama corretamente de Eletroventilador 1 para a M4 e Eletroventilador 2 para a M11. Mas ainda é uma coisa ambígua. Como a M11 está logo na cara do Condensador e a M4 na cara do Radiador, acho que é mais apropriado chamá-las assim.

Voltando aos relês. Peguemos o K52 por exemplo... Ele é chamado de Relê Reversível em algumas apostilas e de "Relé de Chaveamento – Motor do Radiador – 2 Estágio" pela GM. A função dele é desarmar a ligação em série para a M4, que depois pega a corrente do K70. É também função dele armar um negativo direto para a M11, deixando as duas ventoinhas pegar a tensão cheia de funcionamento e funcionando na velocidade máxima. Mas como explicar isso de forma correta, sucinta e elegante? Eu chamei de "chaveamento do 2o. estágio"... mas você tem razão, segundo estágio de quem? "o que é segundo estágio?" se pergunta o leitor... Creio que nesta, a sua sugestão cai melhor "velocidade alta junto com K70"... mas o K70 só opera na M4... entende o problema?

rsrsrs

Peguemos o K51... as apostilas o chamam de Relê Eletroventilador 1, outras de Relê Eletroventilador 2, a GM o chama de "Relé – Motor Ventilador do Radiador – Mínima Velocidade"... todas ambíguas... Eletroventilador 1 ou 2? quem são? Mínima velocidade? como assim? Considerando que o K51 só tem relevância na condição de A/C desligado (porque com o ar ligado, o funcionamento do K26 se sobrepõe a ele), achei mais apropriado designar essa condição. O chamei de "velocidade mínima em condição de arrefecimento do motor"... mas ainda é ambíguo... o certo seria algo como "Ligação em série das duas ventoinhas, assim, ambas funcionando em velocidade baixa, em condição de ar condicionado não ligado"... hahaha

O K26.... ele realmente é um relê de duplo contato, chaveia 30 com 87 a A com 87b. As apostilas o chamam assim. A GM o chama de "Relé – Motor do Ventilador do Radiador e Mínima Velocidade Ventilação Interna" na notação ambígua dela. Ele só tem relevância quando o A/C é ativado, de outra forma o K51 se sobrepõe a ele. Eu queria citar essa condição, mas como colocar isso em poucas palavras? A função dele é colocar a M11 e a M4 em série, compartilhando a tensão do F20, desde que o K52 fique quietinho. É função dele também ligar a ventilação interna na velocidade 1, automaticamente. Neste você também tem razão, a minha notação de "...e ventoinhas" não explica em qual velocidade elas funcionam. Mas também não se explica que é na condição de ar ligado. Como colocar isso em poucas palavras?

Na verdade essa coisa toda de "segundo estágio"... "ligação em série"... é uma bagunça para o leitor menos versado em elétrica... "Segundo estágio", ele pode pensar, é a segunda ventoinha acionando (mas qual?)... e "ligação em série", bem... se o incauto leitor não for versado em como a tensão é dividida dada a resistência interna de cada componente ligado um na sequência do outro, com o terminal positivo de um ligado diretamente no negativo de outro, fica confuso também...

Já o K70 é ponto pacífico... a função dele é deixar o M4 funcionar com a plena tensão... este não teve muito segredo. Mas as apostilas o chamam de "relê eletroventilador 2"... o que, além de não informar o regime de velocidade dele, também fazem pouco caso com K52, com o K51 e com o K26 que também acionam o M4 (desde que o K52 fique quietinho). A GM, em um momento de sobriedade e economia de palavras, o chama de "Relé – Motor do Ventilador do Radiador – 2º Estágio"... mas novamente, qual motor do radiador? o que é segundo estágio? Então optei por "Velocidade máxima da ventoinha do radiador (M4)". Acho melhor deixar mais claro quem é a M11 (vent do condensador) também, senão vira bagunça... há uma oportunidade de citar a M11 na linha de texto do F20 e citar mais a M4 como ventoinha do radiador por toda a página

Sobre a sua segunda mensagem, do ponto de conexão... aquela foto é do Diagrama de 98, não? Aquele lá é um perigo kkk... Não sei direito o que fizeram com ele, me parece que passaram o diagrama por algum algoritmo de vetorização de imagem que o deixou com os pontos de conexão pouco aparentes. Eu passei aperto com ele. A solução foi ficar sempre com os dois diagramas abertos, o de 98 e o de 2010. Só que, como você deve ter percebido, o de 2010 é praticamente ilegível... as imagens estão muito borradas, são imagens de baixa resolução mal ampliadas. Dá dor de cabeça, fisicamente, ficar olhando muito tempo para ele. Tanto que na pasta de material de apoio eu passei a página dos conectores dele por um algoritmo de ampliação por inteligência artificial (Topaz Gigapixel AI) para torná-lo mais legível e soltei o arquivo da página em separado. Mas no caso da foto, o F20 (30A) está realmente indo direto para a M11 (Condensador). É o negativo dela que é chaveado

A propósito, seguindo uma observação sua, eu troquei o nome do "Relê da sirene do alarme" por "Relê da buzina pelo alarme". É uma coisa muito mais lógica. Assim também, o que muitas apostilas chamam de "Relê do Airbag", virou "Acionamento da buzina pelo airbag", que é o funcionamento dele (a GM, logicamente, o chama de "Relê da buzina"... como se já não houvesse outro componente com esse nome)


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Puts! Na minha cara e não vi o R1... fiquei focado apenas no bloco do porta-luvas...

Sim, dependendo de quem faça as nomeações, pod e dar muito pano pra manga... talvez até pensando no reparadores que nem sempre são profundos conhecedores de eletrotécnica.

O K70 está em paralelo (bobinas) com o K52... não tem como operar um e o outro não... embora que o K70 tenha uma eletrônica de retardo em sua operação, isso é irrelevante para o caso.

O contato de K70, põe bateria direto no M4... mas o K52, põe terra (vindo de 3000), para o lado do M11, via K51 e/ou K26 (depende se o AC for ligado )... então não se pode falar apenas num ou no outro.... sacou?

O K51, não vejo problema, pois ele liga a ventoinha ou as ventoinhas na velocidade baixa, sempre!

o K26, tem duas funções... em eletrônica não se nomeia relé por nr de contato... (imagina só... já trabalhei em central de comutação...tinha relés de 1 até 32 contatos...), ele é nomeado pela função que executa, se for singela, ou dá-se um nome qualquer e explica-se o que ocorre após sua operação.
No caso de chamar o K26 de apenas duplo, associa-se imediatamente ao nr de contatos... o correto é descrever as duas funções que ele executa ao ser operado, no caso, liga ventilação da cabine na veloc. menor (ou 1) "E" liga a(s) ventoinha(s) na velocidade baixa (ou 1, ou menor), se o arrefecimento não estiver funcionando, caso contrário, a sua segunda função não tem efeito.

Para a ou as ventoinhas, comecei a chamá-las de maior e menor, em referência ao meu carro, mas reparando no vídeo do Souza, a dita "menor" é grande! A melhor referência que vejo agora é: interna ao cofre do motor e externa ao cofre do motor.
Justificando: Vai que um proprietário retira o AC (compressor, mangueiras, condensador, etc...), vende o carro um tempo depois... quem comprar será que vai entender uma referência a algo que não existe no carro dele (condensador)?

Eu vejo muito pelo lado da eletrônica e não vejo nestes circuitos, principalmente quando se tem duas ventoinhas, associar um único relé a uma das ventoinhas... veja o caso do K51... ele liga ambas... o K26, também liga ambas (se elas estiverem desligadas), o K52 (sozinho) liga M11 em alta e o K70 (sozinho) liga M4 também em alta (na realidade estes dois relés (K52 e K70) poderia ser apenas um com dois contatos de transferência).... em resumo, não tem um relé específico para um motor específico... talvez no modelo sem AC.
No caso acho melhor associar o relé a função (ou funções) que ele executa.

Lembrei agora que ainda tem o caso de motores com AC e apenas uma ventoinha, mas com duas velocidades...(rsrs).

Vamos acertando com calma...


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bange, vamos prosseguir a conversa no tópico do lançamento da apostila? Sinto que sequestramos o tópico do rafa_375 rsrs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

... é verdade...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”