[DÚVIDA] - Corsa EFI não passa dos 92 graus. Tem algo errado?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [DÚVIDA] - Corsa EFI não passa dos 92 graus. Tem algo errado?

Mensagem por gtmski »


Pelo esquema, pode-se verificar também que ao ligar o AC, mesmo que as ventoinhas não estejam ligadas, o comando é dados para que elas liguem na velocidade baixa... via K26 operado... se a temperatura subir, com 100° liga o cebolão de 2 fios (S29), mas nada se altera e as ventoinhas continuam em velocidade baixa...caso a temperatura continue a subir, o cebolão de 3 (S128) liga com 105° e comanda a operação de K52 e K70, que retiram a ligação série (vel. baixa) e coloca em paralelo (vel. alta).... tudo entendido....
Excelente explicação. Eu queria ter lido ela 2 semanas atrás, quando quebrei a cabeça por alguns dias até entender o funcionamento conjunto de tantos relês nas condições de ar ligado ou só de arrefecimento do motor

É um esquema bem parecido com o que foi usado nos projetos posteriores do sistema do Ar Condicionado, só que no lugar dos cebolões, entra a ECU fazendo aqueles comandos. E o desacoplamento da embreagem do compressor (Y1) passou a ser controlado só pela ECU ou pelo pressostato duplo. Vale lembrar que o K26, acionado na condição de ar ligado, também ativa automaticamente a velocidade 1 da ventilação interna

Os esquemas posteriores, como são parecidos:

Esquema MPFI 96-Set/98: (Diagramas de 98)
Imagem

Esquema MPFI pós-Set/98: (Diagramas de 98)*
Imagem

*em algum momento entre 99 e 2010, saiu o Termostato S130 e seu relê K71 do projeto. É uma diferença entre os Diagramas de 98 e os de 2010 na seção do Ar Condicionado pós-Set/98


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Esse S130, é um sensor de gelo... ele desopera K71 se for atingida uma temperatura tal que indique presença de gelo no trocador de calor (evaporador) e desliga até que o gelo se desfaça (ou a temperatura) seja considerado normal... acho que este relé é chamado de ciclagem.
Aliás vc tem uma foto dos relés com referência a nomenclatura do esquema? Tenho visto com referência a relé 1, 2, 3, 4... etc.... mas agora com o esquema, fazer referência aos "Ks" seria bem mais fácil identificar os tipos.
O único que fica fácil de identificar é o K70, que é diferente por ter uma eletrônica de retardo... ele é o amarelo (original) em toda caixa de relés.


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Senhores,

Que aula!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Imagem
Imagem
O único fácil é o amarelo = K 70
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Esse S130, é um sensor de gelo... ele desopera K71 se for atingida uma temperatura tal que indique presença de gelo no trocador de calor (evaporador) e desliga até que o gelo se desfaça (ou a temperatura) seja considerado normal... acho que este relé é chamado de ciclagem.
Bom saber, estava querendo entender o funcionamento dele. A posição deste relê seria no lugar R11 se não estou enganado

Se a GM não andou bricando muito de alterar as posições dos relês, então acho que vale o que coloquei na página 4 da Apostila de Elétrica
Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

E na página 6 tem o código deles. Das minhas pesquisas, a diferença de cores de alguns relês, como mostrado nas suas fotos, se dá porque o relê original que saiu da montadora é de tal cor, mas o Cep Chev manda aquele aviso "usar relê 9xxxxxxx", o que dá a entender que ou é uma opção ou o relê na cor original só a montadora tem

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bange, a primeira foto é sua? Está estranho um relê 03447012 que é de 4 terminais na posição 3, lugar onde mapeei que seria o reversível K52 de 5 terminais... Ou o posicionamento dos relẽs da primeira foto está errado, ou é um indicativo de que a GM andou brincando com a posição do soquete dos relês


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Opa, o Bange acabou de descobrir um erro na apostila. Na página 6, eu digo que o relê K70 é um 03447012/52478308... na realidade, é um relê 93235361

Então, a relação entre o nome-código no diagrama, as cores e o código é:

K6- azul 93257719
K7- verde 03447012 / 52478308
k51- verde 03447012 / 52478308
k26- cinza 90060264 / 24430433
k52- preto 90191753
k70- amarelo 93235361

Assim que eu identificar quando começou essa bagunça de trocar os soquetes dos relês atrás do porta-luvas, vou atualizar a
apostila para rev.1c com uma nota sobre isso e também atualizar a página 6 com o código correto do k70. A primeira foto também não se explica um relê verde de 4 terminais no lugar do cinza de 6 terminais... ainda que fosse soquete trocado, o sistema precisa de um relê k26 de duplo contato... não observo nenhum de duplo contato na primeira foto... será um classic VHC? virou bagunça a caixa dos fusíveis e relês na transição para a caixa nova em 2012-2013... e estou vendo o manual do 2012 aqui e os relês atrás do porta-luvas estão modificados mesmo, com 1 relẽ a menos que foi para a caixa de fusíveis


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bom, assisti a uma dezena de vídeos no youtube sobre os relês do A/C do Corsa pré-VHC e em cada um deles a posição dos soquetes estava de um jeito. Minha hipótese é que como os soquetes são encaixáveis um ao outro, nos finalmentes de se montar o carro ou o chicote, o camarada brinca de lego e monta do jeito que quiser. O relê azul foi o que mais se manteve na posição 1 nos vídeos, mas não em todos. O que a experiência lhe diz sobre essa bagunça, Bange? É assim mesmo?
Procurei na Apostila seguir o que mostram a apostila da Injelcenter e aquela venerada apostila que estava no hackinflife (cap39.htm, retirada de algum aplicativo de injeção), mas parece que vou ter que colocar um aviso na Apostila a respeito de que a posição dos soquetes varia conforme a posição relativa de Saturno na órbita de Júpiter e que o importante é o casamento entre a cor do soquete e a cor do relê. O que é um problema, pois 2 dos relês tem a mesma cor (e mesmo código) mas atuam em partes diferentes do circuito


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

As fotos são bem antigas... do tempo que eu estava estudando o arrefecimento... tinha troca-troca e tirei fotos pra ver se alguém me dava uma luz... criei uma referência a um esquema de curso, que baixei da internet...
Mas peraí que creio ter mais desencontros...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”