[DÚVIDA] - Corsa EFI não passa dos 92 graus. Tem algo errado?

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rafa_375
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[DÚVIDA] - Corsa EFI não passa dos 92 graus. Tem algo errado?

Mensagem por rafa_375 »

Bom dia a todos, peço licença aos adms, pesquisei bastante e não achei nenhum tópico sobre esse assunto
O caso é que eu comprei recentemente um corsa efi 1.4 96 com ar condicionado, na primeira semana deu problema no cebolao da ventuinha ficar ligada direto, mesmo frio, fiz a substituição por um da mesma temperatura 100° - 95° a partir daí a ventuinha começou a armar com pouco mais de 90° no segundo estágio e demorar muito (muito mesmo) para desarmar, e já volta a armar em seguida, achei que fosse o cebolao que veio com defeito, troquei por outro que apresentou o mesmo funcionando, comprei outro de outra marca que funcionou da mesma forma e já é o terceiro cebolao que eu coloco e tem o mesmo funcionamento, acredito que seja alguma gambiarra que foi feito pois a ventuinha fica ligada +/- 85% do tempo que o carro fica ligado

Obs o ar condicionado não funciona, e o cabeçote foi feito agora (não por esse motivo)

Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço
Eu rodo muito com o carro pelo bairro, acredito que esse problema tá fazendo elevar o consumo do carro pois o motor não chega nunca a temperatura ideal de funcionamento

Valeu galera abrçs
Bange
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Mensagem por Bange »

Já deu uma olhada nesse tópico? viewtopic.php?t=111714&sid=ce458ff722da ... c55a19457a

Mas tem certeza de que seu motor tem duas velocidades no arrefecimento? Pra motores com cebolão e duas velocidades, o cebolão tem que ter 3 ou 4 fios... como é o seu cebolão e a quantidade de fios do chicote que liga nele?
Outra coisa... se o cebolão colocado é 100-95, ele liga com +-100 e desliga com +-95... e vc afirma que a temperatura não passa de 92°!!!
Essa observação de temperatura é a do painel?

Precisamos dos retornos pra lhe ajudar....
rafa_375
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Mensagem por rafa_375 »

Opa meu amigo tudo certo?

Então vamos lá, dei uma lida no tópico acima. Eu acredito ter 2 velocidades pq o ar dele é original de fábrica, ele tem 2 ceboloes no radiador um com dois fios (esse que faz o acionamento da ventuinha e já foi trocado várias vezes) e o outro com 3 fios que aparentemente a parte elétrica dele não está funcionando pq tentei acionar a ventuinha por ele direto fazendo um jump e nada aconteceu, e mesmo quando eu desplugo ele não altera em nada, já no de 2 fios a ventuinha funciona forte quando faz o jump. Sobre a observação de temperatura pouco tempo atrás foi comparada com o scanner e tá batendo, fizemos até o teste de desligar o cebolao pra temperatura subir um pouco, mas beirando os 100° já desliguei kkkk achei melhor não arriscar... Fiz teste nos reles, de bobina e passagem de corrente tá ok, tem corrente neles mas o relé verde se tirar ele continua funcionando da mesma forma, já o amarelo se tirar não aciona a ventuinha

Vlw ✌️✌️
Bange
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Mensagem por Bange »

Ok, seguindo uma lógica de comparativo entre o que vc descreveu e outros sistemas que conheço, o cebolão de 3 fios é o que deveria acionar a ventoinha (confirme se são duas ou uma), pois é o único que tem condição de detetar duas faixas de temperatura e fazer acionar duas velocidades... imagino que o outro (de 2 fios), seja exclusivo para o AC, portanto parece haver alguma alteração do que penso ser o normal.
Para o caso do scaner já fico em dúvida, pois se não há um sensor de temperatura para a ECU (só para o painel, que deve estar localizado no cabeçote, próximo a correia dentada, a exemplo de outros), qual a maneira da ECU receber "on line" a variação da temperatura e informar pro scaner? Existe tal sensor?
Existe a possibilidade sim de ter um segundo sensor para a ECU e não ser utilizado como referência para ela acionar a ventoinha, ficando o acionamento feito pelo cebolão de 3 fios, sem nenhuma ligação com a ECU. Seria um projeto meio "burro" mas possível dentro da evolução do sistema.
Para ter certeza sobre tudo que falei, necessitaria de um esquema ou de um levantamento apurado, pois precisa de um conjunto de 3 relés para acionar a mesma carga (ventoinha ou ventoinhas), de duas formas diferentes, uma pelo AC e outra pelo cebolão, sendo que pelo cebolão ainda teria dois modos para as velocidades alta e baixa.
Quantas ventoinhas?
Onde fica o sensor do painel e quantos fios tem?
Existe um segundo sensor? Nos outros a localização é do lado oposto a polia da dentada...
Na caixa de relés, quantos tem e qual a finalidade de cada um? Nos outros a localização é por trás e acima do porta-luvas...
Quando vc fez jumper nos fios do cebolão de 3 fios... percebeu se algum relé foi acionado? Neste caso, dos 3 fios, um tem que ser terra e os outros dois terem bateria...mediu?
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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Cara,
O mecânico colocou a válvula termostática quando executou o serviço do cabeçote? Ou então ela travou aberta.
Esse sintoma de 92C direto é sinal de ausência de válvula na carcaça do componente.
Pergunte para ele.

Agora o problema com a parte elétrica, tem um vídeo bem legal que vou indicar:

https://www.youtube.com/watch?v=7KJHXU6 ... kb&index=2

Boas pesquisas!
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Mensagem por rafa_375 »

Então meus amigos, sim são duas ventuinhas, e são 2 sensores de temperatura, um de 1 fio localizado no coletor de admissão na parte superior que informa o painel e outro tbm no coletor mais escondido atrás na parte de baixo de 2 fios que informa a ECU. Esta com a válvula termostatica sim, inclusive é nova
O vídeo que o amigo mandou foi muito esclarecedor, o cebolao de 2 fios é responsável por armar a primeira velocidade da ventuinha, e o de 3 fios é responsável por armar a segunda velocidade e tbm pelo ar condicionado

Fazendo novos testes vi que o cebolao de 3 fios está com defeito entao não armaria a segunda velocidade, por isso acredito que o antigo dono fez essa gambiarra de colocar o cebolao de 2 fios pra armar direto a segunda velocidade... Por enquanto vai ficar assim por causa da verba curta hehe mas logo pretendo voltar a ligação original. Gostaria de agradecer a todos
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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Cara,

Bom que somamos um pouco de experiências e conhecimento a este post.
rafa_375 escreveu: Segunda-feira 25 2022f Abril 2022 12:29:52 AM Então meus amigos, sim são duas ventuinhas, e são 2 sensores de temperatura, um de 1 fio localizado no coletor de admissão na parte superior que informa o painel e outro tbm no coletor mais escondido atrás na parte de baixo de 2 fios que informa a ECU. Esta com a válvula termostatica sim, inclusive é nova
O vídeo que o amigo mandou foi muito esclarecedor, o cebolao de 2 fios é responsável por armar a primeira velocidade da ventuinha, e o de 3 fios é responsável por armar a segunda velocidade e tbm pelo ar condicionado

Fazendo novos testes vi que o cebolao de 3 fios está com defeito entao não armaria a segunda velocidade, por isso acredito que o antigo dono fez essa gambiarra de colocar o cebolao de 2 fios pra armar direto a segunda velocidade... Por enquanto vai ficar assim por causa da verba curta hehe mas logo pretendo voltar a ligação original. Gostaria de agradecer a todos
Tmj corseiros
Eu falaria que somente vc vai entranhar o carro consumir um pouco mais. andando frio.
Fique nas anotações do consumo para que não se assuste.
Depois dos defeitos corrigidos, faça novo monitoramento.
Abraço!
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Mensagem por Bange »

OK, agora faz sentido o scaner registrar a temperatura do motor...
Quanto ao vídeo do Souza....
Esse vídeo confirma algumas coisas e contradiz outras... sem o esquema fica difícil bater o martelo...
Confirmação:
Três relés para comando das ventoinhas
Duas ventoinhas, duas velocidades
As ventoinhas são acionadas independente da ECU.
Contradição:
Uma ventoinha só pro AC?!?! Nos modelos mais atuais, elas ligam sempre juntas, seja na baixa ou na alta... mas pode até ser...
Porque o cebolão de 2 fios (100/95) liga as duas em velocidade baixa, se com 100° já é considerado temperatura alta (modelos novos) e só a velocidade alta é que faz baixar de 100?
- Não existe um conector de baixa e outro de alta... quem faz o papel de colocar as ventoinhas em série (veloc. baixa) ou paralela (veloc. alta), são os relés.

Pesquisando pelos códigos na MTE, de fato o de 2 fios é 100/95... e pasmem! O de 3 fios é:
Estágio 1, liga com 105°
Estágio 2, liga com 120°...
Nada fala sobre as temperaturas de desligamento de cada estágio.

Com base nestas informações, já se pode montar um raciocínio...
1 o cebolão de 2 fios, comanda o acionamento de relés que põem as ventoinhas em série (velocidade baixa), na temperatura de 100° e desliga com 95°.
2(a) caso o arrefecimento seja insuficiente, a temperatura vai aumentando e ao chegar a 105°, o cebolão de 3 fios (estágio 1), comanda o acionamento de relés para ligar as ventoinhas em paralelo (velocidade alta). Não sei a temperatura de desligar, mas todos os cebolões que conheço tem um range de 5°, logo, desligaria com 100°???
2(b)não faz sentido usar estágio 2 do cebolão de 3 fios para acionar a velocidade alta, pois 120° está muito longe da velocidade baixa acionada pelo cebolão de 2 fios.
3 é sabido que o AC (condensador) gera calor na frente do radiador e isso prejudica o arrefecimento do motor, mas o segundo estágio (velocidade alta) foi engenhado para suprir este acréscimo... logo, não vejo sentido em ligar algo (aos 120°) que já estaria ligado já aos 105°.
Por outro lado, faria sentido numa espécie de "segurança", caso o estágio da alta falhasse pelo acionamento dos relés.... mas numa temperatura que considero um absurda, ficando muito na beira da tábua... e não é um terceiro comando que faria as ventoinhas ventarem mais ainda... tipo um terceiro estágio.
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gtmski
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Mensagem por gtmski »

Bange, olhando o esquema do ar dos EFI, meu entendimento é que suas observações estão corretas. O pulo do gato é que o segundo estágio do cebolão de 3 cabos, o S128, é para desacoplar a embreagem do compressor aos 120 graus
Imagem

Está na página 14 dos diagramas elétricos de 98
Bange
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Mensagem por Bange »

Beleza!!!!
Até esqueci do seu material...
Então o cebolão de 3, tem um contato que fecha aos 105° (liga alta) e um contato que abre aos 120°(desliga o AC, caso ele esteja ligado).
Ao fechar com 105°, opera o relé K52 e K70... a operação desse dois relés, retira a ligação série das ventoinhas e as coloca em paralelo, ou seja, funcionam como nos dias de hoje e também independentes do AC estar ou não ligado.

Pelo esquema, pode-se verificar também que ao ligar o AC, mesmo que as ventoinhas não estejam ligadas, o comando é dados para que elas liguem na velocidade baixa... via K26 operado... se a temperatura subir, com 100° liga o cebolão de 2 fios (S29), mas nada se altera e as ventoinhas continuam em velocidade baixa...caso a temperatura continue a subir, o cebolão de 3 (S128) liga com 105° e comanda a operação de K52 e K70, que retiram a ligação série (vel. baixa) e coloca em paralelo (vel. alta).... tudo entendido....

Bom, a razão da temperatura não passar dos 92° (ou passar muito raramente), não está bem explicada, pois se o cebolão de 2 funciona certinho e liga nos 100° e desliga nos 95°... por que o mostrador não espelha esta variação?
Primeiro, o sistema deve ser acertado para que o cebolão 100/95, ligue ambas as ventoinhas em baixa e também que o cebolão de 3, no seu estágio 1, ligue ambas as ventoinhas em alta.
A partir daí, analisar se o mostrador espelha a realidade...
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