[DÚVIDA] - Ajuda para uma apostila de elétrica

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - Ajuda para uma apostila de elétrica

Mensagem por Bange »

gtmski escreveu: Segunda-feira 11 2022f Abril 2022 08:09:04 PM O cabo na coordenada 3412 vai direto para a massa
O cabo na coordenada 3415 parte do conector Door-Off LE macho (X20) e vai para massa
O cabo na coordenada 3428 parte do conector Door-Off LD macho (X21) e vai para massa
O cabo na coordenada 3441 parte do conector X45 fêmea e vai para massa. Não há ilustração desse conector nos apêndices das apostilas. Acredito que ele fique dentro da porta. Não sou familiarizado com as portas traseiras do Corsa, não deveria haver um conector door-off para as portas traseiras?
O cabo na coordenada 3455 parte do conector X36 fêmea (ilustração abaixo) e vai para massa

Foi o que pensei sobre os pontos ... o conector redondo, no meu caso, fica na porta (parte de baixo) junto a coluna e os fios protegidos por um tubo de borracha corrugada bem flexível.
Vou analisar o esquema e posto o resultado.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Corrigido...
Quanto ao conector, nada posso dizer, mas quanto ao funcionamento, operacionalmente é bem parecido com o meu, só que neste o vidro deve parar ao se retirar a mão do botão de acionamento... já o meu basta um toque e ele vai embora...também posso acionar e desligar a chave antes que ele continua até finalizar...
Quanto ao "door off", tem mais dados a fornecer? Falando assim, parece algo ligado a tranca elétrica...mas que no meu caso não faz sentido, pois os vidros funcionam com as portas fechadas ou abertas...
Não seria o caso de modelos que trancam as portas automaticamente uns segundos após fechar e o carro partir?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Obrigado pela solução, Bange. Concordo com ela. Eu estava pensando em alguma solução onde a iluminação do interruptor S37.5 acompanhasse a ativação ou desativação dele, mas não me parece o que ocorre de fato. Contudo, a iluminação dos interruptores traseiros S39 e S40 acompanham o funcionamento, na sua solução. Acredito que é assim que deva ser mesmo. Fica a dúvida: como o motorista sabe se acionou ou desacionou o S37.5? O botão tem um curso tal que ele afunda na moldura?
Causa espanto como a GM pode ter publicado esse erro por tanto tempo. Está nos diagramas de 98 e nos de 2010. Eu já anotei 10 erros nos diagramas (11 com esse) e 4 no manual.
já o meu basta um toque e ele vai embora...também posso acionar e desligar a chave antes que ele continua até finalizar.
Olhando no Cep-Chev eu entendi o funcionamento dos vidros na sua Wagon GLS/97. Para os vidros pré-set/98 há um módulo de código 93254583 para cada motor. Eles são alimentados pela linha 30. Já os interruptores, como são pela linha 15, deixam de funcionar tão logo o carro é desligado. Esses mesmos módulos permitem a função 1 toque para subir. No esquema pós-set/98 a alimentação toda (motores e interruptores) passa pelo relê temporizador, que os deixa funcionando por 60 segundos (se não estou enganado) depois que o carro é desligado. É uma simplificação, 1 relẽ temporizador é mais barato do que 4 módulos.
só que neste o vidro deve parar ao se retirar a mão do botão de acionamento.
Concordo, não parece haver nenhuma eletrônica envolvida entre os interruptores e os terminais dos motores nos pós-set/98
Quanto ao "door off", tem mais dados a fornecer?

Door-off é o nome pelo qual eu conheço o conjunto do conector x20 ou x21 com o tubo corrugado de borracha que você citou. Acredito que o chamem de door-off porque é uma maneira de tirar a porta fora sem desmontar a elétrica interna dela. E na linha de produção a porta já vem montadinha, com a elétrica... só chegam e conectam o X20 ou X21 macho no X20 ou X21 fêmea que fica alojado na porta


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

gtmski escreveu: Terça-feira 12 2022f Abril 2022 08:18:38 PM Fica a dúvida: como o motorista sabe se acionou ou desacionou o S37.5? O botão tem um curso tal que ele afunda na moldura?
Acionado ou não, pelo botão não tem como saber... só os caronas reclamando...(rs).
gtmski escreveu: Terça-feira 12 2022f Abril 2022 08:18:38 PM Olhando no Cep-Chev eu entendi o funcionamento dos vidros na sua Wagon GLS/97. Para os vidros pré-set/98 há um módulo de código 93254583...
Então este mesmo módulo deve fazer o papel do "anti esmagamento", coisa que este do esquema não parece ter... salvo esse K75, que pela simbologia, sem referencial, não sei o que é...mas pode sim, detetar sobre corrente e desarmar o relé (contato 30).


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Acionado ou não, pelo botão não tem como saber... só os caronas reclamando...(rs).
No seu Corsa, a iluminação do interruptor de segurança acompanha o funcionamento? No esquema ref. pré-Set/98 parece haver um componente eletrônico simples dentro do S37.5, algum tipo de transistor NPN que libera o fluxo de corrente para o led quando pressionado o botão
Então este mesmo módulo deve fazer o papel do "anti esmagamento", coisa que este do esquema não parece ter... salvo esse K75, que pela simbologia, sem referencial, não sei o que é...mas pode sim, detetar sobre corrente e desarmar o relé (contato 30).
Creio que o papel de anti-decepamento profundo dos pós-98 (não vamos chamar de anti-esmagamento, explico a seguir), não fica a cargo do relê K75. Mas sim do disjuntor F24 de 20A. Não sei a característica da curva de atuação desse disjuntor, mas acho que é um palpite bom que deve desarmar em até 3 segundos com uma carga de 26A. Essa é a carga que geralmente o motor do vidro consome na condição de rotor bloqueado. Um teste fácil seria subir um vidro pós-98 e segurar o botão até o disjuntor desarmar.

Em resumo... a diferença no projeto dos vidros elétricos originais pré-set/98 e pós-set/98:

Imagem

Porém, uma desvantagem para os vidros pré-set/98: como os módulos 93254583 saíram de linha em 98/99, estão pedindo 150-300 reais em cada um deles atualmente


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Confirmado o que vc disse sobre a luz do botão de trava... meu carro é bem "experiente" e de dia mal se vê elas acesas, pior ainda a do botão trava... mas de fato ao bloquear o acionamento dos vidros traseiros, a luz do botão acende e as dos acionadores traseiros se apaga, ficando numa função inversa.
Imagem

Isso pode ser feito com um segundo contato da mesma chave ou com um componente eletrônico tipo transistor sim...


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

meu carro é bem "experiente" e de dia mal se vê elas acesas
rsrs, então suponho que estou ficando bem experiente. Para interpretar os diagramas aqui, é no zoom de 150% para cima
Isso pode ser feito com um segundo contato da mesma chave ou com um componente eletrônico tipo transistor sim...
Não, não... um switch a mais é muito caro. A GM resolveu isso com uma mola! a seguir:

Mais informações sobre a engenharia russa que virou o projeto dos vidros pós-98. Segue foto do manual de 2000:

Imagem

O vidro do motorista (e só ele) é 1 toque para descer... mas, rsrsrs.... é uma trava mecânica que atua no "segundo estágio" do pressionamento do botão!
No interruptor de segurança, como você bem acertou, não se apaga o led. Parte do botão pula para fora e nisso, o led se apresenta! hahaha
Perceba que não há anti-esmagamento mesmo. Eles se resguaram de qualquer possível (e provável) acidente com os vidros, deixando uma parte de "atenção" bem chamativa na página, avisando que "partes do corpo humano... poderão ficar presos entre o vidro e a porta"

Aaaah GMB.... Outro dia li um relato de um camarada que adorava carros. Se formou em engenharia automobilística e foi, com todos seus sonhos, para o primeiro emprego em uma grande montadora. Aspirava ter uma função muito valiosa, projetar novos componentes, melhorar projetos. Passou a vida simplificando peças para cortar custos.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Consegui fazer uma tabela de conversão para os conectores principais dos chicotes, os conectores X6 e X7 de múltiplos terminais que mudaram em 99. A tabela converte os conectores de 96-99 para os de 99-04. O uso dela infelizmente não é amplo, não cobre o sistema de vidros elétricos pré-set/98, cobre parcialmente o projeto do ar-condicionado pré-set/98 e parcialmente o ABS Lucas (mas totalmente o Bosch). A apostila foi ampliada, os terminais dos conectores X6 e X7 de 99-04 foram todos completados, os relês do ar-condicionado foram incluídos, a parte dos fusíveis foi revisada, os conectores da ECU foram completados, dentre outras coisas. Os únicos conectores grandes que não farão parte da revisão 1 da apostila são os Door-Off (X20 e X21). Serão incluídos em uma posterior revisão com a adição de 4 páginas. A apostila agora cobre todos os Corsas B MPFI 8v 99-04 (injeção Multec IEFI-6). Poderia ter entrado o Classic 1.6 05, mas em 05 entrou o painel de instrumentos digital. 2005 foi também o último ano da injeção Multec IEFI-6 (com o Classic 1.6). Uma curiosidade, na Argentina, o Classic teve motor 1.4 8V até 2016, além do 1.0 VHC-E


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Foram mapeadas também todas as coordenadas dos terminais analisados na apostila, em relação aos diagramas de 2010. No início da apostila, colocarei um pequeno tutorial de como interpretar os diagramas oficiais.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Depois de mais de 5 meses, a apostila está pronta. Será postada no sábado, na área de manutenção daqui da seção de elétrica do clube.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”