[DÚVIDA] - Ajuda para uma apostila de elétrica

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [DÚVIDA] - Ajuda para uma apostila de elétrica

Mensagem por gtmski »

1- A página do conector do alarme. Infelizmente, sem um alarme instalado de fábrica, junto com o plafonier apropriado, as informações não estão no formato das outras informações da apostila: cor/bitola/função/origem

Está quase pronto, consegui 2 esquemas elétricos da GM. Nota: A ligação do alarme mudou muito em 1997 (posso estar enganado sobre o ano, indicarei na apostila o ano correto). Me parece que o alarme monitora se o vidro traseiro foi quebrado através do desembaçador, alguém sabe mais a respeito dessa peculiaridade?

8-Sobre a lanterna de neblina. Me parece que ela já não era de fábrica, tampouco como opcional, pós-2000. Acham interessante incluí-la?

Não será incluída. Foi removida mesmo pela GM nos modelos pós-99. O foco da apostila é Corsa B 00-03, embora ela vá servir em grande parte para Corsas de todos os anos porque a ligação elétrica de muitos conectores é igual. Quem sabe no futuro saia uma apostila pré-00. Voluntários?

10-Conector do rádio. Os fóruns sobre Opel falam dos cabos para a disqueteira. No meu conector, não estão populados. As cores desses cabos batem com o que está na página referente a ele? Vieram em algum corsa nacional?

Não, tudo Opel. Inclusive o sensor de velocidade no ISO e também a comunicação com o imobilizador. Só nos Opel.

11-A página que contém os desenhos dos relês. Alguns relês eu peguei pelo cep-chev e depois busquei imagens dos mesmos para mapear os terminais. Estão corretos? Mais precisamente; imobilizador de partida, desembaçador traseiro e desembaçador do retrovisor. Pergunto isso porque o Cep-Chev é confuso com relação aos relês/anos dos carros.

Sim, porém alguns relês deixaram de ser usados. Os desenhos continuam, para entender a numeração dos terminais. Já que a ligação elétrica dos relês não usados continua presente no carro.

Curiosidade: No México, o motor de partida dos Corsas só é liberado se acionado o pedal da embreagem. Há outras curiosidades, vou anotar. Os esquemas mostram bastantes distinções entre Brasil / Pacto Andino e México.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

As mudanças elétricas nos Corsas 8v ao decorrer dos anos, os diferentes esquemas segundo o conjunto oficial de diagramas de 2010 e de 98 e as diferenças que observei do conjunto de 2010 para o conjunto de diagramas datado de 1998:

Nota: O conjunto de diagramas de 2010 a que me refiro, é um conjunto completo. Cobre desde 95 até o Classic. Não que ele se refira só a 2010. Uma ressalva, os diagramas não falam em Corsa 94. Começam a referenciar 95

Bateria, motor de partida, alternador - iguais e não especificam efi/mpfi
Tid e rádio - iguais e não especificam efi/mpfi
Lanternas, luzes, faróis, botão do pisca e setas - iguais e não especificam efi/mpfi
Luz de ré, travas, alarme e vidros- um diagrama para 95 e outros dois para 96 em diante (sedan (projeto 2060) / outros)
Vidros- até Set/98 (suponho que seja 96-98) e outro para depois de Set/98
Desembaçador traseiro, ventilação, aquecimento, para-brisa, vidro traseiro e lavadores - iguais e não especificam efi/mpfi
ABS- até 97 e outro para ABS Bosch (sem especificar o ano)
Espelhos elétricos e regulagem do farol - iguais e não especificam efi/mpfi
Ventilador do radiador - esquema do EFI difere de MPFI
Ar Condicionado - Um esquema para EFI, Outro esquema para até Set/98 e outro esquema para acima de Set/98, Zexel. Porém o esquema pós-Set/98 difere em alguns pontos no conjunto de diagramas de 2010 para o de 98: saiu o termostato (e o relê dele) e o A/C Request (D5 da injeção) passa a vir direto do botão de acionamento do ar, e não depois do pressostato duplo. Dá a entender que houve essa pequena mudança de 99 em diante.
Air Bag - iguais e não especificam efi/mpfi (mas nos EFI não tinha mesmo..)
Painel de instrumentos - Normal, analógico (curiosidade, o velocímetro é digital nos painéis sem LCD) e outro para Cluster Eletrônico c/LCD
Módulo de transmissão automática- iguais
ECU dos MPFI (96>) - iguais, com mudanças na bobina (geração 1 p/ geração 2) e válvula do Cânister controlada pela ECU. E o mistério do sensor de octanas que continua nos diagramas.
ECU VHC - 2002
ECU VHC Flex - 2005
ECU VHC-E Flex - 2009

E outras mudanças, como os conectores X6 e X7 que o Fernando citou, ALDL (diag) de 10 pinos para 16 pinos (Ambos pós-99 ou 99 incluso e pós? creio que os 2, acredito que saíram carros em 99 com chicotes de 98), sensor de octanas e o que o Bange e eu estávamos observando, sobre o segundo relê da buzina. Fora esses conectores, tenho quase certeza que os outros continuaram iguais ao longo da vida do MPFI. Se eu estiver errado, me corrijam por favor. E claro, na mudança de injeção para VHC mudou o pinout todo da ECU e entraram novos sensores. A central do alarme também mudou entre 95 e 96

Três observações sobre a apostila: 1- Ela vai demorar mais para sair, pois agora estou conferindo tudo com os diagramas oficiais. 2- o manual original de 2000 está errado na parte de fusíveis, não bate nem com minhas observações nem com os diagramas oficiais em alguns pontos como vidro elétrico, regulagem do farol e algumas descrições sobre fusíveis. 3- Vai ser possível aumentar o escopo da apostila com poucas mudanças. Talvez algo como Corsa B MPFI 8v 99-2005. Não dá para descer abaixo de 99 por conta da série de mudanças citadas acima. E nem pós 2005 pois daí entrou o VHC com uma ECU nova. Serão assuntos para outra versão da apostila, quem sabe. Mas para isso, eu precisaria de fotos em alta resolução dos conectores com os cabos conectados. Porque o conjunto de diagramas de 2010 é quase ilegível, dada a baixa resolução.

A propósito, alguém com Corsa B (incluído Classic) dos anos 99, 2000, 2003 e 2004 pode ajudar? Seria de grande utilidade uma foto da parte de fusíveis do manual desses anos.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Aqueles 2 cabos pretos 4mm² crimpados juntos em um conector olhal, escondidos perto da bateria, são da Unidade de Controle do ABS Bosch, terminais 17 e 18.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pela bitola dos cabos essa unidade tem um consumo razoável...


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Não encotrei informações sobre o consumo da unidade de ABS do Corsa, só que pesa 6.6kg. A Bosch diz que as novas, geração 9, pesam 1.1kg. Li em algum lugar que os primeiros ABS para motos pesavam 11 kg! Que loucura. Em alguns carros, o fusível do ABS é de 60 amperes. E em um fórum sobre a Yamaha R1, um usuário diz que o fusível do motor do ABS é de 30 amperes, da ECU do ABS é de 7.5 amperes e dos solenóides do ABS é de 15 amperes. Eu nunca havia parado para ver direito o funcionamento mecânico de uma unidade de ABS... são 8 a 12 solenóides que atuam até 15 a 20 vezes por segundo e tem também a bomba... todos tendo que trabalhar com alta pressão. Achei uma foto do conector do ABS que dizem ser do Corsa, os terminais da alimentação são bem parrudos... nem os da ventoinha são assim

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Uma correção, nos painéis nacionais (sem LCD) é o tacômetro que é eletrônico. Nos painéis Opel, tanto o tacômetro quanto o velocímetro são eletrônicos

Painel Opel:

Imagem


Nos Corsas a diesel, o soquete 15 do painel aí acima é para a Lâmpada Indicadora de Aquecimento da vela (glow time).

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bange, só eu que estou enxergando uma alimentação fantasma para o circuito dos vidros traseiros? Como que se uma força sobrenatural alimentasse o interruptor S37.5?

k75- Relê temporizador dos vidros
S37.1- Interruptor Levantador do Vidro – Porta Dianteira L.E.
S37.2- Interruptor Levantador do Vidro – Porta Dianteira L.D. (Localizado na Porta L.E.)
S37.5- Interruptor – Bloqueio das Portas Traseiras (Switch para os comandos traseiros, localizado no comando dos interruptores da porta do motorista)
S37.3- Interruptor Levantador do Vidro – Porta Traseira L.E. (Localizado na Porta Dianteira L.E.)
S37.4- Interruptor Levantador do Vidro – Porta Traseira L.D. (Localizado na Porta Dianteira L.E.)
S38- Interruptor Porta Dianteira L.D. (Localizado na Porta Dianteira L.D.)
S39- Interruptor do Levantador do Vidro da Porta Traseira L.E. (Localizado na Porta Traseira L.E.)
S40- Interruptor do Levantador do Vidro da Porta Traseira L.D. (Localizado na Porta Traseira L.D.)
M47- Motor do Levantador do Vidro – Porta Dianteira – L.E.
M15- Motor do Levantador do Vidro – Porta Dianteira – L.D.
M49- Motor Movimentador do Vidro da Porta Traseira L.E.
M50- Motor Movimentador do Vidro da Porta Traseira L.D.

Se for um erro nos diagramas, já será o terceiro que encontro até agora. Os 2 primeiros foram erros de nomenclatura, esse seria erro no desenho do diagrama
O diagrama é o mesmo para o conjunto de esquemas de 98 e de 2010 que tenho aqui

Diagrama de 98 (melhor resolução):

Imagem


Diagrama de 2010:

Imagem


Interruptor S37.5 na vida real:

Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Com certeza tem muito erro aí... se quiser eu tento acertar, mas preciso saber o que entra/de onde vem os fios de coordenadas:
3412, 3415, 3428, 3441 e 3455.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

O cabo na coordenada 3412 vai direto para a massa
O cabo na coordenada 3415 parte do conector Door-Off LE macho (X20) e vai para massa
O cabo na coordenada 3428 parte do conector Door-Off LD macho (X21) e vai para massa
O cabo na coordenada 3441 parte do conector X45 fêmea e vai para massa. Não há ilustração desse conector nos apêndices das apostilas. Acredito que ele fique dentro da porta. Não sou familiarizado com as portas traseiras do Corsa, não deveria haver um conector door-off para as portas traseiras?
O cabo na coordenada 3455 parte do conector X36 fêmea (ilustração abaixo) e vai para massa

Imagem

Infelizmente nos diagramas para o Corsa B não são especificados os cabos que compartilham os pontos de massa, como são nos diagramas do Corsa C. No máximo, há o diagrama unifilar com os pontos gerais de massa:

Imagem

O diagrama da alimentação fantasma dos vidros vale, segundo a GM, para após Set-98
Até Set-98 o diagrama dos vidros era diferente e mostra uma entrada positiva vinda do Fusível F17 para a parte dos interruptores do motorista que controlam aos vidros traseiros (S37.3 e S37.4) e também o positivo do Fusível F24 chegando nos motores traseiros

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

E isso é outro problema que estou tendo com o manual. Um ponto onde acho que o manual está errado. O manual de Março de 2000 diz que os motores dianteiros são pelo F26 e os traseiros, pelo F24. O que contraria os diagramas, pois F26 e F24 para os motores é só até set/98. Vi vídeos no youtube de corseiros com vidros elétricos em carros pós 99 e o fusível para os vidros é um só, o disjuntor F14 (pouca gente sabe que ele é um disjuntor), de acordo com o diagrama pós Set/98 (diagrama da alimentação fantasma).
Outra coisa que estou matutando é sobre o relê da buzina e o relê do imobilizador do motor de partida. Os dois são mutualmente excludentes porque vão no mesmo soquete. Ou é um ou é outro. Os diagramas informam que relê imobilizador de partida é só para carros com alarme produzidos para exportação (Pacto Andino)... mas o Maia (Garagem do Maia, youtube) esses dias postou um vídeo de um corsa com chicote de 99 que aparentemente tem o relê imobilizador


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”