[DÚVIDA] - Corsa Wind com motor VHCE

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
kennedybg
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 12 2022f Fevereiro 2022 05:18:25 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Corsa Wind com motor VHCE

Mensagem por kennedybg »

Fala pessoal! Tenho um Corsa wind 1.0 MPFI ano 1997, cujo motor foi trocado por um VHCE 1.0 do Celta spirit, ano 2009 se não me engano (não era meu ainda). Porém apenas o motor foi trocado, está no documento, as outras peças são do Wind ainda.
O problema é o seguinte: meu carro tem oscilações de força, principalmente em dias quentes, caso eu tente forçar bem pouco ele, o motor grila (subir uma ladeira de segunda por exemplo). Caso eu pegue embalo, ele vai perdendo a força até eu precisar voltar primeira. Ultimamente ficou tão ruim, que precisei parar numa esquina no topo de uma ladeira, ele grilou demais e quase não saiu do lugar (primeira vez que isso aconteceu).
Minha dúvida é a seguinte: Caso eu precise substituir peças, tais como velas, cabos de velas, bicos injetores, eu devo usar as do MPFI ou do VHCE?

Imagem

Informações importantes:

* Tenho o carro desde 2014, sempre teve essa oscilação, porém nunca tinha ficado tão fraco como agora.
* A bobina dele é da quadrada, testei com o multímetro e a resistência de entrada está com valores inferiores (usei o video do Dr.Corsa como ref).
* Sensores TPS, atuador de marcha lenta e sensor de admissão de ar estão com valores errados tbm (usei o video do Dr.Corsa como ref).
* Troquei recentemente a sonda lambda por uma MTE Thompson, a anterior estava travada.
* O dono anterior colocava um pouco de etanol para parar o problema de grilar e de fraqueza, mas eu não segui essa dica dado que o resto do carro não é para etanol.
* O sensor de temperatura mostra normalmente no painel, inclusive liga a ventoinha quando passa de 90 graus.
* Recentemente (após trocar a lambda), comecei a sentir um cheiro muito forte de gasolina.
* As vezes, quando ligo o carro, escuto um barulho de ar, como se fosse um pneu vazando, depois de acelerar um pouco ele para.


Tenho a intenção imediata de trocar essas peças com defeito, porém gostaria da opinião de vcs antes de fazer a troca. Queria saber se preciso trocar alguma outra coisa.
Esse carro tem valor sentimental, não queria ter que trocar, mas se for o caso, quero deixar ele funcionando razoavelmente para o próximo dono.
Obrigado.
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Olha, são 2 problemas distintos que não creio que tenham ligação entre si (mas posso estar equivocado), a não ser que o sensor de detonação tenha sido mantido e funcional. Uma falha na leitura dele explicaria o carro perder força, mas também levantaria a dúvida de como ele foi instalado.
O primeiro problema é a taxa de compressão. O carro sempre vai grilar na gasolina, até hoje só vi um único carro (mesmo flex de fábrica) que não grila de jeito nenhum. Todos os outros grilam, mesmo 0km. Por esse motivo, você deve sim usar velas mais compatíveis com a taxa atual. O carro de fato não é flex, mas adicionar uma pequena quantidade de álcool na gasolina ao abastecer é sem dúvida menos prejudicial do que deixar grilar, apesar de ser incômodo abastecer com 2 combustíveis.
Como tem vários sensores com leituras erradas, o ideal seria passar o carro no scanner pra pegar todos os dados simultaneamente e ler detalhadamente as diferenças de leituras (pode ser apenas aterramento).
Tendo cheiro de gasolina, seria bom começar por ali, procurar a fonte disso, o motor pode estar mandando gasolina em excesso ou mesmo estar vazando, que daí não chega a quantidade certa pro motor.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Essa dúvida é normal para carros Frankenstein...eu começaria colocando a central correta para o motor e posteriormente corrigir o necessário.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Fernando 4100 escreveu: Sábado 12 2022f Fevereiro 2022 07:12:33 PM Olha, são 2 problemas distintos que não creio que tenham ligação entre si (mas posso estar equivocado), a não ser que o sensor de detonação tenha sido mantido e funcional. Uma falha na leitura dele explicaria o carro perder força, mas também levantaria a dúvida de como ele foi instalado.
O primeiro problema é a taxa de compressão. O carro sempre vai grilar na gasolina, até hoje só vi um único carro (mesmo flex de fábrica) que não grila de jeito nenhum. Todos os outros grilam, mesmo 0km. Por esse motivo, você deve sim usar velas mais compatíveis com a taxa atual. O carro de fato não é flex, mas adicionar uma pequena quantidade de álcool na gasolina ao abastecer é sem dúvida menos prejudicial do que deixar grilar, apesar de ser incômodo abastecer com 2 combustíveis.
Como tem vários sensores com leituras erradas, o ideal seria passar o carro no scanner pra pegar todos os dados simultaneamente e ler detalhadamente as diferenças de leituras (pode ser apenas aterramento).
Tendo cheiro de gasolina, seria bom começar por ali, procurar a fonte disso, o motor pode estar mandando gasolina em excesso ou mesmo estar vazando, que daí não chega a quantidade certa pro motor.
97 não tinham chicote e nem sonhavam c sensor de detonação, acho q nem a central tem suporte.....
esse só veio aparecer depois da primeira leva dos celtas vhc gasolina
esse motor esta c muita taxa pra um mapa c ponto avançado pra pouca taxa original....então soma taxa e muito ponto, forçar tem grande chance de furar um pistão....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Bange escreveu: Domingo 13 2022f Fevereiro 2022 08:12:35 AM Essa dúvida é normal para carros Frankenstein...eu começaria colocando a central correta para o motor e posteriormente corrigir o necessário.
central/chicote/atuadores/sensores
transformar de vez o carro.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

SemControle escreveu: Domingo 13 2022f Fevereiro 2022 10:02:59 PM 97 não tinham chicote e nem sonhavam c sensor de detonação, acho q nem a central tem suporte.....
Exatamente por isso que eu disse que SEfoi deixado o sensor no lugar quando colocaram o motor 2009 no carro... :roll:
SemControle escreveu: Domingo 13 2022f Fevereiro 2022 10:02:59 PM esse só veio aparecer depois da primeira leva dos celtas vhc gasolina
Mas não viu que é exatamente esse o motor do carro? 2009... Sabe-se lá o que mais fizeram ou deixaram de fazer nessa adaptação...
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Fernando 4100 escreveu: Segunda-feira 14 2022f Fevereiro 2022 01:48:24 AM
SemControle escreveu: Domingo 13 2022f Fevereiro 2022 10:02:59 PM 97 não tinham chicote e nem sonhavam c sensor de detonação, acho q nem a central tem suporte.....
Exatamente por isso que eu disse que SEfoi deixado o sensor no lugar quando colocaram o motor 2009 no carro... :roll:
SemControle escreveu: Domingo 13 2022f Fevereiro 2022 10:02:59 PM esse só veio aparecer depois da primeira leva dos celtas vhc gasolina
Mas não viu que é exatamente esse o motor do carro? 2009... Sabe-se lá o que mais fizeram ou deixaram de fazer nessa adaptação...
o motor é, mas de q adianta ter o sensor se não existe chicote, se a central nem sonha com ele?
pode ter ate os disquinhos do abs nas rodas, q sem o restante é so de enfeite, ter volante c a bolsa do airbag sem o restante é so enfeite, igual esta o sensor de detonação, se esta no motor é enfeite, se não esta, falta não faz tmb
a função q seria retirar avanço de ponto ao "escutar" a pré detonação não existe
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

agora c um pouco mais de tempo....
imaginando q foi colocado o motor original vhce ai, vc tem mais de 12,5:1 de taxa, essa taxa vc queima álcool facilmente, só não pq sua central não tem o avanço necessário.....
a sua centra tem o avanço adequado pra gasolina, mas num motor com 9,4: de taxa, ou vc segue a receita de abastecer c um pouco de álcool junto (tem q experimentar pra achar a qnt onde para a pre detonação, só lembrar q condições climáticas influenciam, então a proporção não pode ser fixa eternamente), ou vc experimenta abastecer c gasolina podium, ainda assim vejo a combinação taxa e avanço, muito pra octanagem dela...

se o carro tem valor sentimental e vc quer deixar ok, vc tem 2 caminhos, um seria vc trocar os pistões pelos originais destaxados, na medida q o motor estiver, ou manter o miolo como esta, e fazer a troca da central/chicote/atuadores e sensores faltantes ou diferentes
qq caminho q vc seguir, será preciso uma revisão pra q o conjunto inteiro seja o q vc optou, sem essa salada, é horrível de se fazer manutenção, ou ate saber o problema por um comportamento q pode vir da salada e não alguma peça problemática.....pra escolher, vc ainda tem q ler a parte de baixo, além de avaliar tudo isso q esta envolvido pra saber ao certo o q vc tem de vhce ai ou do mpfi original, pra ver o valor q se gasta pra cada caminho, e ver o q compensa mais....

por vc dizer q agora o problema esta nesse ponto do motor estar sempre fraco, imagina-se q o pistão já tenha sofrido danos pela pre detonação, ou as vezes as válvulas, a taxa de compressão elevada aumenta e muito a temperatura de trabalho dentro da câmara de combustão, cabeça do pistão, válvulas, principalmente a de escap, da mesma forma q causa danos na cabeça do pistão, pode fazer o mesmo nas válvulas, e ate mesmo cabeçote, então não seria de se estranhar seu motor estar perdendo compressão por danos nas pecas internas, o q pode ajudar na escolha do caminho a seguir q falei na parte de cima.....

até pra uma sugestão inicial como pede, teríamos q saber isso tudo em detalhes, vc mesmo esta perdido, esta testando sensores c base em valores da internet, mas de q modelo? o TBI ja é um divisor de aguas, na foto q postou, da pra ver q é via cabo, entao seu tbi é antigo, deve ser do 97, logo sua central é antiga, deve ser do 97, então ja temos um filtro, central, chicote sao 97, incompatíveis c o miolo original do vhce e seus 12,5 de taxa, mas agora tem q avaliar a condição desse miolo, se ja tiver danos em pistão, válvulas, cabeçote, qq coisa dessas, o certo seria vir com o conjunto de pistões do 97, vc voltaria a taxa de 9,4, certa pra sua central e pronto, restando apenas ver os demais componentes q de modelo estão, ou se ao menos tem valores de leitura de acordo c a sua central original....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
kennedybg
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 12 2022f Fevereiro 2022 05:18:25 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kennedybg »

Boa noite pessoal. Obrigado a todos que tiraram um tempo para me ajudar.
Pelo que entendi nas respostas, de qualquer forma eu teria um custo elevado para resolver esse problema.
Esse carro ficou na oficina durante 14 dias e não pegaram nada no Scanner, provavelmente pelo motivo que vcs falaram sobre as peças não serem as corretas. Me disseram que meu alternador está mandando energia demais e está travando (?), resolvi não fazer esse serviço pois não confiava na oficina. Além disso, pedi para fazerem o reparo no freio de mão, que não estava segurando, trocaram toda a parte de freio das rodas traseiras e cabos. Como era algo de segurança, não tinha como não fazer. Ficou caro e por isso vou adiar a resolução do alternador. Pra completar, o pedal de freio falhou esse FDS, foi bem rápido, mas falhou. Estava passando em um quebra molas e pisei, ele afundou e não freou de imediato. Agora está normal, porém vou levar para a oficina conferir novamente.
Bom, em resumo, não irei continuar com o carro pois não tenho mais confiança no veículo.

O que vcs me sugerem, arrumar o carro e vender ou entregar barato e avisar o próximo dono sobre os defeitos? Eu quero ser honesto com a pessoa que pegar e não quero ter problemas depois.

OBS: Alguém sabe de uma oficina de confiança em Belo Horizonte?

Obrigado novamente pela ajuda pessoal.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Rapaz... vc já está a bastante tempo com o carro... na minha opinião, vale mais vc acertar os erros, que não são muitos e nem tão grandes, do que pegar outro onde vc partirá do zero, ou seja, não terá nenhum histórico do carro. (histórico seu, não do vendedor)
Para o problema do freio, volta lá e cobra do cara... ele pode não ter feito a sangria corretamente... é bom ficar de olho no serviço.... mas se o pé foi no fundo e não parou (e não tem vazamento ou falta de fluido), creio que o problema está no burrinho central e existe kit de reparo (se o problema for só nas borrachinhas), e não é caro.
Para o alternador, também existe solução barata... mas tem que ter um diagnóstico mais preciso e certeiro... o que é "energia demais"?
É corrente? Se sim, a culpa é de sua bateria (o consumo do carro apenas com o motor ligado, não é tão grande... mas se sua bateria não estiver carregada, a corrente tem que subir muito para carregá-la e também sustentar o motor).
É tensão acima de 13,8V? O problema está no regulador (componente montado junto com as escovas), não é tão caro...
Oficina mecânica não é indicada para a parte elétrica... vai num bom eletricista, que ele vai te dar um diagnóstico em menos de 5min., sem desmontar nada.
Para o citado inicialmente, comprar uma central usada, mas adequada ao motor e com garantia, não sai caro... daí vai acertando o necessário devagar...

Reparos no meu alternador:
Reparo 1 > https://www.youtube.com/watch?v=EMmOEUcD-y4
Reparo 2 > https://www.youtube.com/watch?v=5xjm-CyM--I
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”