[DÚVIDA] - SONDA LAMBDA ACUSA MISTURA RICA COM MOTOR DESLIGADO

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danilofogaca
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[DÚVIDA] - SONDA LAMBDA ACUSA MISTURA RICA COM MOTOR DESLIGADO

Mensagem por danilofogaca »

Boa noite amigos do fórum, andei percebendo que meu carro ta gastando demais, quando reduzo ele (paro de acelerar com marcha engatada), da muito cheiro de gasolina dentro, então fui testar a sonda lambda no multímetro, de cara assustei, pois estava oscilando entre 870 - 910, porem percebi algo incomum, mesmo com o motor desligado, o carro só com a chave virada, a sonda esta marcando 900, comprei uma sonda nova hoje e ao fazer o teste deu a mesma coisa, sonda nunca usada, fora do escapamento, marcando 900 com o motor desligado, procurei na internet algo sobre e não consegui achar nada, alguém já passou por isso ou já ouviu falar?
Estou desconfiado que o chicote da injeção ta dando problemas, pode ter algo a ver?


Bange
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Mensagem por Bange »

Olha dificilmente um problema de sonda vai dar cheiro de gasolina dentro da cabine... o motivo é outro, vazamento... normalmente é lá na boca do tanque ou nos tubos de ida e volta, ligados a flauta.
Mas o teste de sonda tem que ser feito com ela no motor funcionando, medir a tensão... ou sua resistividade fora do motor sem ligação alguma.
Outra coisa é a resposta da sonda no carro...ela sempre partirá de um valor próximo a 1V, quando motor frio... e a medida que vai aquecendo ela começa a oscilar abaixo e acima de 0,5V... isso é o normal.
Porém, se após aquecido o motor ela ficar na região acima de 0,5V, o que não é normal, pode ser por defeito dela ou um real excesso de combustível, que ocorre caso a central receba informações que justifiquem o motor trabalhar com mistura rica, por exemplo, na fase fria do motor...
Vai que seu sensor de temperatura está informando erradamente que o motor está abaixo de 90°C.
Quanto ao chicote, ele não deve ter nenhuma tensão, mas é provável ter uma resistência de valor alto, vinda da ECU.
No caso específico da sonda lambda, é a sonda que manda a tensão para a ECU e a geração dessa tensão só ocorre a medida que a sonda esquenta e esquenta bem pra começar a oscilar.
Se a sua sonda for de apenas 1 fio, na maioria das vezes o problema nela é devido a oxidação do escapamento, que gera mau contato, faz a sonda gerar loucuras pra ECU e "pode" até alterar o tempo de injeção dos bicos, justificando um excesso de combustível numa fase já quente.
Lhe recomendo primeiro verificar a estanqueidade do combustível em toda a linha (de ida e volta), a pressão gerada pelo conjunto bomba/válvula de alívio, a estanqueidade dos bicos, tanto na flauta como na entrada na admissão.
Resolvido isso volte a focar a sonda...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

canso de falar, tem tanta coisa ruim antes, mas é sempre a coitada da sonda q leva a culpa, só pq ela esta conferindo o resultado de todo o trabalho, ou falta de trabalho do motor e injeção....
Rua não é disputa, é convivência.
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danilofogaca
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Mensagem por danilofogaca »

Então amigos, hoje de dia fui dar uma olhada melhor no carro, resetei a central, liguei, mesmo problema, mesmo com carro desligado, lambda acusando 900mv.
Refiz os pontos de aterramento, lixei tudo muito bem com escova de aço, coloquei fios novos de 10mm e conectores.
Nisso fui trocar cabo de acelerador e cabo de velocímetro (mais um problema pra central).
Na troca destes, notei que a mangueira do sensor map estava simplesmente solta no cofre, e no local dela, uma outra mangueira conectada, logo coloquei tudo em seu devido lugar.
Carro melhorou bastante, lenta acertou, esta com gasto "normal", porem a bendita sonda ainda acusa leitura com o motor desligado e frio.
Faço os testes na escala de 2000mv no multímetro, sensor de temperatura está legal.
Alguém tem uma luz? kkk


danilofogaca
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Mensagem por danilofogaca »

Ahhh, sobre o cheiro de gasolina, fui dar uma checada na tampa do tanque e realmente estava úmido em volta, imagino que na reduzida volte mais combustível pelo retorno, daria origem ao forte cheiro de gases no interior do carro, só uma suposição. kkk


Bange
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Mensagem por Bange »

Se vc já concluiu que o consumo está normal, seu método de leitura é que não está certo... faça com o motor quente...
Quantos fios tem sua sonda?


danilofogaca
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Mensagem por danilofogaca »

Já fiz o teste com motor frio e quente, sempre mesmo resultado, 890 - 900 mv.
Mesmo o motor estando ligado ou desligado, só com primeiro estagio da chave
Fiz o teste no carro de um amigo meu, Corsa também, e deu o resultado correto, usando o mesmo multímetro e o mesmo método.


Bange
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Mensagem por Bange »

E qual a conclusão?... considerando que deu o mesmo com uma sonda nova?
Quantos fios tem sua sonda?
Vc desconectou a sonda para medir só ela?
Mediu o fio de sinal da sonda (desconectada) que vai pra ECU?
Há diferença nas medições feitas com e sem a chave na ignição?


danilofogaca
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Mensagem por danilofogaca »

Então, minha sonda é de um fio só.
Fiz o teste na sonda do carro (Marca VDO, trocada a uns 4 anos) e deu a leitura alta.
Comprei a sonda nova, e fiz o teste nela fora do carro, acusou a mesma leitura.
Nao medi desconectada, voce diz testar so o conector que vem da ECU? vou fazer esse teste amanhã e te falo.
Andando mais com o carro, vi que nao esta com consumo "normal", porem melhorou depois de conectar o MAP.
Mas ainda está meio beberrão.
O que me intriga é a sonda dar leitura com motor parado, na minha ideia de leigo, era pra dar uma leitura baixa, ja que nao estao passando gases por ela.
Penso que deva ser algum problema na ECU ou chicote.
Lembrando, sou leigo no assunto, apenas um curioso. kk


Bange
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Mensagem por Bange »

Rapaz, não tem como a sonda gerar tensão antes dela atingir uma determinada temperatura.
https://youtu.be/6WyEpWiL49k
https://youtu.be/MgoessrxYmM
Reveja o procedimento que vc está fazendo...
Volto a perguntar: a tensão que vc está medindo, ocorre com a chave dentro e fora da ignição?


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