[DÚVIDA] - MOTOR TRABALHANDO FRIO

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Misterxz
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Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

[DÚVIDA] - MOTOR TRABALHANDO FRIO

Mensagem por Misterxz »

Boa tarde , tenho um corsa classic 2006 , o mesmo fica abaixo do 1 ponto do painel (temperatura ) quando estou em rodovia em velocidades continuas , e quando estou com ar ligado ! Ja troquei a valvula termostatica , coloquei original GM , fiz teste com ela fora e esta atuando ok . Com o carro parado ele fica na temperatura padrao. Alguem sabe oque poderia ser ? Ja troquei bomba da agua , verifiquei ponto e nada.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
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Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Quando o carro está em movimento, principalmente numa estrada com o clima de agradável para frio, o volume de ar fresco que o motor recebe é muito grande e a temperatura do motor tende a baixar até que a VT se feche e o líquido circule apenas no motor...
Uma VT com funcionamento normal, abre-se entre 90 e 94°C (tá escrito nela 92+-2°C), ou seja, até 90°C está 100% fechada e acima de 94°C ela está 100% aberta.
Creio que não seja o seu caso, mas até um certo ano, os Corsas tinham dois sensores de temperatura...um só para o motor e outro só para o painel. Tem também modelos que o acionamento da(s) ventoinha(s), é feito por um cebolão no radiador...
Se o seu caso for de um único sensor para motor e painel, não há muito o que se fazer, pois o mostrador é controlado pelo programa da ECU e vc só tem a opção de mudar o sensor (que pode funcionar ou não).
Se o seu caso for de dois sensores, o problema pode estar no do motor ou no do painel...primeiro avalie a precisão do conjunto sensor do painel + mostrador do painel... se não OK, é mais provável ser o sensor, mas há casos de ser o mostrador.
De toda forma, não justifica uma leitura menor que 90°C, pois a VT se fecha exatamente para manter a melhor temperatura de trabalho do motor em tal situação.
Um ponto negativo nesses mostradores mais modernos (não é exclusividade apenas dos Corsas), é não ter valores... qual a temperatura no 1°, 3°, 7° "tracinho" ?


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