[INFO] - Óleo lubrificante falsificado??

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Vermelho97
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quarta-feira 10 2021f Novembro 2021 05:01:02 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

[INFO] - Óleo lubrificante falsificado??

Mensagem por Vermelho97 »

Possuo um Corsa 1.6 hatch 1997 que está atualmente com 175460Km, único dono, e gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido ao que relato a seguir:
Em fevereiro/2021 troquei o óleo com 171949Km, usei o Mobil 20W50 SL, a mesma marca de sempre e numa loja que já conhecia há muito tempo, nunca tive problemas. Mas percebi depois de uns 3 meses que o escapamento estava com um brilho de óleo e cheirava muito forte, só havia um pouco de fumaça quando acelerava acima de 2500rpm. O nível do óleo baixou mais rápido que o normal, em menos de 3000Km tive que completar 1 litro de óleo (antes disso o consumo era de 0,5l entre as trocas - 4000Km). E também tinha a luz da injeção eletrônica que acendia e apagava de vez em quando. Levei o carro ao mecânico para uma revisão, foram trocadas velas e cabos de vela (primeira vez) ele aproveitou e passou o scanner, disse que havia erro de falha na combustão, e apagou a memória.
No sábado passado, fui medir o nível de óleo antes de ir ao mercado e vi que ele baixou um traço na vareta desde a última vez que havia completado (+- 300Km), e ele parecia água, sem viscosidade nenhuma. Fiquei assustado e resolvi antecipar a troca do óleo e filtro, fui em outro local e mudei a marca e tipo, estou usando Total Quartz 15w40 API SN semi-sintético. Percebi de imediato que o carro anda mais solto quando tiro o pé do acelerador, o cheiro ruim do escapamento sumiu e a luz da injeção não acende mais.
Agora estou monitorando pra ver se não é o motor que já pede uma retífica.

Em resumo, o óleo Mobil 20W50 SL que eu usava pode ter sido falsificado, nunca tive problemas em fazer a troca por kilometragem.
1- Alguém já passou por uma situação parecida?
2- Qual a consequência de ter usado este óleo supostamente falsificado?
3- Quando os anéis do motor estão desgastados o motor fica consumindo óleo sem soltar fumaça pelo escapamento?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

1 - Eu, nunca.
2 - Desgaste além do normal em todas as peças/partes onde deveria haver um filme eficiente de óleo.
3 - Não, o desgaste nos anéis faz com que mais óleo (além do normal, pois sempre passa), passe para a câmara e queime junto com o combustível... daí a fumaça.
Mas queima também quando os retentores das válvulas estão gastos ou ressecados.
Também ocorre queima se o anti-chamas estiver ineficiente, via de regra com borras em excesso.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se tem folga (q pela km zero não esta mais) e queimou 20w50, como diz em alto giro, vai queimar muito mais do 15w40

só pra ver, reformei uma motoquinha no começo da pandemia, uso 10w40 q é recomendado, baixa 100mls em 2K kms
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Vermelho97
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quarta-feira 10 2021f Novembro 2021 05:01:02 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Vermelho97 »

O negócio é que eu não acelero além de 2500-3000 rpm, mas como eu disse, o cheiro ruim do escapamento sumiu (antes dava para sentir no carro com o trânsito parado), a luz da injeção não acende mais em movimento e ele se movimenta mais solto após tirar o pé do acelerador.
Fiquei sabendo pelo dono da loja onde fiz a última troca que uma quadrilha de falsificadores foi presa.

https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2 ... erado.html


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A coisa tem que ser muito grave (severa), pra se notar de imediato... é como uma manutenção perfeita... não se evita o desgaste, mas prolonga a vida útil, ou seja, demora...
Seu motor é igual ao meu... só uso o 20W50 (Havoline), a mais de 190.000km (hoje com 231.000)...nunca troquei nem de marca ou viscosidade... só no início da fase fria é que tem uns barulhos diferentes (<1 min), depois silencia...pela quilometragem está excelente!


Vermelho97
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quarta-feira 10 2021f Novembro 2021 05:01:02 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Vermelho97 »

Atualização:
O carro já rodou 1000Km, e o nível do óleo baixou +/- meio traço na vareta de medição. Acho que em 4000Km vai baixar 0,6 litro.
O consumo melhorou, antes fazia 9,5Km/l no trânsito urbano com dificuldade, agora faz mais de 10Km/l tranquilo.
Na estrada passou de 15,5Km/l para 16,6Km/l (só o motorista, a 90Km/h - +/-2500 rpm).


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Meu motor é meio que de veneta... a maioria das trocas que faço é sem completar nada, pois o consumo é desprezível... algumas poucas eu tenho que completar com aquele 1/2 litro que sobra da troca anterior.
Já cheguei a acumular 1,5l (sempre compro 4l), que uso em outras coisas como torno, cortador de grama, motoserra, etc...
Mas perceba uma coisa... quando se troca o óleo, o carro fica mais solto, aquece menos, parece mais disposto, mais silencioso... a medida que a quilometragem aumenta, ele vai perdendo essas características, pois o óleo vai perdendo suas propriedades... noto essa diferença lá pelos 4.300 a 4.600Km, algumas vezes troco até antes dos 5.000Km, salvo se estiver viajando e já de volta... aí pode uns 200 a 500Km além dos 5.000.
Continue conferindo o consumo... vc vai verificar um pouco de piora a medida que a próxima troca vai chegando.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”