Problema com amortecedor

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Problema com amortecedor

Mensagem por Bange »

Mas antes um histórico…
Recentemente (de 06/9 a 26/10), fiz uma viagem ao Sul, parte litoral (S. Fco. do Sul, Itajaí, Balneário Camboriu, Itapema, Bombas/Bombinhas, Porto Belo, Floripa, etc…), um pouco pra dentro (Brusque, Blumenau), região serrana de SC (S. Joaquim, Urupema, Urubici, S. J. dos Ausentes), e do RS (Gramado e Canela).

O carro se comportou como esperado, não fosse a necessidade de um reaperto na mangueira da gasolina (que quase não uso), e da troca de óleo (ambos em Itapema), ele só exigiu combustível (majoritariamente GNV)… mas entre Canela e S. Joaquim (já retornando), existem muitos Canions e resolvi visitar alguns… aí é que a porca torceu o rabo, pois a nenhum deles se chega com asfalto… eles estão a 12, 15, 18K em estradas de terra e com muito cascalho… fora que de Cambará do Sul até S. J. dos Ausentes, uns 40Km e de S. J. dos Ausentes até S. Joaquim, mais 78Km, nas mesmas condições… terra com cascalho.

Nos últimos 10km antes de S. Joaquim, começou uma bateção de ferro na suspensão traseira que me fez parar pra ver o que era… era o amortecedor que parecia ter estourado na fixação da carroceria, ficando literalmente solto e sem nenhuma ação… o que pude fazer foi travar com um pedaço de madeira e trapos de pano (ao menos ao barulho diminuiu), e prossegui até o final da viagem nessa situação, com atenção redobrada e velocidade reduzida (não muito rsrs).

Minha intenção era, após Urubici, descer a serra Rio do Rastro, mas com este problema eu não me arriscaria...e mesmo sem este problema eu não conseguiria, pois a estrada estava fechada durante a semana para obras, só reabrindo nos fds, que não era o caso.

Bom, chegando ao Rio e retirando as tralhas do carro (malas, sacos de roupas, vinhos, cachaças canecas e sei lá mais o quê que compramos), fui até o supermercado comprar algumas coisas, pois a despensa estava vazia… o barulho ficou tão alto que chamava a atenção ao redor.

No dia seguinte, suspendi o carro, coloquei cavaletes e retirei os amortecedores e molas, pois os da frente já sinalizam a necessidade de troca e já que iria mexer nos traseiros, a intenção era trocá-los e também as molas.

Ficou só na intenção, pois as molas não estão com elos batidos ou tamanho reduzido e nem os amortecedores precisam de troca iminente… o problema do barulho e a solução vem a seguir nas fotos…

Pra ter uma ideia de como o carro estava lotado e pesado na saída de Canela...
Imagem

Pra ter uma ideia das estradas...
Imagem
Imagem

Suspensão desmontada...
Imagem

Ordem de instalação...
Imagem

O problema...
Imagem
A arruela limitadora ficou amassada (cônica) e seu furo ficou alargado...ultrapassando o limitador e não mais prendendo as buchas na carroceria.
A foto já mostra ela desamassada, mas ficando na beirada do limitador e com grande propensão a passar novamente.
Imagem

A solução, além de desamassar, foi a colocação de uma arruela adicional e mais grossa que a original.
Imagem
Imagem

O problema foi no amortecedor lado motorista, mas o do lado carona a mesma arruela já estava ficando cônica, sinalizando grande probabilidade de ocorrer a mesma coisa... também coloquei uma arruela adicional nele.

Suspensão remontada e carro pronto pra outra...viagem... preferencialmente sem estradas de terra/buracos...
Imagem

Creio que em situação normal a arruela original (do amortecedor Cofap à gás), não apresentaria este problema. certamente o peso das tralhas, cilintro de GNV e passageiros, estavam em excesso. Interessante que a arruela superior é bem mais grossa que a inferior e caso fosse igual, resistiria ao excesso.

Agora uma coisa que achei bem interessante e muuuito diferente de tudo que já vi até hoje...
É uma super parada na estrada, com posto, restaurante e lojas... tudo 100% construído em madeira bruta e envernizada... um primor!
E uma coisa tão importante quanto o conjunto... tem GNV...rsrs!

Vejam como a traseira está arriada... e sem os passageiros...3 adultos e 1 criança (voltando).
Imagem
Indo......
Imagem
Imagem

Essa parada fica na BR-101, Km 91,5, s/n - Itajubá, Barra Velha - SC


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu faria c a arruela por fora e pontiada c solda, se o acesso a pontiar por dentro fosse menos trabalhoso, ficaria ainda melhor
apesar da força ser grande na vertical, tem um mínimo movimento em todos os sentidos e pode surgir uma bateção chata
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu não pensei em solda, até tenho máquina, mas pelo lado de fora iria criar uma superfície irregular para ficar em contrato com o coxim, pois a arruela que coloquei tem diâmetro menor que a original (que também prende o guarda pó).
Quanto a bateção, creio que só venha a ocorrer se os coxins (inf e/ou sup) se desgastarem/estragarem, pois a porca superior traciona o eixo até encontrar o espaçador, ficando tudo bem travado.
Veja que esta análise e solução visa permitir que o amortecedor continue sua vida útil... eu poderia até ter comprado um kit do conjunto, mas seria um gasto desnecessário, considerando que mais pra diante tudo será trocado.
O episódio também serviu para que eu (e outros) fiquem alertas para a espessura das arruelas, pois se não tiverem uns 2,5 a 3mm de espessura, poderá ocorrer o mesmo.
O normal, se é que se pode chamar assim considerando o excesso de peso, seria os coxins estourarem, já que são as partes mais frágeis do conjunto.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é q o q parece nem sempre é o q acontece.....
alguma coisa poderia ate não estar no torque correto q deixou ali c uma folga além do normal, e a movimentação foi fadigando o material ai ate romper, da pra ver no corpo do amortecedor a marca de onde havia o atrito das partes, agora o qnt disso seria normal, se deu azar c a peça a historia é muito longa.....já tive q investigar cada barulho q deu trabalho achar por seguir logicas assim.....
mas tu faz um negocio direito....ponteia a arruela no copo, desbasta c a lixadeira, faz direitinho....como disse, por dentro se conseguir um bom acesso, não tremer no eletrodo fica bom....mas estando em vias de troca o provisório fica provisório apenas ate a troca...
no próximo rally do sul vc usa uma L200 algo do nível....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Torque não creio ter sido problema... as porca superiores saíram até com dificuldade.
Soldar por dentro (ou abaixo da arruela) não seria problema, pois ela entra sob pressão no guarda pó...
Já andei no paralelepípedo e minha rua tem quebra molas (😡) tá muito bom, deixa queto...
...mas uma L200 cairia como numa luva nos terrenos que peguei...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”