Não é exatamente uma dúvida, vou postar aqui as constatações sobre os problemas que tenho tido no painel e os testes realizados.
Meu painel tá marcando errado combustível e temperatura. O resto tá ok. Preferia que não funcionasse do que ficasse marcando errado.
Combustível ele fica em 36 litros e vai ao máximo quando enche. Fica só nisso. Temperatura marca certo a 100 graus, abaixo disso, chega a marcar 15 graus a mais. Rodando ele fica marcando entre 95 e 96, mesmo o scanner confirmando que está bem abaixo. Não encontrei qualquer problema de aterramento. Já testei pra todo lado.
>Já troquei todos os sensores.;
>Já fiz vários testes no painel, inclusive do regulador de voltagem, tudo ok. (o painel é zerado como o carro)
Esses dias liguei o carro e ele fez isso:
Fiz o teste com resistência no sensor de temperatura:
49 ohms = 102º
61 ohms = 99º
72 ohms = 96º
82 ohms = 94,5º
93 ohms = 93º
102 ohms = 91,5º
112 ohms = 90º
(não encontrei tabelas de referência)
Hoje peguei um painel de desmanche pra testar. Combustível continuou marcando errado, mas a temperatura tava mais coerente:
Desconfio agora que o relógio de temperatura estragou e o do combustível é a bóia que está com problema, por acaso ambos juntos.
[DÚVIDA] - Painel marcando errado. O q fazer?
- Fernando 4100
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No marcado de combustível deve ser a boia msm , o meu antigo dono andava tanto na reserva que quando ele chega nela o ponteiro costuma trava kkkkk , com certeza deve ser a resistência na boia , ja temperatura ai muito estranho...
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qnd tinha o corsa, a temperatura de trabalho era com o ponteiro ai no centro mesmo.....
mas não deixa de estar bem diferente a escala para o q o scanner pega...
o meu rodava no alcool, cada vez marcava mais qnd acabava o combustível, a primeira vez fiquei na rua mesmo, pq entrou na reserva e parou, nunca tinha acontecido, me bati testando e procurando problemas, até q coloquei um pouco de alcool, foi bater na chave e ligou, e cada vez ia subindo mais o marcador, eu ficava atento ao ruído do tanque, pq usava bomba externa, então o barulho mudava qnd tinha bem pouco combustível....qnd ia chegando em 1/4 já tava pegando as ultimas gotas do tanque....
mas não deixa de estar bem diferente a escala para o q o scanner pega...
o meu rodava no alcool, cada vez marcava mais qnd acabava o combustível, a primeira vez fiquei na rua mesmo, pq entrou na reserva e parou, nunca tinha acontecido, me bati testando e procurando problemas, até q coloquei um pouco de alcool, foi bater na chave e ligou, e cada vez ia subindo mais o marcador, eu ficava atento ao ruído do tanque, pq usava bomba externa, então o barulho mudava qnd tinha bem pouco combustível....qnd ia chegando em 1/4 já tava pegando as ultimas gotas do tanque....
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Na cidade até que sim, mas na estrada fica mais abaixo. Na estrada o ponteiro antigamente só ficava no 90 em dias de muito calor.SemControle escreveu: ↑Domingo 24 2021f Outubro 2021 10:24:38 PM qnd tinha o corsa, a temperatura de trabalho era com o ponteiro ai no centro mesmo.....
Antes de saber que o medidor tava errado, fiquei sem gasolina também pelo mesmo motivo... Tanque seco e marcando 35 litros.SemControle escreveu: ↑Domingo 24 2021f Outubro 2021 10:24:38 PMo meu rodava no alcool, cada vez marcava mais qnd acabava o combustível, a primeira vez fiquei na rua mesmo, pq entrou na reserva e parou, nunca tinha acontecido, me bati testando e procurando problemas, até q coloquei um pouco de alcool, foi bater na chave e ligou
No seu caso trocou a bóia ou deixou assim mesmo?
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sim, na estrada ele ficava em 1/4 do marcador......Fernando 4100 escreveu: ↑Segunda-feira 25 2021f Outubro 2021 02:50:49 AMNa cidade até que sim, mas na estrada fica mais abaixo. Na estrada o ponteiro antigamente só ficava no 90 em dias de muito calor.SemControle escreveu: ↑Domingo 24 2021f Outubro 2021 10:24:38 PM qnd tinha o corsa, a temperatura de trabalho era com o ponteiro ai no centro mesmo.....
Antes de saber que o medidor tava errado, fiquei sem gasolina também pelo mesmo motivo... Tanque seco e marcando 35 litros.SemControle escreveu: ↑Domingo 24 2021f Outubro 2021 10:24:38 PMo meu rodava no alcool, cada vez marcava mais qnd acabava o combustível, a primeira vez fiquei na rua mesmo, pq entrou na reserva e parou, nunca tinha acontecido, me bati testando e procurando problemas, até q coloquei um pouco de alcool, foi bater na chave e ligou
No seu caso trocou a bóia ou deixou assim mesmo?
o meu ficou assim, ja estava pra vender, nem me preocupei, mas pensei q tinha detonado pelo uso do alcool e não fosse tao comum estragar c gasolina......mas eu considero muito importante estar marcando corretamente....eu nas motos abro o bocal do tanque e vejo, mas no carro nao da, na cidade é uma coisa, tem posto sempre proximo, agora pegar uma estrada, o risco é alto.....ou arruma ou anda sempre cheio, mas como saber ne.....
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Montei uma resistência plug and play no sensor do carro para testes. Comecei com 20 ohms, passei pra 40 e depois voltei pra 30.
Como o painel marca errado até chegar nos 100 e ali ele fica certo, meu objetivo era baixar isso, fazer ele marcar certo ao redor dos 90, que é o ponto em que o motor mais vai trabalhar. E monitorar onde seria o 100, que é quando aciona a ventoinha.
20 Ohms não foi suficiente:
40 Ohms baixou demais:
30 Ohms:
75º é o meio daquele "C":
80º:
90º bateu exato com o painel:
E o acionamento da ventoinha fica onde no painel é 93º.
Agora começo os testes na bóia de combustível pra ver se são 2 problemas independentes ou se um tem a ver com o outro.
Como o painel marca errado até chegar nos 100 e ali ele fica certo, meu objetivo era baixar isso, fazer ele marcar certo ao redor dos 90, que é o ponto em que o motor mais vai trabalhar. E monitorar onde seria o 100, que é quando aciona a ventoinha.
20 Ohms não foi suficiente:
40 Ohms baixou demais:
30 Ohms:
75º é o meio daquele "C":
80º:
90º bateu exato com o painel:
E o acionamento da ventoinha fica onde no painel é 93º.
Agora começo os testes na bóia de combustível pra ver se são 2 problemas independentes ou se um tem a ver com o outro.
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Fernando, eu tenho já algumas análises neste caso, nunca com um scaner, olhando somente pela eletrônica, leituras diversas e alguma lógica.
Minhas conclusões:
Scaner não é termômetro, ele apenas mostra os números com que a ECU lê ou trabalha.
No caso da temperatura do motor, quando a tensão chega a 1,6V, liga a velocidade baixa e quando a tensão chega a 1,4V, liga a velocidade alta.
Internamente na ECU, existe uma tabela de correlação entre tensão e temperatura, a qual eu nunca tive acesso (embora que tenha procurado muito nas literaturas), mas concluí que quando a tensão é de 1,6V, a temperatura é de +- 95°C e quando com 1,4, a temperatura é de +- 98°C.
A correlação que faço com as temperaturas é baseada somente na boa aferição que fiz do mostrador do painel e de seu sensor, não tendo portanto uma correlação exata, até porque, o sensor para o painel é outro e o mostrador do painel tem um delay significativo e ainda por cima não é digital, por isso coloco o +- para os valores.
Como eu avaliei diversos sensores do motor, pude reparar que nem sempre quando a tensão chega a 1,4V, a temperatura está em +-95°C, isto devido ao sensor ter pedido as suas características de fábrica, traduzindo-se em uma temperatura efetivamente maior e que varia de sensor para sensor, dependendo da intensidade da perda da característica de cada sensor.
Esta é apenas uma das razões que provocam sobreaquecimento e o motorista, desatendo ao mostrador, nem fica sabendo e muitas vezes nem entende como nem porque ocorreu.
O sensor do painel é diferente do sensor do motor e está posicionado em outro ponto, mas também sofre perda de características da mesma forma... este sensor e o mostrador são um mundo à parte, refletindo mais ou menos a mesma temperatura do motor, isto se ambos estiverem em perfeitas condições, dando base a comparações com alguma subjetividade, mas é o que se tem (pena que tal sensor não seja monitorado).
Vi em suas fotos, que o TECHLINE, mostra a tensão lida no sensor e apresenta a temperatura que está mapeada na ECU (que é uma tabela obviamente levantada em condições especiais e ideais), e gostaria de comprovar ou retificar estas minhas análises.
Para tal eu lhe peço a gentileza de fazer um levantamento das tensões entre 1,8V e 1,2V* e anotar a temperatura em cada valor (1,8; 1,7; 1,6...etc...).
(*) É bem provável que com 1,2V, a temperatura fique bem acima dos 100°C, o que é perigoso, e a saída é não ligar o motor, apenas a chave, e usar um potenciômetro de fio que tenha por volta de 200 Ohms, no lugar do sensor...
Também peço que anote as tensões com que as ventoinhas ligam e desligam:
Esquentando > liga a baixa, depois a alta
Esfriando > desliga a alta, depois a baixa.
É possível?
Minhas conclusões:
Scaner não é termômetro, ele apenas mostra os números com que a ECU lê ou trabalha.
No caso da temperatura do motor, quando a tensão chega a 1,6V, liga a velocidade baixa e quando a tensão chega a 1,4V, liga a velocidade alta.
Internamente na ECU, existe uma tabela de correlação entre tensão e temperatura, a qual eu nunca tive acesso (embora que tenha procurado muito nas literaturas), mas concluí que quando a tensão é de 1,6V, a temperatura é de +- 95°C e quando com 1,4, a temperatura é de +- 98°C.
A correlação que faço com as temperaturas é baseada somente na boa aferição que fiz do mostrador do painel e de seu sensor, não tendo portanto uma correlação exata, até porque, o sensor para o painel é outro e o mostrador do painel tem um delay significativo e ainda por cima não é digital, por isso coloco o +- para os valores.
Como eu avaliei diversos sensores do motor, pude reparar que nem sempre quando a tensão chega a 1,4V, a temperatura está em +-95°C, isto devido ao sensor ter pedido as suas características de fábrica, traduzindo-se em uma temperatura efetivamente maior e que varia de sensor para sensor, dependendo da intensidade da perda da característica de cada sensor.
Esta é apenas uma das razões que provocam sobreaquecimento e o motorista, desatendo ao mostrador, nem fica sabendo e muitas vezes nem entende como nem porque ocorreu.
O sensor do painel é diferente do sensor do motor e está posicionado em outro ponto, mas também sofre perda de características da mesma forma... este sensor e o mostrador são um mundo à parte, refletindo mais ou menos a mesma temperatura do motor, isto se ambos estiverem em perfeitas condições, dando base a comparações com alguma subjetividade, mas é o que se tem (pena que tal sensor não seja monitorado).
Vi em suas fotos, que o TECHLINE, mostra a tensão lida no sensor e apresenta a temperatura que está mapeada na ECU (que é uma tabela obviamente levantada em condições especiais e ideais), e gostaria de comprovar ou retificar estas minhas análises.
Para tal eu lhe peço a gentileza de fazer um levantamento das tensões entre 1,8V e 1,2V* e anotar a temperatura em cada valor (1,8; 1,7; 1,6...etc...).
(*) É bem provável que com 1,2V, a temperatura fique bem acima dos 100°C, o que é perigoso, e a saída é não ligar o motor, apenas a chave, e usar um potenciômetro de fio que tenha por volta de 200 Ohms, no lugar do sensor...
Também peço que anote as tensões com que as ventoinhas ligam e desligam:
Esquentando > liga a baixa, depois a alta
Esfriando > desliga a alta, depois a baixa.
É possível?
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Sim, você está certíssimo, mas a minha questão, é que me baseio no comportamento que o ponteiro sempre teve durante a vida do carro, entende? E eu conheço esse carro até pelo cheiro... Antes de marcar errado o painel só batia nos 90 na estrada quando era no auge do verão. Fora disso, ele ficava entre o "C" e o traço do 90. Em trânsito lento é que ele ficava variando entre 90 e 100. Ultimamente ele tava marcando 95, mesmo de madrugada, com motor por volta de 80. (Eu aferi também com a pistola)
A ventoinha liga em 1.64V e desliga em 1.84V. Sensor novo, original.
A ventoinha liga em 1.64V e desliga em 1.84V. Sensor novo, original.
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