[DÚVIDA] - Volume da câmara/Taxa de compressão

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [DÚVIDA] - Volume da câmara/Taxa de compressão

Mensagem por SemControle »

era só pra ter certeza de onde tinha calculado, pq achei tão baixo o volume, nem sabia q dava só isso aquele rebaixo
ah ta, mas em geral tem uma diferença mínima da coroa do pistão pra borda do bloco, mas é insignificante, muitas vezes até menor q a própria junta, mas é preciso pelos coeficientes de dilatação, pra não chocar a coroa do pistão....mas não sei se levam em conta c motor original, mas isso é muito importante em preparações, pq começam a mudar tudo no motor, o cuidado tem q ser redobrado
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Como aparecem coincidências na vida, tava acompanhando uns vídeos bem técnicos de motor de moto, e apareceu a indicação de um vídeo do Tonella, fui ver, e era tratando de medidas, mas do motor de fusca, essa diferença da cabeça do pistão pra borda do cilindro, ele chama de altura do deck parece
Mas ele cita ao longo do video q se essa distância da cabeça do pistão pra borda do cilindro estando zero, bateria no cabeçote c toda certeza
No fusca tem o pulo do gato dos calços pro cilindro, e é o diferencial pra ajustar a taxa, pq trabalha variando essa altura do pistao pra borda do cilindro, reveja mais detalhadamente seus calculos pra mais precisão
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

SemControle escreveu: Terça-feira 21 2021f Setembro 2021 08:21:55 AM era só pra ter certeza de onde tinha calculado, pq achei tão baixo o volume, nem sabia q dava só isso aquele rebaixo
Sim, é pouco volume mesmo. Mas tá correto.
SemControle escreveu: Terça-feira 21 2021f Setembro 2021 08:21:55 AMah ta, mas em geral tem uma diferença mínima da coroa do pistão pra borda do bloco, mas é insignificante, muitas vezes até menor q a própria junta
Tem motor que o pistão fica acima do topo do bloco.
SemControle escreveu: Quarta-feira 22 2021f Setembro 2021 05:35:35 AM Como aparecem coincidências na vida, tava acompanhando uns vídeos bem técnicos de motor de moto, e apareceu a indicação de um vídeo do Tonella, fui ver, e era tratando de medidas, mas do motor de fusca, essa diferença da cabeça do pistão pra borda do cilindro, ele chama de altura do deck parece
Sim.
SemControle escreveu: Quarta-feira 22 2021f Setembro 2021 05:35:35 AMMas ele cita ao longo do video q se essa distância da cabeça do pistão pra borda do cilindro estando zero, bateria no cabeçote c toda certeza
Isso no motor do fusca... Não pode comparar com motor "normal". Fusca é refrigerado a ar e com camisas removíveis, a abordagem é quase a mesma de motor diesel.
E você tá esquecendo da junta do cabeçote dos nossos motores... Mesmo que o pistão passe do bloco, ainda tem 1mm "vazio" entre bloco e cabeçote.

Imagem
SemControle escreveu: Quarta-feira 22 2021f Setembro 2021 05:35:35 AMreveja mais detalhadamente seus calculos pra mais precisão
Tá tudo visto, revisto, re-re-revisto e comparado com as tabelas do fabricante. Bateu tudo certo. ::wink: ::wink:
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Seria legal poder editar o primeiro post pra acrescentar tudo de cara, mas lá vai:

Cálculo de taxa de compressão com os rebaixamentos de cabeçote - motor 1.6 MPFI std:

0,5mm = 9,7:1
1 mm = 10,1:1
1,5mm = 10,6
2mm = 11,17
2,5mm = 11,78
3mm = 12,47:1

Cabeçote original + suposto pistão reto = 10,96:1

*São valores aproximados, teóricos, baseados em motor e junta std (qualquer sobremedida de pistão altera os valores). Valores exatos só fazendo o cálculo de volume na prática, mas a idéia é que quem quiser fazer uma graça, tenha uma noção do quanto pedir pra retífica baixar, sem ter que ficar baixando e testando.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Atenção aos animadinhos, que podem achar que rebaixando 6mm irão tem uma taxa perto de 15:1.
A coisa tem limites* que não são meramente matemáticos... tem uma vela no caminho heim...além de outras cozitas...
(*) desconheço, mas tem...


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Realmente... Não custa avisar mesmo. Sempre aparece uns achando que tão inventando a roda... Ou que assistem no youtube carro de 500 cv e acham que tem que fazer igual pro carro do dia-a-dia...
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

por isso tenho medo dessas internets, quantos empolgados as vezes aparecem com kit aumento de cilindrada comprado pra por na moto, ai falo tudo q preciso ver, conferir, medir, acertar e valor, o cara desanima, pq viu q era só montar, q isso q aquilo.....
mas a internet só mostra a montagem q teve acerto/sucesso, todos os tropeços não aparecem, fora q num acerto desses a maior parte dos serviços eu tenho q terceirizar, pq não tenho ferramental pra plainar um cabeçote, pra fazer um squish entre pistão e cabeçote, cortar uma flange pro pistão ficar dentro da camisa, fazer cavas pras válvulas na cabeça do pistão, por mais q tire tudo q é medida, qnd vai fazer uma pré-montagem, sempre surge uma novidade, então é mais tempo q se gasta, e como é hobbie apenas, já faço no tempo livre, se gasto passeando com peças pra lá e pra cá apenas é tempo perdido.....no resumo, é o trabalho q já ponho preço pra não pegar, pq é pura dor de cabeça (durante e após).....definitivamente, receita de bolo em motor não funciona
é muito mais gostoso pegar o resto da moto q estava prestes a ir pra sucata, desmontar até o ultimo parafuso e vir reconstruindo toda nos padrões de fabrica, do q inventar apenas de dar uma taxadinha, é só o inicio dos problemas

pessoal q gosta de uma apimentada nos motores precisa ter a consciência q motor é um conjunto q sai de fabrica em harmonia, tem mais potencial escondido, tem sim, mas são tolerâncias q as montadoras usam....ah mudar um comando, ah dar uma taxadinha, parecem besteira, mas são coisas q ja mudam muito o comportamento do motor, e passam a sobrecarregar outras partes, so um comando q se tira e poe outro no lugar, é preciso avaliar o levante e permanência do mesmo, calcular as molas corretas, ver a questão do cruzamento se as válvulas não se tocam, ver a nova permanência se não encosta na cabeça do pistão, coisas q tanto falam na internet q é negociao de fazer, representam um grande perigo aos motores, mas esta tao difundido q o pessoal acha q é soltar uns parafusos trocar e apertar novamente.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

SemControle escreveu: Sexta-feira 05 2021f Novembro 2021 09:02:30 AM mas a internet só mostra a montagem q teve acerto/sucesso, todos os tropeços não aparecem
E vou te contar, é bem isso que os internautas querem ver... Eu tenho um canalzinho no youtube, da época ainda que se hospedava vídeo lá pra mostrar pros amigos quando era muito pesado pra enviar por e-mail... Eu posto algum vídeo com um super macete, alguma informação que não existe disponível, e se conta nos dedos os views. Aí uns postam vídeo super longo que menciona milagres e não especifica absolutamente nada, e explodem os views... ::roll:
Aí fica naquela: Se você só quer os views, faz a vontade do povão. Eu já prefiro ter 2 views, mas o dia que alguém precisar da informação, no meu canal ela estará disponível e confiável.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sei bem, a própria internet espalha coisas erradas, meu negocio com motos é hobbie, um lazer pra passar meu tempo, então sempre to estudando, eu vejo alguns canais bacanas de informações, mas tem uns ditos tutoriais q os caras postam ensinando errado, eu falo q tem a ferramenta correta, o torque e ordem pra fazer, ainda falo q é como o manual de serviço indica, vários negativam....
sei q os serviços q faço sigo a risca o manual de serviço, e não da retorno, mas explicar aos clientes q vou fazer como diz o manual, com os torques adequados, q vou procurar desfazer todas as besteiras q ja fizeram na moto, muitos acham besteira, mas é só no primeiro serviço, qnd vem pro segundo os caras já vem mais mansos sobre minhas técnicas e sem discutir muito valor....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”