[SOLUÇÃO] - Reparo radical na ventoinha do radiador.

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Bange
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[SOLUÇÃO] - Reparo radical na ventoinha do radiador.

Mensagem por Bange »

Em 2018, tive um problema na ventoinha auxiliar (https://www.corsaclube.com.br/viewtopic ... =ventoinha), mas dessa vez agora foi na principal…

Meu filho precisou do meu carro esta semana e quando devolveu veio com um barulho diferente na ventilação...alguma coisa parecia arrastar e foi fácil concluir que era na ventoinha maior (principal)...a hélice parecia bamba.

Após a retirada de sua hélice, constatei que havia uma folga excessiva no eixo e ao abrir o motor vi que o rolamento estourou, travou e provocou um desgaste no eixo, prejudicando o funcionamento e ocasionando o barulho.

Concluí, a princípio, não haver reparo no motor e comecei a pesquisar onde tinha e seu preço...liguei para várias lojas e não encontrei o original GM ou do mesmo fabricante (Bosch), vendido no mercado… ou tinha de marcas xing-ling por volta de 400 ou na Accioly, com código diferente (dito como substituto), também da marca Bosch, porém por 749 pilas!!! Salgado né?

Bom, o preço me forçou a voltar a pensar numa recuperação, com enchimento do estrago com solda e usinagem… mas havia o problema de trabalhar em uma peça pequena e montada, sendo uma condição muito ruim não só para o preenchimento (risco de respingo de solda na fiação), o calor muito grande (danificar o isolamento dos fios) e para a usinagem (fixar o conjunto no torno).

Bom, nem sempre é fácil retirar apenas o eixo de um induzido, sem danificar alguma outra coisa. (espiras ou coletor), mas graças a forma construtiva da Bosch, ele saiu relativamente fácil e sem danos ao restante… com o eixo fora, ficou fácil recuperar…
Seguem fotos…

Hélice de 5 pás
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Código GM ventoinha: 90469469
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Eixo retirado do induzido e o rolamento retirado de sua caixa na tampa
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O problema: o eixo foi corroído pelo rolamento travado
Obs: na foto, o induzido ficou posicionado ao contrário.
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Rolamento velho - SKF 608 - ZZ (vedado com metal)
Rolamento novo - NSK 608 - 2RSL (vedado com borracha, melhor contra pó e líquidos)
Obs.: na ponta contrária ao rolamento vai uma bucha, não danificada.
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Solução parte 1 (preenchimento com solda)
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Solução parte 2 (usinagem em torno mecânico)
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Colocação do rolamento novo em sua caixa, na tampa do motor e rebitagem.
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Motor já fechado e soldagem dos terminais/conector
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Ventoinha recolocada no carro, funcionamento normal e com custo de R$ 14,90 (rolamento).
Serviço de solda e usinagem próprios, custo zero.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

ficou profi a recuperação do eixo
diga-se de passagem, moeu por trabalhar no rolamento travado, acredito q ja estava travado fazia um tempo, e o desgaste foi acontecendo ate chegar nesse ponto de ser percebido
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
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Mensagem por Bange »

É possível que sim, embora eu seja um bom observador do funcionamento geral do carro, meu filho só sabe por combustível e dirigir...ficou com o carro por dois dias e quando ele chegou eu estava no portão e escutei.
Bom, o motor ganhou uma sobrevida... agora só se queimar a bobina, pois o lado mecânico tá zerado e as escovas creio que durem mais uns 10 anos.


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Bem ao meu estilo... Adoro recuperar peças originais!!
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Uno Smart

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Invalid_user_7431
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Mensagem por Invalid_user_7431 »

Vi essa mensagem no tópico e lembrei de um reparo parecido que tive que fazer no alternador da Ford f350 do meu pai. Embora seja uma Ford, foi instalado um alternador de corsa (70amp) no lugar do de 30amp com regulador externo. Esse deu problema no regulador, só encontrei da gauss, não funciona, e por ser fraco, descartei e adaptei um de Corsa pois o espaçamento da carcaça é igual. 6 anos depois o rolamento traseiro começou a chiar. Ao desmontar, achei ess nível de desgaste também. Rolamento skf travado... Sendo que o alternador de 70amp da Bosch tem o ponto de ancoragem do rolamento a frente do "contato" das escovas. Então desoldei a peça de plástico, e puxei o eixo do rotor. Consegui remover e preenchi com solda e depois retifiquei. Igualzinho vc fez. Coloquei rolamentos Tinken lá e tá assim já tem mais de um ano.


Cinza Verdinho
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Mensagem por Cinza Verdinho »

Comprei uma de 380 no ML, parece um drone. O carro nao passa da temperatura do meio do marcador. Uma maravilha. Antes ia a 3/4 no marcador, desligava ar-condicionado, acionava o reservatório de agua quente e abaixava a temperatura, tava terrível. Alem de tudo, a nova ventoinha é mais slim que a de fábrica.


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