[DÚVIDA] - Bloco do EFI é igual ao VHC?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Rafael_Nash
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quarta-feira 09 2019f Outubro 2019 02:51:18 PM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

[DÚVIDA] - Bloco do EFI é igual ao VHC?

Mensagem por Rafael_Nash »

Eaí galera
tô com uma oportunidade de pegar um motor completo VHC 1.0, com chicote, central e todos os pormenores necessários pra jogar ele no meu xodó, um EFI 94 Azul Mozart.

Porém, me veio a dúvida, como não posso modificar no doc o motor, devido a diferença de potência, seria possível aproveitar única e exclusivamente o bloco do EFI e pôr todo o resto do VHC? Lembrando que trocaria tudo, do painel de instrumentos, a bomba de gasolina e tubulação, eletrônica completa e dependendo do leilão, pego uma mecânica com DH

Vi muitas dúvidas aqui no fórum sobre preparação, uso só dos pistões, só do cabeçote e tudo, mas não vi exatamente a resposta pra minha dúvida.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

depende do ano.....
a primeira leva de VHC veio sem o sensor de detonação, como foi um tiro no pé, a GM mudou nas próximas gerações e mandou com o sensor....ai não sei se o seu bloco esta preparado pra um sensor q surgiu um bom tempo depois
sobre querer esconder o motor não tem como, a diferença de um sistema EFI pra um sistema MPFI é gritante, fica muito nítido q não esta original, pode ser so o q falta pra encrencarem e ficar buscando algo errado no carro...
qnd montei o turbo, mesmo não espirrando, eu coloquei tudo no documento, o aumento de potencia, a suspensão q só era perceptível c outro carro original do lado, e ate o etanol no tanque estava no doc, nada como ter a paz de andar ate do lado de viatura sem ficar pálido e suando frio....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Rafael_Nash
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quarta-feira 09 2019f Outubro 2019 02:51:18 PM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Rafael_Nash »

SemControle escreveu: Quinta-feira 17 2021f Junho 2021 10:28:02 PM depende do ano.....
a primeira leva de VHC veio sem o sensor de detonação, como foi um tiro no pé, a GM mudou nas próximas gerações e mandou com o sensor....ai não sei se o seu bloco esta preparado pra um sensor q surgiu um bom tempo depois
sobre querer esconder o motor não tem como, a diferença de um sistema EFI pra um sistema MPFI é gritante, fica muito nítido q não esta original, pode ser so o q falta pra encrencarem e ficar buscando algo errado no carro...
qnd montei o turbo, mesmo não espirrando, eu coloquei tudo no documento, o aumento de potencia, a suspensão q só era perceptível c outro carro original do lado, e ate o etanol no tanque estava no doc, nada como ter a paz de andar ate do lado de viatura sem ficar pálido e suando frio....

Concordo plenamente, adoro o carrinho, me ajudou muito quando tava iniciando a vida de pai e nunca vou vende-lo, mas pu** mer**, o bichinho é fraquinho viu kkkkkk

Quero ter um pouco mais de potência, mas sem ter dor de cabeça com a polícia, o que creio que não aconteceria, pois o único momento que iriam verificar o número do motor é na vistoria do detran, que teoricamente, eu não faria nunca mais, já que não pretendo vender. Mas o detalhe do sensor me desanimou, pq não quero furar meu bloco, nem fazer nenhum alteração nele, já que ainda é std, e colocar o VHC sem o sensor vai grilar demais, talvez até diminuir a vida útil do motor. Talvez seja o caso de considerar mudar ele pra MPFI, o que sairia muito mais barato, mas traria mais ou menos a metade de um ganho que o VHC traria...
Quanto ao MPFI, a diferença pro EFI é só sistema de injeção, cabeçote e câmbio? Seria uma boa manter o câmbio mais longo do EFI em um motor MPFI?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

doce ilusão q passar EFI pra MPFI é barato, fácil, ou tranquilo....já adianto, tamanha dor de cabeça pra conseguir 10cvs
por 12,6:1 rodando na gasolina, com a curva de avanço original do seu motor, não tem como dar bom isso...

virar MPFI é um pouco mais da metade do trabalho q teria pra colocar o VHC ai....
vc tem q trocar todo chicote, coletor de admissão e admissão em si, tbi, sistema de ignição, bomba de combustível e sistema de alimentação....muita miudeza externa ao motor, q sai bem caro....
pra manter o cambio longo, o motor precisa ter a forca pra aguentar empurrar......

se confia q só pode ter problema na vistoria, então não tem problema colocar a mecânica completa VHC com bloco e tudo, mais a eletrica....so recomendo então comprar esse motor de uma empresa idônea, pra evitar de responder ao artigo 180, além de procurar regularizar pra nem ter problema com vistoria....

as duas mudanças q tem ideia de fazer, são caras, trabalhosas, e extensas.....
eu particularmente no seu lugar, já to tiozão, já to pelo lado da originalidade total, não mexeria, toda adaptação, é adaptação, se o original já não é 100% confiável, a adaptação é metade da confiança do original....o q for fazer qnt menos inventar de adaptar melhor.....se for possível pegar completo e pronto pra por no seu carro melhor, mas já sei q isso não tem como, envolve adaptações pra tal.....é complicado, mas vc tem q seguir seu coração....o q resolver a galera ta aqui pra apoiar....eu sempre vou procurar ver pelo lado bom e o lado real.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Rafael_Nash
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quarta-feira 09 2019f Outubro 2019 02:51:18 PM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Rafael_Nash »

É cara, realmente vc tem um ponto...
Eu gosto muito do carro e queria ele mais forte, mas levando seu conselho em consideração, talvez uma revisão boa pra deixar ele organizado e começar a guardar dinheiro pra um outro carro pras viagens e rolês de fim de semana seja o mais viável.

Vou pensar e ver o que quero da vida, pq na real, também não gosto de bronca e nunca se sabe quando o governo pode ter a brilhante ideia da inspeção anual

De toda forma, agradeço pela disposição em tirar minha dúvida
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

passa um tempo se divertindo nesse tópico viewtopic.php?f=86&t=19576
é a troca por um 2.0, mas serve de base pra ver q qnt mais mexe mais quer mexer, e mais novidades surgem....
tem outros tópicos sobre trocas por motores 2.0 dos mais variados, são 2.0 mas tem peculiaridades q deixam mais ou menos difícil todo trabalho.....por isso é preciso pensar muito bem antes de iniciar.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”