[DÚVIDA] - Falta de compressão nos cilindros 3 e 4

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Alfeu Fagundes
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sexta-feira 24 2020f Janeiro 2020 08:41:23 AM
Localização: Cachoeira do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

[DÚVIDA] - Falta de compressão nos cilindros 3 e 4

Mensagem por Alfeu Fagundes »

Olá pessoal. Queria a ajuda de vocês para tentar resolver o problema do meu corsa, pois já não sei mais o que fazer. Obs.: Eu mesmo faço as manutenções.
Comprei o corsa a uns 6 meses. Vi logo de início que existia problema no cabeçote, falta de compressão dando a entender que tinham válvulas mal assentadas ou até empanadas, então mandei o cabeçote pra retifica e pedi que fizessem uma revisão geral, expliquei a situação toda.
Então foi feito plaina superior e inferior, trocado válvulas, guias, comando, balancins de escoras. Os tuchos não troquei porque não estavam batendo. O comando foi trocado porque estava um pouco desgastado e fora da medida nos mancais também.

Coloquei então o cabeçote, tudo de acordo, descarreguei os tuchos. Fiz funcionar o carro, esperei encher os tuchos, até então tudo certo e funcionando perfeito, sem falhas. Então fui fazer o teste de rua, e tudo parecia perfeito, mas logo na primeira quadra o carro já começou a ficar fraco. Retornei logo em seguida e percebi que o carro estava falhando.

Troquei velas, cabos, revisei bicos e nada. Então fiz o teste de compressão e os cilindros 3 e 4 estão abaixo dos demais. Bom... para tentar resolver, retirei os tuchos e descarreguei novamente e coloquei. Ficou bom, sem falhas inicialmente, porém na primeira saída de rua novamente apresentou o defeito de falhas.
Então, retirei o cabeçote e levei pra retifica. Lá verificaram que as valvulas do 3 e 4 cilindro estavam um pouco pretas no assentamento. Fizeram o assentamento e eu montei novamente. O problema de falhas se repetiu nas mesmas condições.
Voltei na retificadora e resolvemos trocar os tuchos do 3 e 4 cilindros. Depois de trocado parecia perfeito. Só que na primeiro teste de rua teve o mesmo problema novamente.
Então comecei a ficar preocupado, tentando achar o problema que nem a retificadora sabia me explicar.
Resolvi eu mesmo fazer um teste, troquei o comando novo (aplic) pelo velho (com desgaste), juntamente com os balancins velhos. E para a surpresa ficou ótimo e sem falhas. Levei o comando novo para a retificadora que constatou após uma semana que não havia problema no mesmo.
Eu andei com o carro um mês inteiro, e tudo certo, sem falhas (com o comando velho), agora semana passada passei na retificadora e peguei o comando novo(aquele que dava falha) coloquei no carro e a falha novamente ocorreu. O carro falha na lenta e em alta fica bom até.

Tentem me ajudar, de repente alguém tem uma luz para o meu problema

Obrigado


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Que tal pedir ajuda ao fabricante do novo comando?
Ninguém melhor que eles pra dar um veredito.


Alfeu Fagundes
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sexta-feira 24 2020f Janeiro 2020 08:41:23 AM
Localização: Cachoeira do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Alfeu Fagundes »

Você diz eu mesmo ou a retificadora? Acho que isso a retificadora já fez até


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc mesmo...se foi vc que comprou... se foi a retífica, cobre dela a normalização.
Eu ia sugerir trocar todo o conjunto com outros cilindros, mas vc colocou tudo novo (balancin, escoras, molas...), e o assentamento das válvulas fica como um par casado... não é bom trocar.


Alfeu Fagundes
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sexta-feira 24 2020f Janeiro 2020 08:41:23 AM
Localização: Cachoeira do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Alfeu Fagundes »

Foi a retificadora que me vendeu. Ela disse que o comando está com e que se eu quiser me devolve o dinheiro e fica com ele inclusive. As molas não foram tocadas. Foi trocado válvulas, guias, retentor de válvulas, comando, balancins e escoras


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Então devolve e compra outro... atenção para a letra do que funciona bem.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu diria que tem efeito muito parecido com válvula presa isso...em lenta a falha ser bem nítida, com giro não ser tao notado....
mas eu ficaria alerta do primeiro servico da retifica ja ter voltado...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”