[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder

Rafael_Nash
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala

Mensagem por Rafael_Nash » Quarta-feira 04 2019f Dezembro 2019 05:06:54 PM

A única inscrição que tem no cebolão é 4/7 em uma das laterais, a marca dele é wahler

Bange
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange » Quarta-feira 04 2019f Dezembro 2019 05:38:06 PM

Olha com cuidado... todo cebolão tem mais informações... se não, só a wahler pra definir.

Rafael_Nash

Mensagem por Rafael_Nash » Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 01:28:37 PM

Então, verifiquei o cebolão, dei uma lavada nele e foi possível ver a temperatura de operação. Ele é de 75/70°

Bem fora do correto pra o Corsa. Irei providenciar a troca, porém, tenho uma dúvida, vc disse que o cebolão pode ter sido trocado pra maquiar outro problema... Vc poderia dar exemplos dos problemas que podem ser maquiados trocando ele?

Bange

Mensagem por Bange » Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 02:19:02 PM

Num sistema em perfeito funcionamento, as temperaturas indicadas no cebolão, são respeitadas... mas a medida que alguns componentes se tornam ineficientes, mesmo que o cebolão funcione de acordo, o sistema tende a funcionar mais quente ou mais tempo em quente que o normal... aí os "experts" trocam o cebolão para uma faixa menor, ao invés de corrigir a causa raíz.
O arrefecimento é um sistema complexo em qualquer carro e com muitos componentes (no seu caso com cebolão é menor), que se degradam com o tempo, principalmente quando não se usa aditivo.
Bomba com eixo patinando ou com suas aletas corroídas ou quebradas - prejudica o fluxo do líquido
Válvula termostática travando meio aberta/meio fechada - prejudica o fluxo do líquido
Detritos nos tubinhos do radiador e/ou cavernas de circulação no cabeçote ou bloco- prejudica o fluxo do líquido
Má vedação da tampa do expansor, abaixo de 1,4Bar - não segura a pressão, que ajuda a manter a temperatura do líquido mais baixa.
Mau contato nos relés que acionam as ventoinhas (para carros com comando pela ECU)
Cabecote trincado, junta queimada...
Acredite ou não, tem gente que mexe no mostrador do painel, pra mostrar uma temperatura menor que a realidade...

Rafael_Nash

Mensagem por Rafael_Nash » Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 03:22:38 PM

Bom, estou mais tranquilo sobre a maquiagem de defeitos, pq eu liguei em praticamente todas as lojas de auto peças da minha cidade e só achei desse universal que tá no carro. Provavelmente o antigo dono não era tão neurótico quanto eu e colocou o que achou.
Só estou triste pq cortaram o conector original pra colocar nesse universal, aí terei que comprar o sensor e o conector... Mas fazer o que?!

Rafael_Nash

Mensagem por Rafael_Nash » Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 03:28:31 PM

Bange escreveu:
Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 02:19:02 PM
Num sistema em perfeito funcionamento, as temperaturas indicadas no cebolão, são respeitadas... mas a medida que alguns componentes se tornam ineficientes, mesmo que o cebolão funcione de acordo, o sistema tende a funcionar mais quente ou mais tempo em quente que o normal... aí os "experts" trocam o cebolão para uma faixa menor, ao invés de corrigir a causa raíz.
O arrefecimento é um sistema complexo em qualquer carro e com muitos componentes (no seu caso com cebolão é menor), que se degradam com o tempo, principalmente quando não se usa aditivo.
Bomba com eixo patinando ou com suas aletas corroídas ou quebradas - prejudica o fluxo do líquido
Válvula termostática travando meio aberta/meio fechada - prejudica o fluxo do líquido
Detritos nos tubinhos do radiador e/ou cavernas de circulação no cabeçote ou bloco- prejudica o fluxo do líquido
Má vedação da tampa do expansor, abaixo de 1,4Bar - não segura a pressão, que ajuda a manter a temperatura do líquido mais baixa.
Mau contato nos relés que acionam as ventoinhas (para carros com comando pela ECU)
Cabecote trincado, junta queimada...
Acredite ou não, tem gente que mexe no mostrador do painel, pra mostrar uma temperatura menor que a realidade...
Realmente, o meu carro tá demandando um trabalho bom no arrefecimento...

Válvula termoestática não existia, sensor tava tão velho que parecia ser o original, esse lance do cebolão. É muita coisa

e o carro não usa aditivo há um bom tempo, mas só vou adicionar quando eu regularizar tudo, inclusive a mangueira que vai no coletor, pq tá com muito ferrugem, com certeza uma limpeza pesada vai revelar um vazamento ali.

Por enquanto fiz só a troca da água quando troquei o sensor.

Mas quando regularizar a temperatura de trabalho dele, vai entrar essa mangueira, reservatório novo, água desmineralizada com aditivo e muita oração pra não revelar um problema no cabeçote kkkkk

Bange

Mensagem por Bange » Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 03:53:08 PM

Não conheço essa mangueira do arrefecimento ligada ao coletor??

Rafael_Nash

Mensagem por Rafael_Nash » Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 04:04:56 PM

Bange escreveu:
Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 03:53:08 PM
Não conheço essa mangueira do arrefecimento ligada ao coletor??
é uma mangueira que vai nesse conector circulado aí... achei que fosse do arrefecimento
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Bange

Mensagem por Bange » Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 04:12:31 PM

Detalhes do EFI eu não conheço....mas com tamanha entrada, onde é a saída?

Rafael_Nash

Mensagem por Rafael_Nash » Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 04:14:10 PM

Bange escreveu:
Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 04:12:31 PM
Detalhes do EFI eu não conheço....mas com tamanha entrada, onde é a saída?
Aí tu me pegou, pensando bem sobre, faz mais sentido ser respiro do carter ou algo parecido... pq realmente não tem outra mangueira.

Mas mesmo assim, está muito feia a mangueira, acho que é válida a troca, mesmo sendo pra ventilação

Bange

Mensagem por Bange » Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 06:10:12 PM

Onde o outro lado é conectado?

Uma coisa que me ocorreu agora...
Há uma discrepância muito grande entre a faixa de trabalho desse seu cebolão (75/70), e o que vc estava vendo no painel quando a ventoinha ligava (95°C).
É melhor vc ver isso, pois um dos dois (ou os dois), está muiito errado...

Rafael_Nash

Mensagem por Rafael_Nash » Sábado 07 2019f Dezembro 2019 09:37:59 AM

Ja encomendei o cebolão e o conector vou caçar numa sucata aqui na minha cidade. Só aguardar chegar e informo aqui

andrehdavila

[DÚVIDA] - Corsa Wind 1.0 EFI 94, gastando muito combustível, me ajuda?

Mensagem por andrehdavila » Sexta-feira 13 2019f Dezembro 2019 02:06:01 AM

Boa Noite a todos, preciso de ajuda!
Comprei meu primeiro carro, a exatamente 1 ano e meio é um corsa wind 1.0 efi 94, e entrei numa bela de uma furada, meses depois o carro começou a apresentar problemas de aceleração, consumo alto de combustível, fazia 6 km com litro, e quando levei de verdade a um mecânico ele me disse que estava faltando muitas peças no carro e precisava de uma bela de uma revisão, pois até então quando comprei ele tinha sido olhado mais por cima mesmo. Gastei quase 4 mil reais trocando bastante coisas e nessas idas ao mecânico, Troquei Filtro de Ar que faltava peça, Filtro de Combustível, Limpeza no Bico e no TBI, troca de Senso de Posição de Borboleta, troca no Atuador de Marcha lenta, Troca no Pedal de Aceleração que estava quebrado, recolocado o Canister que estava faltando, foi colocado várias mangueiras que faltavam, troca do Diafragma, troca no Cabos de Vela. Ou seja foi tudo revisado mesmo, voltei ele ao original nas peças que faltavam e precisava ser trocada. Já vi vários vídeos na internet e troquei tudo o que precisava. Mas o abençoado continua Gastando muito ainda, o que eu faço? Obs: ainda não revisei a Sonda Lambda e o Sensor Map e o carro também nunca foi passado no Scanner comigo.

SemControle
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [DÚVIDA] - Corsa Wind 1.0 EFI 94, gastando muito combustível, me ajuda?

Mensagem por SemControle » Sexta-feira 13 2019f Dezembro 2019 06:29:34 AM

andrehdavila escreveu:
Sexta-feira 13 2019f Dezembro 2019 02:06:01 AM
Boa Noite a todos, preciso de ajuda!
Comprei meu primeiro carro, a exatamente 1 ano e meio é um corsa wind 1.0 efi 94, e entrei numa bela de uma furada, meses depois o carro começou a apresentar problemas de aceleração, consumo alto de combustível, fazia 6 km com litro, e quando levei de verdade a um mecânico ele me disse que estava faltando muitas peças no carro e precisava de uma bela de uma revisão, pois até então quando comprei ele tinha sido olhado mais por cima mesmo. Gastei quase 4 mil reais trocando bastante coisas e nessas idas ao mecânico, Troquei Filtro de Ar que faltava peça, Filtro de Combustível, Limpeza no Bico e no TBI, troca de Senso de Posição de Borboleta, troca no Atuador de Marcha lenta, Troca no Pedal de Aceleração que estava quebrado, recolocado o Canister que estava faltando, foi colocado várias mangueiras que faltavam, troca do Diafragma, troca no Cabos de Vela. Ou seja foi tudo revisado mesmo, voltei ele ao original nas peças que faltavam e precisava ser trocada. Já vi vários vídeos na internet e troquei tudo o que precisava. Mas o abençoado continua Gastando muito ainda, o que eu faço? Obs: ainda não revisei a Sonda Lambda e o Sensor Map e o carro também nunca foi passado no Scanner comigo.
entao vale a pena passar no scanner, imagino q esse mecanico q condenou e trocou esses componentes da injecao deve ter passado, senao eu te adianto q passou a perna em vc....
de qq forma é importante passar no scanner, a injecao trabalhar com muitos sensores, q tem uma ampla faixa de trabalho, entao precisa passar pra saber o q o sensor esta passando pra injecao.
por ex um sensor de temperatura, imagina, o carro pode trabalhar no extremo sul, bem frio, ou no extremo do nordeste, bem quente, sem nenhuma interferencia externa, isso é pela injecao, agora da pra entender essa faixa de trabalho q pode variar, é preciso ver no scanner se o q passa pra injecao é condizente com a realidade....passar uma informacao errada, q esta dentro da faixa de trabalho nao vai gerar erro de injecao, mas interfere no trabalho....
e dai vc deve ter entendido pq eu disse q se o mecanico q trocou tudo isso nao verificou com scanner, passou a perna em vc, como ele soube q estava ruim?

Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

Bange

Re: [DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por Bange » Sexta-feira 13 2019f Dezembro 2019 08:59:41 AM

Pela relação o canister é o mais caro... mas pra chegar a 4 mil!! Essas peças devem ter vindas de bicicleta da Lapônia...rs!
Andar sem canister, sem problemas... mas com pedal do acekerador quebrado? Como vc conseguia isso sem notar nada?

Responder

Voltar para “Manutenção”