Bom Galera, trabalhei três anos como vistoriador da PORTO SEGURO e posso esclarecer algumas dúvidas
REBAIXAMENTO
O critério para avaliação se o carro está rebaixado ou não, não depende da altura e sim das molas.
Eu tinha uma tabela com os tamnhos de TODAS as molas de carros fabricados no Mercosul e da maioria dos importados, o critério usado para a recusa era se a mola possui o corte, (qualquer corte deixa uma rebarba na ponta da mola) e se amola fosse de cor visivelmente diferente da original que gerlamente é preta.
Há algum tempo atrás se esquentava a a mola com maçarico para ela "cansar", neste caso a mola ficava original e o carro apresentava aparência de rebaixado, isso era detectado pela linha imaginária que deveria passar pelo centro do cubo da roda e pela caixa de ar do veiculo, se estivesse desalinhada, e sem corte na mola, gerlamente passava, mas ia para auditoria final na matriz da seguradora.
E rebatendo um companheiro do CC que disse que a seguradora não tem pessoas capacitadas a fazer o reconhecimento de rebaixamento, a história não é assim não. Os Peritos de sinistro tem um treinamento mecânico fudido, deixando alguns dos mecânicos que conhecemos no chinelo. E EU também tive.
Agora se você rebaixar o carro depois da vistoria, se o carro for Roubado, ai a seguradora paga normalmente, pois não terá como saber se o carro tava rebaixado.
Se for perda total, parcial e incendio ai a história é outra, pois os peritos mandam desmontar a suspensão e mandam comparar com mola nova(concessionaria) em todas as medidas (diametro, comprimento resistência e etc), eu ja acompanhei um processo desse e não pagou, detalhe que a mola que estva montada no carro, (GOL GII 2001) era de um modelo anterior (GOL GII BOLINHA) que tinha curso mais baixo, e mesmo assim foi negado o sinistro.
Esse critério era adotado na PORTO SEGURO, e geralmente nas outras companhias também, com exceção da Bradesco que geralmente aceita até o que a PM faz vista grossa, geralmente até meia volta cortada.
AROS E RODAS
Não há restrição para as rodas e aros, a não ser quando o VALOR das Rodas era muito alto ou o aro exageradamente grande para o veiculo.
Exemplo
Se vc tem um corsa wind 2 portas 1998, ele vale pela
www.fipe.org.br R$ 12.721,00
Colocando um jogo de rodas 18", você terá dois problemas.
1º - As rodas 18" são muito desproporcional ás rodas aro 13" ou 14" originais do carro, na condição da suspensão inalterada(sem rebaixar) portanto o seguradora não aceitará.
2º - A Seguradora só aceitará esse carro no valor de até 10% do que ele vale, e com certeza as rodas 18" com pneus , passrão dos R$ 1272,00 (10%) aceitos para a contratação do valor segurado (Valor do Carro em até 110%) portanto a seguradora geralmente prefere não aceitar o risco.
Agora se você colocar depois da vistoria as rodas, elas não constarão como acessório na Vistoria Prévia (que eu fazia) para o seguro, portanto fica dificil pleitear a indenização do acessório no aso de Roubo, já que vc não tem como comprovar para a seguradora que o acessório estava instalado em caratér permanente no carro. neste caso eu recomendo quando colocar acessórios, avise seu corretor e faça uma vistoria de inclusão de acessórios.
Espero ter sanado algumas dúvidas da galera, e mais dúvidas em relação a seguradora e seguros estou as ordens.
Um Grande Abraço.