Luz de óleo acendendo na marcha lenta

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Leonardo85
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Domingo 21 2019f Julho 2019 12:05:01 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Luz de óleo acendendo na marcha lenta

Mensagem por Leonardo85 »

Boa tarde.
Troquei o motor do meu Corsa mpfi 1.0 8v e antes de trocar fiz um teste, liguei o motor no outro carro e estava ok. Ao pegar o motor, fiz uma descarbonização nele, abri a tampa do comando de válvulas e o cárter, apliquei 2 descarbonizantes tekbond e 1 car 80, 4 litros de diesel, 2 de gasolina e 1 de óleo.
Montamos o motor e tudo ok, o carro ligou funcionou etc. Após esquentar a luz de óleo começou a acender bem fraca a luz, piscando. Com o passar do tempo com o carro ligado, elas continuava piscando (cada vez mais fortemente, quase q constante) e sempre na marcha lenta, ao pisar no acelerador ela apaga mas ao voltar pra lenta ela acende novamente. Meu mecânico falou da cebolinha, bomba de óleo e bronzinas, eu acho q é bomba de óleo, mas não entendi muito a relação das bronzinas com esse defeito.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

precisa incluir nessa lista todas as vedações e borrachas do motor....
vai pelo mais simples antes de abrir o motor......cebolinha, limpar o pescador do cárter, bomba de óleo e retifica completa
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Quando o alarme de pressão do óleo acende, algumas hipóteses devem ser analisadas:
1-Ocorre por falta de pressão da bomba?
2- Ocorre por defeito da cebolinha?
3- Ocorre por entrada de ar?
4- Ocorre por ineficiência da bomba?
5- Ocorre por folga em mancais?
Para 1, basta retirar a cebolinha, colocar e medir a pressão com um manômetro, que em ML, deve ser ligeiramente maior que a inscrição na cebolinha...(se muito alta, há entupimento, pós bomba, no eixo de comando, virabrequim, filtro...).
Para 2, caso a pressão esteja ligeiramente maior, o defeito é na cebolinha.
Para 3, existe um O-ring no tubo pescador, que veda a conexão dele com a bomba... se não houver boa vedação, ocorre entrada de ar e a pressão fica prejudicada.(também pode haver pouca disponibilidade de óleo para a bomba, devido a entupimento no filtro do pescador).
Para 4, não há um teste específico conhecido e a análise é feita pela conclusão de que não há entrada de ar, não há entupimento no pescador e não há pressão de saída na bomba (mas a falta de pressão não pode ser por folga nos mancais? Pode, mas a bomba é um item mais barato que a desmontagem para medição das folgas e ela deve ser trocada como uma tentativa de resolução)
Para 5, há necessidade de se medir as folgas nos mancais (fixo e móvel), se fora das especificações, é esta a causa raiz. Este é um procedimento caro e só deve ser feito após esgotados os procedimentos anteriores.
Leonardo85
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Domingo 21 2019f Julho 2019 12:05:01 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leonardo85 »

Então, o mecânico já quer trocar bronzinas, bomba de óleo e cebolinha. Fala q o motor tá rajando, mas ele só raja com esse defeito, quando o motor está mais frio não acontece isso, creio eu q tenha a ver com a lubrificação. Vou pedir para ele medir a pressão da bomba de óleo, boa observação. Isso pra mim ou é bomba ou sujeira, pois na descarbonizacao eu raspei um pouco as paredes do comando de válvulas e pode ter grudado um sujeira no pescador, atrapalhando a sucção do óleo. Comprei esse motor justamente.pq estou sem grana e tempo pra gastar 4 mil reais retificando motor (compro outro Corsa ou dou entrada num bem mais novo com esse dinheiro), então por favor galera: sem solução gourmet de playboy, (sou POBRE por isso q tenho um Corsa), estou postando aqui justamente pra ter solução simples, barata e PONTUAL ( já vi gente falando de retificar motor sem nem entender direito o problema, isso não tem nada a ver com retifica de motor, no máximo retificar vira). O motor está BOM, só esse detalhe da luz do óleo na lenta quando o óleo esquenta e afina. Eu tenho o motor antigo na bancada da minha garagem, se for necessário eu em última análise arranco o vira e as bronzinas deles, e se bobear até a bomba de óleo e cebolinha que apesar de usados estavam funcionando ok.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc falou agora em rajar...
Se de fato está rajando, é um defeito que tem mais a ver com folgas pela idade de uso...ou pela lubrificação ineficiente que acelerou a folga, podendo ser por uso incorreto do óleo ou pelo volume/pressão abaixo do necessário.
Creio que mesmo havendo também um problema com a bomba/ar/entupimento, o mal já está feito e sendo corrigido, apenas adiará o inevitável.
Em havendo folgas, é improvável um desgaste apenas em bronzinas...trocar somente elas pode resolver, mas durará a metade ou menos do tempo normal... alterar a viscosidade do óleo, idem...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

putz tinha respondido, mas apaguei, eu vi q o nome era conhecido....
é o cara q chega metendo o loco q nao tem nocao de nada, e agora ja ta todo sabido q sabe o problema.......
ja disse q tudo é facil e simples.......blz, nem volto mais nos seus topicos
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Leonardo85
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Domingo 21 2019f Julho 2019 12:05:01 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leonardo85 »

Bange escreveu: Domingo 25 2019f Agosto 2019 04:26:48 PM Vc falou agora em rajar...
Se de fato está rajando, é um defeito que tem mais a ver com folgas pela idade de uso...ou pela lubrificação ineficiente que acelerou a folga, podendo ser por uso incorreto do óleo ou pelo volume/pressão abaixo do necessário.
Creio que mesmo havendo também um problema com a bomba/ar/entupimento, o mal já está feito e sendo corrigido, apenas adiará o inevitável.
Em havendo folgas, é improvável um desgaste apenas em bronzinas...trocar somente elas pode resolver, mas durará a metade ou menos do tempo normal... alterar a viscosidade do óleo, idem...
Vc acha melhor já trocar o vira? Eu tenho um sobrando q está bom, do outro motor. Tô pensando seriamente em já trocar junto com as bronzinas e bomba de óleo.
Leonardo85
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Domingo 21 2019f Julho 2019 12:05:01 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leonardo85 »

SemControle escreveu: Domingo 25 2019f Agosto 2019 05:21:39 PM putz tinha respondido, mas apaguei, eu vi q o nome era conhecido....
é o cara q chega metendo o loco q nao tem nocao de nada, e agora ja ta todo sabido q sabe o problema.......
ja disse q tudo é facil e simples.......blz, nem volto mais nos seus topicos
Cara, se vc não for ajudar não atrapalhe. Não vou nem dar moral pra tolices, ok?! até hoje vc não explicou a parada do alternador, estava ERRADO (conversei até com engenheiro sobre isso) e não aceitou, orgulhoso e arrogante. Se acha o moderador estrelinha, e ainda está com rancor.

Já passou veio, relaxa. Acho q o fórum é pra somar conhecimento, não pra dividir ou competir quem sabe mais.
Abs
Leonardo85
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Domingo 21 2019f Julho 2019 12:05:01 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leonardo85 »

Estava pensando aqui, não sei qual óleo o proprietário anterior usava.
Foi colocado o óleo 20w50 mineral. Quando o motor ta frio as luz não acende e o barulho fica bom. Quando passa de 10 minutos, já começa...
Estou usando muito pouco o carro, e estou tentando solucionar isso na mosca. Será que trocar esse óleo por um com viscosidade diferente não resolveria o problema???Aparentemente ele trabalhando a 20 não apresenta problemas, quando muda pra 50 fica com lubrificação insuficiente. Se eu colocar um sintético 5x30 não poderia resolver?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Leonardo85 escreveu: Domingo 25 2019f Agosto 2019 06:28:56 PM
Bange escreveu: Domingo 25 2019f Agosto 2019 04:26:48 PM Vc falou agora em rajar...
Se de fato está rajando, é um defeito que tem mais a ver com folgas pela idade de uso...ou pela lubrificação ineficiente que acelerou a folga, podendo ser por uso incorreto do óleo ou pelo volume/pressão abaixo do necessário.
Creio que mesmo havendo também um problema com a bomba/ar/entupimento, o mal já está feito e sendo corrigido, apenas adiará o inevitável.
Em havendo folgas, é improvável um desgaste apenas em bronzinas...trocar somente elas pode resolver, mas durará a metade ou menos do tempo normal... alterar a viscosidade do óleo, idem...
Vc acha melhor já trocar o vira? Eu tenho um sobrando q está bom, do outro motor. Tô pensando seriamente em já trocar junto com as bronzinas e bomba de óleo.
Não se deve trocar nada no escuro, tem que identificar e avaliar o que é possível ou necessário de se fazer... o possível normalmente é incerto, de resultado duvidoso na qualidade ou tempo... já o necessário repõe a originalidade e é mais garantido.
Resolvido o problema do alarme da pressão do óleo, é possível que que o rajamento até desapareça, mas será por pouco tempo... quanto não tem como saber...mas se permanecer, é folga em alguma parte... onde?
Folgas ocorrem em partes móveis (mancais fixos, móveis, pinos de biela...), sendo mancal, o desgaste deve ser avaliado/medido, pois como existem tolerâncias é possível que uma parte esteja dentro e a outra fora... a que está fora tem que ser substituída ou retificada, mas a que ainda está dentro da tolerância não tem a medida original, logo a sua duração será menor (chamada de meia vida).
Em resumo, não tem como te dizer o que eu acho, pois a coisa depende das medidas obtidas...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”