Meu novo projeto de som.
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aew corso vc naum tem cabos no carro, vc tem barramentos de alta corrente isso sim
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- Rei_Panda
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Então, me falaram para usar esses cabos, fui direto na tabela, perda de tempo, não sabia qual a máxima corrente. Consegui o manual e voltei para a tabela, 21mm² não aguenta 80A, então fui no 2AWG (96A).
Agora soube que não cabe no conector. Desanimei, estou duvidando do projeto desse módulo.
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Panda, tem que ver também que você está falando do consumo do módulo em pico, não? Então não é pra se preocupar com o cabo tanto assim pra precisar de um 2AWG.Rei_Panda escreveu:Então, me falaram para usar esses cabos, fui direto na tabela, perda de tempo, não sabia qual a máxima corrente. Consegui o manual e voltei para a tabela, 21mm² não aguenta 80A, então fui no 2AWG (96A).
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Sem problema, nós estamos discutindo som mesmo e informação útil nunca é demaisRei_Panda escreveu:Está certo! Obrigado adilson, desculpe-me por ter utilizado seu tópico.
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- Lint
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olha... no meu som, to usando um modulo de 1100W pmpo
eu tinha um cabo provavelmente 33mm2 ou maior, pq nao cabe nem metade da bitola do cabo no contato do modulo... mas como eu detesto efeito joule, e o cabo tava sobrando, foi aquele mesmo :)
a corrente chega ateh o porta malas pelo cabo, de lah, to na duvida entre ligar a corrente diretamente no modulo e deixar 90% escapar fora do modulo ou se puxo dois cabos menores vindo da corrente....
possivel/provavelmente vou fazer uma seccao no encapamento do cabo de forma que o cabo fique num formato "U", a base do U eh desencapada e as pontas vao pro cabo de 33mm2
depois eu posto pra voces a gambi q tah ficando :P
de qquer forma, se voces querem q o carro aguente sem esquentar tanto o fio, sugiro voces fazerem o mesmo..... pela segunda lei de ohm, a resistividade dum cabo condutor cresce com a distancia do mesmo jeito que diminui com a seccao maior do cabo... entao um cabo de 1 metro com 10mm2 tem a mesma resistencia que um cabo de 3 mtros com 30mm2
portanto, na teoria, levar um cabo enorme da corrente da bateria ateh o porta malas eh vantajoso, mesmo que no final do cabo exista um "gargalo" prum cabo de menor bitola (contanto que o gargalo seja curto)
eu soh nao tenho certeza se isso tbem serve pra segurar o efeito joule... alguem saberia??
eu tinha um cabo provavelmente 33mm2 ou maior, pq nao cabe nem metade da bitola do cabo no contato do modulo... mas como eu detesto efeito joule, e o cabo tava sobrando, foi aquele mesmo :)
a corrente chega ateh o porta malas pelo cabo, de lah, to na duvida entre ligar a corrente diretamente no modulo e deixar 90% escapar fora do modulo ou se puxo dois cabos menores vindo da corrente....
possivel/provavelmente vou fazer uma seccao no encapamento do cabo de forma que o cabo fique num formato "U", a base do U eh desencapada e as pontas vao pro cabo de 33mm2
depois eu posto pra voces a gambi q tah ficando :P
de qquer forma, se voces querem q o carro aguente sem esquentar tanto o fio, sugiro voces fazerem o mesmo..... pela segunda lei de ohm, a resistividade dum cabo condutor cresce com a distancia do mesmo jeito que diminui com a seccao maior do cabo... entao um cabo de 1 metro com 10mm2 tem a mesma resistencia que um cabo de 3 mtros com 30mm2
portanto, na teoria, levar um cabo enorme da corrente da bateria ateh o porta malas eh vantajoso, mesmo que no final do cabo exista um "gargalo" prum cabo de menor bitola (contanto que o gargalo seja curto)
eu soh nao tenho certeza se isso tbem serve pra segurar o efeito joule... alguem saberia??
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Hmmm... boa pergunta. Como o efeito leva em consideração a potência total que é dissipada no comprimento total, acho que não vai haver problema exatamente naquele ponto.Lint escreveu:
eu soh nao tenho certeza se isso tbem serve pra segurar o efeito joule... alguem saberia??
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eu uso esse de 28mm, mas é triste nao tem como trabalhar....adilson escreveu:Panda, tem que ver também que você está falando do consumo do módulo em pico, não? Então não é pra se preocupar com o cabo tanto assim pra precisar de um 2AWG.Rei_Panda escreveu:Então, me falaram para usar esses cabos, fui direto na tabela, perda de tempo, não sabia qual a máxima corrente. Consegui o manual e voltei para a tabela, 21mm² não aguenta 80A, então fui no 2AWG (96A).
Agora soube que não cabe no conector. Desanimei, estou duvidando do projeto desse módulo.
se fosse refazer hj partiria pra um de 13mm paralelo, e automotivo.....
ou se achar um de 21mm automotivo seria o negocio....
mas vou manter esse de 28mm pq vou estar colocando a MXR no porta mala....e partindo dessa bateria pros modulos....o 28mm vai cuidar de recarregar a MXR
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- Rei_Panda
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Lint, usar esse cabo de 33mm² com certeza reduzirá as perdas por efeito joule.
1º- Na conexão com a bateria perde-se menos pela maior secção.
2º- A queda de diferença de potencial é menor para cada metro de cabo de maior secção.
3º- Com menor queda da diferença de potencial terá menor corrente na conexão com o módulo e menor perda com aquecimento proveniente do efeito joule. Mas não use emendas, elas anulariam todo o ganho (ínfimo) até aqui. É melhor mesmo reduzir a secção na ponta (o mínimo possível) e conectá-la diretamente no amplicador.
1º- Na conexão com a bateria perde-se menos pela maior secção.
2º- A queda de diferença de potencial é menor para cada metro de cabo de maior secção.
3º- Com menor queda da diferença de potencial terá menor corrente na conexão com o módulo e menor perda com aquecimento proveniente do efeito joule. Mas não use emendas, elas anulariam todo o ganho (ínfimo) até aqui. É melhor mesmo reduzir a secção na ponta (o mínimo possível) e conectá-la diretamente no amplicador.
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Panda, na bateria jah tem um gargalo inevitavel, que eh o fusivel... cai prum fio de bitola bem menor, mas esse fio, se queimar por efeito joule, tudo bem, afinal eh um dispositivo de seguranca feito pra queimar mesmo.... fora isso, o fusivel DEVE abrir o bico antes do fio...Rei_Panda escreveu:Lint, usar esse cabo de 33mm² com certeza reduzirá as perdas por efeito joule.
1º- Na conexão com a bateria perde-se menos pela maior secção.
2º- A queda de diferença de potencial é menor para cada metro de cabo de maior secção.
3º- Com menor queda da diferença de potencial terá menor corrente na conexão com o módulo e menor perda com aquecimento proveniente do efeito joule. Mas não use emendas, elas anulariam todo o ganho (ínfimo) até aqui. É melhor mesmo reduzir a secção na ponta (o mínimo possível) e conectá-la diretamente no amplicador.
a queda de DDP por causa do cabo eh minima, a temperatura eh mais afronta do que isso
no entanto, quanto menor a queda de DDP, MAIOR serah a corrente na conexao com o modulo (V/R = I) mas assim maior serah a potencia no modulo e consequentemente nos falantes, logo, menor a necessidade de volume.... embora eu duvide que a queda de DDP ocasione uma diferenca tao grande pra gente ficar discutindo isso :P
infelizmente o cabo do multimetro nao alcanca as duas extremidades do cabo da corrente pra medir a DDP entre o positivo da bateria e o positivo do modulo.... :(
reduzir a seccao vai dar um trabalho descomunal e possivelmente vai ficar mal fixado... to realmente com receios de fazer isso e passar numa lombada e soltar a corrente e bater num terra e dar curto
acho que vou fazer o U mesmo... o problema nao eh nem a bitola do cabo em U, que deve ser suficiente, eh o fato de ter uma emenda no cabo...
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