Manutanção básica de compra de carro usado

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Bange
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Manutanção básica de compra de carro usado

Mensagempor Bange » Segunda-feira 10th 2018f Setembro 2018 09:32:28 AM

A compra de um carro é sempre ligada a uma necessidade ou a realização de um sonho, podendo ser um zerinho ou um usado, dependendo das condições do comprador.

Se conseguiu comprar um "zero", parabéns...é só virar a chave e sair rodando até primeira quilometragem da manutenção preventiva, pois tudo é novo e tanto o tempo de uso como a distância percorrida são facilmente conhecidos e controlados...já em um carro usado...

Um carro usado, principalmente quando não é de concessionária da própria marca ou, com raríssimas excessões, de um dono caprichoso, cuidadoso e muito bem documentado, como ficar tranquilo igual ao comprador de um carro zero?

Bom, igual não vai ficar nunca, mas pode chegar perto...basta tomar alguns cuidados básicos, pois não se sabe como o carro foi tratado pelo(s) antigo(s) dono(s) e nem o motivo da venda...foi uma troca por um mais novo, um zero...ou foi pra se desfazer de um problema?

Seja como for é melhor ignorar o que o vendedor lhe diz (sem provas), e partir pra uma manutenção básica de compra de carro usado, que nada mais é do que substituir todos os ítens de manutenção preventiva e passar a contar o tempo e a quilometragem igualmente como num carro zero, seguindo a partir de então o plano de manutenção preventiva, de acordo com o manual do carro.

Óleo do motor + filtro
Fluido do freio (inspecionar/trocar pastilhas/lonas)
Fluido do arrefecimento
Óleo da direção hidráulica (caso tenha)
Óleo da caixa de marchas (se manual, completar o nível...se automática, substituir)
Filtro de combustível
Filtro do ar do motor
Velas e cabos de velas
Correia de acessórios
Correia dentada e tensor (dependendo do ano do carro, a bomba d’água também)

Claro que dependendo da idade do carro, alguns ítens podem ficar de fora, pois ainda não atingiram o tempo ou a quilometragem para a primeira troca, ex.: um semi novo de 20.000km, ainda não precisa trocar as correias, velas e seus cabos, basta ver o manual.

Existem itens como amortecedor, suspensão, pneus (vencidos, com bolhas, carecas, etc), que passam facilmente na vistoria de loja, quando se é leigo, mas por serem ítens de segurança, devem ter sua devida atenção por especialistas.

Com a manutenção preventiva em dia, fica-se mais tranquilo, quer seja para uma viajem ou para o dia-a-dia, além de ter uma menor probabilidade de manutenções corretivas, que são inesperadas e bem mais caras.



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