Código 13 no Lampejador
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Código 13 no Lampejador
Pessoal seguinte meu Corsa apresentou luz de injeção acesa esses dias acendeu por cerca de 15 segundos com o carro em funcionamento e andando com o motor quente, depois disso ela se apagou do painel cheguei em casa fiz o procedimento do código lampejante e deu erro 13 ou seja sonda lambda com sinal aberto será que nesse caso a troca dela já resolveria o problema? O chicote plug e conectores pareciam estar normais agora ela acredito ser original do carro que está atualmente com 171.000 Abraços
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Relaxa...preocupe-se quando for muito constante ou até direto...mas o código não é da sonda e sim do chicote/conector.
Códigos da sonda mesmo são os 44 e 45.
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Bange escreveu:Relaxa...preocupe-se quando for muito constante ou até direto...mas o código não é da sonda e sim do chicote/conector.
Códigos da sonda mesmo são os 44 e 45.
Então eu até pensei nessa possibilidade e fui lá e dei uma olhada no conector e vi que aquele conector que vem do módulo e encaixa no conector da lambda está sem a trava alguém puxou e quebrou tudo, tirei dei uma apertada em tudo ontem sai com ele andei cerca de 17 kilometros para ir para meu trabalho e não apresentou nenhum problema voltei mais 17 kilometros e também não apresentou nenhum problema mas por precaução eu já comprei outra sonda da MTE se não for esse o problema pelo menos tenho uma guardada de reserva.
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Encontrei um vídeo bacana sobre a sonda e resolvi testa - la segue o link
https://www.youtube.com/watch?v=AxUoJfkXCjI
Ao efetuar o procedimento vi que a minha sonda estava variando bem lentamente entre 174mv e 220mv não passando disso, resolvi então mandar um spray pra dentro do coletor pra ver se realmente ela iria ficar travada ou iria varia como mostra o vídeo....BATATA !!! A minha se manteve lá quietinha sem varia muito....
Achei estranho....deixei o carro ficar bem quente refiz o teste e os valores ficaram os mesmos....Realmente ela tem um problema independente do erro que o carro está apresentando.
Talvez por coincidência ela tenha trepidado o conector, ele se soltou alguns segundos e apresentou a falha 13 e ao ler os parâmetros constatei que ela não está mais funcionando devidamente vou providenciar a troca dela e ver o que eu faço em relação ao conector, sinceramente o código lampejador ajuda e muito nessas horas, mas o ideal mesmo seria comprar um scanner pra ler somente ler os parametros pra se ter uma real noção de tudo que está acontecendo.
https://www.youtube.com/watch?v=AxUoJfkXCjI
Ao efetuar o procedimento vi que a minha sonda estava variando bem lentamente entre 174mv e 220mv não passando disso, resolvi então mandar um spray pra dentro do coletor pra ver se realmente ela iria ficar travada ou iria varia como mostra o vídeo....BATATA !!! A minha se manteve lá quietinha sem varia muito....
Achei estranho....deixei o carro ficar bem quente refiz o teste e os valores ficaram os mesmos....Realmente ela tem um problema independente do erro que o carro está apresentando.
Talvez por coincidência ela tenha trepidado o conector, ele se soltou alguns segundos e apresentou a falha 13 e ao ler os parâmetros constatei que ela não está mais funcionando devidamente vou providenciar a troca dela e ver o que eu faço em relação ao conector, sinceramente o código lampejador ajuda e muito nessas horas, mas o ideal mesmo seria comprar um scanner pra ler somente ler os parametros pra se ter uma real noção de tudo que está acontecendo.
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Quanto ao conector, existem lojas que vende só ele.
Se seu carro não apresenta sintomas de consumo excessivo, pouca potência/desempenho, trocar será um bom teste.
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Então eu estava pensando sobre isso o que acontece é assim como ela está travada em mistura pobre (pouco combustível) ou seja abaixo de 450mv ela teoricamente não alteraria o consumo pelo contrario deixaria ele baixo mas o carro fica sem potencia, mas como comprei o carro recentemente nunca senti ele potente, ou seja já peguei ele assim senti ele mais potente do que meu antigo Uno que tinha 54 Cv mas pouca coisa mas tinha momentos eu que eu até sentia ele meio frouxo mas conversando com um mecânico que inclusive andou no carro me disse que era assim mesmo...por ele ser mais pesado do que meu antigo Uno eu iria sentir isso mesmo....então desencanei disso....Bange escreveu:Quanto ao conector, existem lojas que vende só ele.
Se seu carro não apresenta sintomas de consumo excessivo, pouca potência/desempenho, trocar será um bom teste.
Agora se acontecesse o contrário ela travasse com valores acima de 450mv ai sim com a mistura rica (muito combustível e pouco ar) o carro gastaria muito mais combustível e ficaria "engasopando" porque estaria com excesso....inclusive o cheiro forte de gasolina seria bem evidente, aquele tipico ardor nos olhos quando o carro esta funcionando na garagem de casa.
O mais engraçado de tudo é que os erros 44 e 45 não estão presentes e o porque isso acontece ??
Acredito eu que a sonda por mais ruim que ela esteja ainda não chegou perto dos níveis considerados críticos de seu funcionamento para acusar a falha 44 (baixa tensão na sonda lambda - mistura pobre) ela ainda envia 174mv até 220mv ai precisaria ver o minimo que a central define como baixa tensão eu acredito ser algo abaixo de 100mv e acima de 900mv pra dar o erro 45
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Não sou especialista em injeção, mas sei que a sonda deve oscilar entre <450mv>...se permanecer em um dos lados por mais que "X" tempo, caberia um dos códigos referente (acima ou abaixo - rica ou pobre)...sei também que a central ignora as informações que ela manda por um tempo também de "Y", pois as informações dela só são válidas após atingir 300°C...e não tem nenhum sensor avaliando esta temperatura, logo, tem que ser por tempo ou uma leitura paralela, tipo a do motor...
Refaz o seu teste após uns 3 ciclos de ventoinha...se ela continuar com a mesma leitura acredito que seja válida a troca.
Refaz o seu teste após uns 3 ciclos de ventoinha...se ela continuar com a mesma leitura acredito que seja válida a troca.
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Refiz os testes e o resultado foi o mesmo infelizmente a troca ao meu ver se faz necessário sem dúvida alguma, vamos ver depois da troca o que vai dar de diferença.Bange escreveu:Não sou especialista em injeção, mas sei que a sonda deve oscilar entre <450mv>...se permanecer em um dos lados por mais que "X" tempo, caberia um dos códigos referente (acima ou abaixo - rica ou pobre)...sei também que a central ignora as informações que ela manda por um tempo também de "Y", pois as informações dela só são válidas após atingir 300°C...e não tem nenhum sensor avaliando esta temperatura, logo, tem que ser por tempo ou uma leitura paralela, tipo a do motor...
Refaz o seu teste após uns 3 ciclos de ventoinha...se ela continuar com a mesma leitura acredito que seja válida a troca.
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não sei se entendi bem sua conclusão, mas......edsonnota1000 escreveu:Então eu estava pensando sobre isso o que acontece é assim como ela está travada em mistura pobre (pouco combustível) ou seja abaixo de 450mv ela teoricamente não alteraria o consumo pelo contrario deixaria ele baixo mas o carro fica sem potencia, mas como comprei o carro recentemente nunca senti ele potente, ou seja já peguei ele assim senti ele mais potente do que meu antigo Uno que tinha 54 Cv mas pouca coisa mas tinha momentos eu que eu até sentia ele meio frouxo mas conversando com um mecânico que inclusive andou no carro me disse que era assim mesmo...por ele ser mais pesado do que meu antigo Uno eu iria sentir isso mesmo....então desencanei disso....Bange escreveu:Quanto ao conector, existem lojas que vende só ele.
Se seu carro não apresenta sintomas de consumo excessivo, pouca potência/desempenho, trocar será um bom teste.
Agora se acontecesse o contrário ela travasse com valores acima de 450mv ai sim com a mistura rica (muito combustível e pouco ar) o carro gastaria muito mais combustível e ficaria "engasopando" porque estaria com excesso....inclusive o cheiro forte de gasolina seria bem evidente, aquele tipico ardor nos olhos quando o carro esta funcionando na garagem de casa.
O mais engraçado de tudo é que os erros 44 e 45 não estão presentes e o porque isso acontece ??
Acredito eu que a sonda por mais ruim que ela esteja ainda não chegou perto dos níveis considerados críticos de seu funcionamento para acusar a falha 44 (baixa tensão na sonda lambda - mistura pobre) ela ainda envia 174mv até 220mv ai precisaria ver o minimo que a central define como baixa tensão eu acredito ser algo abaixo de 100mv e acima de 900mv pra dar o erro 45
se a injeção recebe baixa voltagem da sonda lamba, indica mistura pobre, então a central trata de alterar pra mais combustível ir pras câmaras......
se a sonda envia valores altos, a central entende q tem muito combustível indo pras câmaras e ele faz o caminho inverso de mandar menos combustível....
sim o ideal é vc passar o carro no scanner, qnd a luz vem aparecer o erro esta critico, fora da faixa de tolerância da central, sua sonda ainda esta dentro dos valores de tolerância, então vai demorar muito até surgir um erro de sonda ai....mas e os outros sensores como estão? não duvide q possa ser qq outro sensor trabalhando erroneamente q esta afetando diretamente a sonda.....veja q ela "cheira" o produto final, tem tantos sensores e atuadores antes dela trabalhando....um simples sensor de temperatura da água do arrefecimento é capaz de modificar o ponto e injeção de combustível, mas igual a sonda se não esta em valor critico, não da o alarme da central....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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