Amperagem correta dos Relés Corsa C

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
naves.junior
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 15 2016f Junho 2016 09:17:29 PM
Localização: Angra dos Reis - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Amperagem correta dos Relés Corsa C

Mensagem por naves.junior »

Boa noite amigos, meu carro estava esquentando o fio do ventilador interno e ao verificar os relés, os mesmos estavam fora de ordem. Meu carro é um Corsa C Sedan 2009 1.4 Maxx (Sem ABS).

Gostaria que alguém me mandasse uma foto do relé do carro de vocês com a amperagem correta para ver se eu soluciono esse problema. Obrigado a todos!


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Se o fio está esquentando, o problema não está no relé e sim em quem ele alimenta (tendendo a curto), ou no fio inadequado para a corrente.
No meu carro, as ventoinhas (da cabine e as do radiador), todas tem em torno de 1 ohm, que em 12V dará 12A, considerando que a tensão pode chegar a 13,2V (dependendo do regulador de seu alternador), a corrente então chegará a 13,2A, logo a corrente do contato do relé que comanda tais cargas, deverá ser de no mínimo 50% a mais (20A min.), mas na prática as montadoras colocam para alimentar motores, relés de 30A...o fio também deve ser capaz de suportar essa corrente (tem tabelas próprias em função da bitola).

Este é o conjunto de relés que ficam embaixo do porta-luvas...os valores de corrente normalmente vem gravados no encapsulamento do relé.

Imagem

Vê aí se ajuda...


naves.junior
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 15 2016f Junho 2016 09:17:29 PM
Localização: Angra dos Reis - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por naves.junior »

Bange escreveu:Se o fio está esquentando, o problema não está no relé e sim em quem ele alimenta (tendendo a curto), ou no fio inadequado para a corrente.
No meu carro, as ventoinhas (da cabine e as do radiador), todas tem em torno de 1 ohm, que em 12V dará 12A, considerando que a tensão pode chegar a 13,2V (dependendo do regulador de seu alternador), a corrente então chegará a 13,2A, logo a corrente do contato do relé que comanda tais cargas, deverá ser de no mínimo 50% a mais (20A min.), mas na prática as montadoras colocam para alimentar motores, relés de 30A...o fio também deve ser capaz de suportar essa corrente (tem tabelas próprias em função da bitola).

Este é o conjunto de relés que ficam embaixo do porta-luvas...os valores de corrente normalmente vem gravados no encapsulamento do relé.

Imagem

Vê aí se ajuda...
Então, a minha caixa de relés fica no cofre do motor. Pode ser defeito do ventilador interno? O fio esquenta bastante, o conector fica super quente. Mas não chega a derreter nada, isso que eu estou achando mais estranho.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Mau contato também aquece o ponto problemático...tem que avaliar, medir...seu motor pode estar arrastando, o que gera carga adicional e vai aquecer...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”