Olá galera
Tenho uma duvida.
Qual é a função daquela manqueira fina que sai daquela peça redonda de metal que esta no suporte do filtro de ar e vai até no TBI?
Corsa 95 1 bico?
Mangueira de ar
- Adrianno Sakamoto
- :: GL ::
- Mensagens: 1692
- Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
- Localização: São José dos Campos - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
- Contato:
Válvula thermac, serve para auxiliar na partida a frio. No corsa quando dá a primeira partida de manhã o ar admitido é o ar quente do tubo que sai do defletor do escapamento. Depois de um tempo o ar quente faz uma peça que fica na tampa do tbi, por vácuo, abrir a portinhola e assim admitir ar frio normalmente e fechando assim que ficar fria demais.
No meu desativei completamente o sistema. Um que é a gasolina (ta "serto", é alcoolina) e não álcool, outra é que a portinhola atrapalhava a admissão de ar, mais outra é que não moro num local gelado. Não reparei alterações no consumo de combustível .
Abraços.
No meu desativei completamente o sistema. Um que é a gasolina (ta "serto", é alcoolina) e não álcool, outra é que a portinhola atrapalhava a admissão de ar, mais outra é que não moro num local gelado. Não reparei alterações no consumo de combustível .
Abraços.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 14
- Registrado em: Quarta-feira 28 2013f Agosto 2013 01:31:38 PM
- Localização: Lajeado - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Meu corsa pega normal tanto frio quanto quente, mas na primeira acelerada ele da uma embrulhada.
Se eu acelera devagar (gradativamente) não acontece nada, mas se eu ligar ele e for da uma acelerada mais "brusca" ele da essa embrulhada e depois fica normal, não tem mais falha nenhuma.
Ja troquei cabos, velas, capa de bobina e etc... Os mecânicoo colocaram no scanner, ja testaram a bomba e ta tudo ok, porém ontem eu percebi que essa mangueirinha que sai do tbi e vai até a valvula thermac esta rachada então coloquei uma fita isolante bem apertada.
Sera que isso poderia ser meu problema?
Obrigado pela ajuda amigo
Se eu acelera devagar (gradativamente) não acontece nada, mas se eu ligar ele e for da uma acelerada mais "brusca" ele da essa embrulhada e depois fica normal, não tem mais falha nenhuma.
Ja troquei cabos, velas, capa de bobina e etc... Os mecânicoo colocaram no scanner, ja testaram a bomba e ta tudo ok, porém ontem eu percebi que essa mangueirinha que sai do tbi e vai até a valvula thermac esta rachada então coloquei uma fita isolante bem apertada.
Sera que isso poderia ser meu problema?
Obrigado pela ajuda amigo
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Adrianno, eu reativaria o sistema thermac. Na verdade, a portinhola abre a passagem de ar quente vindo da área do coletor de escape, sem vedar a passagem de ar frio. Do mesmo jeito que é mo Monza EFI, esse ar quente ajuda na fase fria do motor.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
- Adrianno Sakamoto
- :: GL ::
- Mensagens: 1692
- Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
- Localização: São José dos Campos - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
- Contato:
Não faz falta José. Se considerar motor frio nunca tive dificuldade de partida desde quando desativei o thermac, está do mesmo jeito.
Abraços.
Abraços.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26799
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
uma quase herança dos motores carburados a álcool com aquecimento do coletor
frio + álcool poderia não dar bons resultados, mas gasolina não tem nessa necessidade toda....
agora sobre a mangueira rachada, não q seja culpa dela as engasgadas, mas pode até contribuir, qq entrada falsa de ar em mangueiras ligadas ao TBI já causam algumas dores de cabeça....
frio + álcool poderia não dar bons resultados, mas gasolina não tem nessa necessidade toda....
agora sobre a mangueira rachada, não q seja culpa dela as engasgadas, mas pode até contribuir, qq entrada falsa de ar em mangueiras ligadas ao TBI já causam algumas dores de cabeça....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Adrianno, na partida, realmente não faz nenhuma diferença. Só pensei no funcionamento do motor nos primeiros minutos. Mas se não está dando problema, deixa como está.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 14
- Registrado em: Quarta-feira 28 2013f Agosto 2013 01:31:38 PM
- Localização: Lajeado - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Meu mecânico vai fazer uma limpeza do bico injetor e do TBI, trocar os reparos do bico pra ver se essa engasgada melhora
O que sabemos é que não é excesso de gasolina e sim falta, pois as velas estão bem branquinhas (até de mais...hehe) e não da cheiro de gasolina.
Lembrando que essa engasgada só acontece na primeira acelerada, se acelero gradativamente não acontece.
ligo e carro e dou uma acelerada mais rapida (brusca) ele engasga como se não viesse combustível, depois não tem falha nem uma, consumo ta ok, e pressão da bomba também
Obrigado pela força ai galera
O que sabemos é que não é excesso de gasolina e sim falta, pois as velas estão bem branquinhas (até de mais...hehe) e não da cheiro de gasolina.
Lembrando que essa engasgada só acontece na primeira acelerada, se acelero gradativamente não acontece.
ligo e carro e dou uma acelerada mais rapida (brusca) ele engasga como se não viesse combustível, depois não tem falha nem uma, consumo ta ok, e pressão da bomba também
Obrigado pela força ai galera
- Adrianno Sakamoto
- :: GL ::
- Mensagens: 1692
- Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
- Localização: São José dos Campos - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
- Contato:
José Leal, remontei o sistema. Além da partida a frio a thermac ajuda a evitar a admissão de ar muito frio que apesar de ser bom para performace aumenta muito o consumo de combustível em alta velocidade.
SemControle, aqui no brasil realmente não faz muita falta. Eu creio que mantiveram o sistema por conta do mercado argentino e uruguaio (onde o Wind era vendido com motor 1.4...) onde faz uma friaca de nevar e esse sistema ajuda bastante.
Fiz o teste e a portinhola usando a outra manguerinha do tbi onde tem vácuo e fecha normal. Julilo, se falta gasolina dá uma revisada na bomba de combustível. Eu já tive que trocar a do meu corsa.
Abraços.
SemControle, aqui no brasil realmente não faz muita falta. Eu creio que mantiveram o sistema por conta do mercado argentino e uruguaio (onde o Wind era vendido com motor 1.4...) onde faz uma friaca de nevar e esse sistema ajuda bastante.
Fiz o teste e a portinhola usando a outra manguerinha do tbi onde tem vácuo e fecha normal. Julilo, se falta gasolina dá uma revisada na bomba de combustível. Eu já tive que trocar a do meu corsa.
Abraços.
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 2087 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 2 Respostas
- 1051 Exibições
-
Última mensagem por SemControle