Salve Salve rapaziada, como estão ? To sumidão né, pois é, muito BO nos últimos anos.
Com relação a minha pessoa, tudo bem, despois de alguns cabelos brancos consegui me formar na facul de Engenharia e de quebra ainda fiz um MBA, hahaha
Agora com relação a lasanha, essa nossa, foi uma verdadeira novela Mexicana
Entrei em uma verdadeira cruzada, em Janeiro de 2021 decidi que ia “reformar” o Corsa, parei ele na garagem de casa e começo a saga de um aspirante a mecânico de remoção do motor, depois de dois dias ( não trabalhava o dia todo ) e muitas etiquetas de identificação fiz a remoção do motor e cambio do carro.
Motor fora
Coisas legais que eu descobri nessa historia é que meu motor com seus 240.000 km era todo STD
Porem os dutos estavam ovalizados e com calo ☹
Nisso foi feito o encamisamento do bloco com camisas forjadas e a folga eu solicitei que deixasse no máximo da folga STD original, salvo engano era 0,07 mm
Bom, bloco retificado é só montar tudo de novo e pau no gato ? claro que não, mas a vida ela é um caixinha de surpresas já diria Joseph Climber.
Começou a famosa saga do “Já que”, já que tá tudo fora monta forjado, já que vai montar forjado coloca o cabeçote roletado, já que vai montar já turbina, já que vai turbinar coloca cambio 6 marchas de ônix....
E senhores assim foi por quase 8 meses, comprando peças e mais peças, uma infinidade de entregas de mercado livre e correios que nunca acabava.
No final de muito trabalho e principalmente DINHEIRO, fechei o motor com o seguinte setup:
-Motor todo STD
-Cabeçote roletado
-Pistões e bielas de Cruze 1.8 16v que são forjadas de fábrica
-Virabrequim também de cruze 1.8 16v
-Cambio de 6 marcas de ônix 1.4 todo revisado
Detalhe da pintura
Tudo novo e limpo, da até um tesão de montar
Pelos cálculos o carro ficou com 11,7 de taxa, os pistões de Cruze ficam 0,3mm acima da face do bloco.
Para os freios dianteiros:
-Revisei o modulo de ABS
-Linhas em aeroquip
-Pinças dianteiras de Hilux 4 pistões
-Discos de 316 mm de Fusion Hybrid
Para os freios traseiros:
-Conjunto de discos e pinças de Vectra 97 de 270mm, com cubos com ABS
Feito isso foi montado prisioneiros nas 4 rodas.
Com relação a alimentação:
-Estou usando uma bomba interna da dinâmica de 9bar como esta dentro do tanque não tirei foto durante a montagem ( porque é uma novela colocar aquela anel de borracha do tanque )
-E toda a linha de cobustivel esta usando conexões prensadas em inox com mangueiras baulflex de 3/8”, todas as conexões do carro que no padrão SAE foi utilizado adaptador para 6AN
-Os bicos são os bons e velhos bosch 65 lbs/h
Entrada e retorno da flauta com adaptador para PS10
Detalhe da bomba interna comas as saidas feitas em mangueira prensada
A parte do turbo:
Coletor SPA turbo T3, deslocado para carros com ar e direção
Valvula WG também SPA com mola de 0,4 até 0,8 de pressão.
Turbina é uma Master Power com eixo rotor 49,5 e compressora 52 a caixa quente é .63 e a fria é uma .50
( beeeeem grante, eu também achei, mas como a ideia é um folego só na estrada então acredito que vai ser o creme )
Por foto nao parece ser tão grante como na realidade
Pré montagem do kit turbo
Acredito que essa seja toda a parte mecânica do carro.
Também foi removido toda a parte de direção hidráulica, permanecendo apenas com caixa de direção aonde foi feito um Bypass e consequentemente foi adaptado uma coluna de direção elétrica do Onix, o que deixou a direção um pouco mais firme que a hidráulica original porem com um tictac pra ser desativada na estrada por exemplo.
Em paralelo a injeção original do carro ( o veiculo possui BCM ), foi instalada uma injeção programável Speeduino ( baseada em Mega Squirt ), onde a Speed controla os bicos e centelha, o carro compartilha os 12v para os bicos e a bobina, que esta sendo usada a de 4 fios com modulo interno. Foi colocado um segundo sensor de rotação para a injeção original para aparecer o RPM no painel e também manter a bomba acionada, a injeção original também possui o sensor de temperatura do fluido refrigerante no local original, para a Speed eu coloquei um segundo sensor em selo do bloco atras em frente a bomba d’agua, não menos importante também foi colocado uma Sonda WB da octtane 4.9 ( própria para eitanois ), o carro esta rodando no etanol agora.
Chicote todo aberto na minha cama sem o acabamento em fita de tecido padrão original.
Na parte mecânica acho que foi só isso que foi feito, na parte externa foi pitando os parachoques e molduras, colocado spoiler da montana sport, nos faróis foram colocados 2 projetores de 2,5 em cada lado e nas milhas estou usando projetores de S10, finalmente consegui o aero do corsa SS e também troquei a antena que estava sem base já coitada, pintei todos os plásticos de preto brilhante e o cofre foi pintado com uma tinta da Rust Oleum para caçambas de camionetes que deu um efeito “texturizado” muuuuuito TOP.
Os farois
Detalhe da pintura
Na parte interna: coloquei o acetato do corsa europeu com milhas e quilômetros, a própria direção elétrica, volante do Vectra gtx com comandos de som, bancos de i30 ( que estou louco pra tirar e colocar uns conchas ) e por enquanto na interna é isso, ainda pretendo desmontar e pintar tudo de preto, mas acredito que vou deixar isso para um próximo episódio.
No momento o carro não esta com a interna 100% montada porque ainda preciso fazer o acerto da injeção e alinhar o carro dai coloco o modulo bluetooth e deixo ela escondida, vou usar uma tela de 3,5 com moldura de GID no painel para fazer a leitura dos parâmetros.
O carro já andou, devagarinho claro, para um primeiro role, de segunda e terceira, que se mostrou com a baixa beeeem lisa, sem cabeçadas nem nada.
Essa é a historia dos últimos meses do corsa 1.Quase que agora é um 1.8 turbo forjado e intercoolado AHAHAH
Vou tentar ir atualizando aqui agora, conforme o projeto vá andando e segue algumas fotos de como o carro ficou:
Aqui esta sem a capa
Carinha do meninão, setas conjugadas e milhas ligadas.
De ladinho
Detalhe dos freios dianteiros, o carro ainda esta alto porque tinha acabado de ir para o chão as molas não haviam acentado direito, esta usando molas esportivas
Primeiro role com o carro dentro da garagem mesmo só pra ver se não ia cair nada
18 meses depoois o carro esta na rua sem os spoilers mas com as cantoneiras para fixalo hahah
Com a capa e bem editado ahaha
Fixação do spoiler.