[DÚVIDA] - Excesso de gasolina e fumaça branca no escape

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israel rieck
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[DÚVIDA] - Excesso de gasolina e fumaça branca no escape

Mensagem por israel rieck »

Ola ,tenho 22 anos e sempre tive o sonho de ter meu carro, entao juntei 2 anos de servico e comprei um wind hatch 95, nao entendia bulhufas de carro e fiz um mal negocio :( .
Logo de cara as luzes do painel de injecao e oleo acendiam pareciam uma arvore de natal, mandei no meca e fiz a parte debaixo do motor, e troca da bomba de oleo, e junta de cabecote q queimou.
Dae beleza, troquei a sonda lambda, pq a outra quebrou no meio, e achava q a fumaca branca ia parar, mais nao paro.
Entao eh o seguinte minhas duvidas sao, a fumaca pode ser excesso de combustivel? o ponto do carro ta adiantado uns 4 cm pra cima, e uma batecao de tucho... oq vcs me dizem?





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awaked
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Mensagem por awaked »

Tem que colocar o carro no ponto correto. Tem uma pistola pra medir isso, estroboscópica.

Fumaça branca é vapor de água.
Fumaça preta é excesso de combustível.
Fumaça azul é queima de óleo.

Pensando nos dias frios e no gasolixo com 27% de etanol, a fumaça deve ser só vapor, em todo caso, ela demora pra dissipar (a fumaça dista 3m ou 5m da saída do escape ou 1m depois já some? Você enxerga ela pelo retrovisor depois do motor aquecido?





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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Se o motor tava queimando óleo, certamente o escapamento está todo melecado. Até esse óleo aquecer e queimar, vai algum tempo. Solução? Troca o escapamento inteiro, desde o coletor de escape, passando pelo catalisador e até o final, na traseira do carro. Pode separar uma grana, pois é caro.
O que vc pode fazer é colocar o coletor de escape com o catalisador pendurado e a porção intermediária dos Classic VHCE. Se vc achar um 2014 ou 2015 no desmanche, provavelmente rodou pouco e o catalisador está bom. Só vai precisar tampar o buraco da 2ª sonda. Já economiza uns trocos.


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israel rieck
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Mensagem por israel rieck »

Opa ola aweked, sobre a fumaca eh o seguinte em dias frios e umidos, quase sempre aqui na minha cidade poise moro no litoral e eh muito umido sai uma fumaca branca de uns 30 centimetros do escape, nao vejo ela pelo retrovisor,apos 30 centimetros ela se dissipa, e eu percebo que quando acontece isso nos outros carros tambem, tipo 50 por cento dos q eu vejo tmbm, mesmo carro novo de 2015, o problema eh quando ligo o carro ele nao fuma , so apos 15 minutos. Em dias secos de sol sai uma fumaca de uns 2 centimetros q so se percebe se olhar de perto e de longe nao ve nada. Aqui.na minha cidade so tem mexanico, sobre o ponto tem como eu acertar em casa?





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José Leal
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Mensagem por José Leal »

A questão nem é o tamanho da fumaça, e sim se ela dissipa rapidamente ou se demora e principalmente a cor.

Se dissipar rápida e for branca, é vapor de água. Se demorar e for de cor branca azulada é óleo.

Nesse vídeo tem o exemplo da fumaça:
http://youtu.be/1VU-8vr3KsM


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awaked
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Mensagem por awaked »

É então, é que pelo "tamanho" dá pra ter ideia se dissipa rápido ou não.

No caso pela descrição deve ser só vapor de água. Seria natural.

O ponto não dá pra acertar em casa, na real até dá, já fiz, mas teria que ter muito ouvido e experiência já com a pistola pra ter uma noção. Do nada não tem como.





SemControle
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Mensagem por SemControle »

Creio q se realmente estiver esses 4cms, nunca vi medir assim, estaria grilando muito quente e c carga
Fumaca descrita me parece absolutamente normal tmb


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israel rieck
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Mensagem por israel rieck »

Muito Obrigado pela atenção de voces, mais tem um detalhe que eu nao contei, O MEDIDOR DE TEMPERATURA fica sempre abaixo dos 90 graus, subio apenas 2 vezes comigo num congestionamento longo, o motor esta trabalhando frio. Lendo o topico de consumo de combustivel, com meu carro apresentando estes sintosmas percebi que pode ser VALVULA TERMOSTÀTICA, que travou aberta ou, ter sido tirada pelo antigo dono.... Vou ter que abrir pra ver, eu achei este video no youtube https://www.youtube.com/watch?v=pnl-scKASa0 voces nao me recomendão um tutorial para mim tirar ela, tem que mecher na correia , tem como eu travar ela daquele jeito pra nao sair do ponto. eu quero fazer isso em casa pois to sem dinheiro no momento. Agradeço desde ja.





israel rieck
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Mensagem por israel rieck »

Galera achei o video, mais achei muito complicado para eu fazer sozinho, corre o risco de perder o ponto e ferrar o motor de vez...Tem algum metodo para eu saber o funcionamento desta valvula sem abrir a correia?
https://www.youtube.com/watch?v=2nxlCKzQRwQ





SemControle
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Mensagem por SemControle »

se não esquenta ou não tem ou ta travada aberta....
ao ligar va monitorando c a mao as 2 mangueiras e veja se uma esquenta e a outra não, até o ponto onde vai abrir e passar a aquecer a q estava fria....se estiver assim esta ok.....


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