[DÚVIDA] - Abrir motor 1.6 para 1.8

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ubasurf
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[DÚVIDA] - Abrir motor 1.6 para 1.8

Mensagem por ubasurf »

Galera procurei mas nao achei nada sobre isso, então se for repetido podem apagar ok?

Então eu estou com a minha pick up corsa 1.6 8V e já fiz todo o cabeçote, troquei bomba de oleo e de agua, todas juntas e retentores, troquei o cambio pois o dela estava todo moído, enfim fiz quase tudo. Digo quase tudo pois estava meio sem grana e não mexi na parte de baixo do motor, só que ela começou agora a grilar quando o motor força e queimar um pouco de óleo, então acho que terei que trocar os anéis dos pistoes que já são 1,00 ou seja eles tem 80mm e muito provavelmente terei que retificar o vira ou dependendo do estado dele ter que troca-los. A minha ideia é a seguinte: mandar abrir mais 0,5mm e colocar pistoes STD dos 1.8 e já meter vira e bielas do 1.8 deixando assim o motor com a parte debaixo toda 1.8 e melhorando a r/l do motor.
Minha dúvida é: quanto devo gastar para fazer isso? Lembrando que eu faço tudo em casa, menos o serviço de usinagem.
Ou será que sai ais em conta comprar um bloco parcial do 1.8, novo na caixa e fazer toda a documentação dela para alterar no documento?
Acredito eu que se eu tirar fora meu motor e levar para abrir e colocar pistoes, bielas e vira do 1.8 vai acabar saindo mais caro que comprar um bloco parcial não?
Muito obrigado pela ajuda.





SemControle
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Mensagem por SemControle »

Bielas sao as mesmas na familia corsa
Vira do 1.6 e pistoes do 1.8
Definitivamente so vai piorar a r/l do motor, se a do 1.6 ja nao ta legal pra vc, vai montar a pior r/l dos corsas
E montar motor quadrado assim so vai priorizar o torque em alta
Se for mudar o vira nao lembro, mas acho q mesmo biela original vai precisar cavar as camisas pro movimento das bielas na parte de baixo


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ubasurf
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Mensagem por ubasurf »

SemControle escreveu:Bielas sao as mesmas na familia corsa
Vira do 1.6 e pistoes do 1.8
Definitivamente so vai piorar a r/l do motor, se a do 1.6 ja nao ta legal pra vc, vai montar a pior r/l dos corsas
E montar motor quadrado assim so vai priorizar o torque em alta
Se for mudar o vira nao lembro, mas acho q mesmo biela original vai precisar cavar as camisas pro movimento das bielas na parte de baixo
Minha ideia é mudar o vira mesmo e colocar uma biela mais longa para melhorar a rl pq a do 1.6 é ruim, e se não me engano a do 1.8 é a melhor rl da gm...





ubasurf
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Mensagem por ubasurf »

Lembrando que minha idéia é usar vira e biela do astra e kadett, que tem a melhor rl e não a do corsa, que tem a pior do Brasil





ubasurf
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Mensagem por ubasurf »

ubasurf escreveu:Lembrando que minha idéia é usar vira e biela do astra e kadett, que tem a melhor rl e não a do corsa, que tem a pior do Brasil e se não me engano serve direitinho no bloco, mas é essa dúvida que eu tenho, pq se não servir vou atrás de um bloco novo do astra.





SemControle
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Mensagem por SemControle »

então esqueca, não tem como usar peças do F2 no bloco F1
e vc esta calculando algo errado

A relação R/L é a divisão do raio do virabrequim pelo comprimento da biela.
o raio do vira vc pode obter sendo a metade do curso do pistao, bielas F1 são todas iguais 129,75mm

Corsa 1.0
-curso 62,9
-comprimento 129,75
r/l= 0,242

Corsa 1.6
-curso 81,5
comprimento 129,75
r/l=0,314

Corsa 1.8
-curso 88,2
-comprimento 129,75
r/l=0,339


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ubasurf
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Mensagem por ubasurf »

SemControle escreveu:então esqueca, não tem como usar peças do F2 no bloco F1
e vc esta calculando algo errado

A relação R/L é a divisão do raio do virabrequim pelo comprimento da biela.
o raio do vira vc pode obter sendo a metade do curso do pistao, bielas F1 são todas iguais 129,75mm

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r/l= 0,242

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comprimento 129,75
r/l=0,314

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-comprimento 129,75
r/l=0,339
Nao cara, o motor do kadett e do astra 1.8 é F1 não?, o curso deles é de 79,5mm e as bielas 143mm aí a rl é de 0,277. a do corsa 1.8 eu sei que é uma das piores que existem..rsrsrs... Será que tem algum que posso usar aqui então para melhorar a R/L e das menos aspereza que o meu original?
De qualquer forma vou ter que mexer mesmo, pq está batendo legal quando força o motor e como estou usando esse carro todo dia e rodando em media 150km/dia não dá para deixar assim por mais muito tempo..





SemControle
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Mensagem por SemControle »

são F2 já....
motores bem antigos mesmo de CC baixa ficam no meio termo entre F1 e F2, mais pra F2 tipo o chevette, pode ser q esse kadett fique no meio termo
o F2 2.2 q já tem uma relação prejudicada....mas ai se adotou o sistema 16V pra aliviar....não q as 16V sejam a solução, mas medidas q vem junto com o uso das 16V ajudaram


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Deixa o vira 1.6 e coloca os pistões 1.8. Eu não aventuraria em colocar peças do Família 2 no bloco Família 1.

E como já foi dito, o 1.8 do Monza/Kadett/Astra não é o mesmo 1.8 do Corsa/Meriva/Montana.


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ubasurf
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Mensagem por ubasurf »

Eu vou avaliar qnt vou gastar pra abrir o bloco pq consegui por 2100 o motor parcial 0km do corsa, se ficar menos de 2500 pra mexer no meu fico com ele mesmo senão compro esse bloco novo e faço a documentação





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