[DÚVIDA] - Bomba de combustivél tem corrente, mas não arma

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Faz assim: com a bomba dentro do tanque, tudo montadinho, bonitinho, inclusive o chicote elétrico, pegue uma bateria reserva e ligue direto na bomba. Desencape um pedacinho do fio e insira um fio vindo da bateria reserva. Cuidado para não inverter a polaridade.
Pode deixar pressurizando a linha.

Dê a partida e veja se o motor entra em funcionamento. Se pegar, desligue a bateria auxiliar. Se o motor morrer, vc sabe que não é bomba. Aí tem que partir para outras coisas.

Por aqui aconteceu algo parecido. Saí com o carro e do nada morreu. Penei uns 2 dias até achar o defeito. Era um dos terminais do relé que vai na caixa de fusíveis que tinha escapado do seu encaixe e não estava dando contato. Foi muito sofrido achar o problema, pois o terminal ainda estava preso na caixa de fusíveis. Não parecia estar solto. O relé é o de cima, do lado esquerdo da caixa, com o número I.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Tenha certeza de ligar os fios corretamente, pois os do sensor d nivel nao pode receber 12V direto sob risco d queimar a resistencia (em situacao normal sao 10V vindos do painel).
Nao precisa tirar a bomba...leve 2 fios da bateria ate ela.

Novamente alerto para vc. ter cuidado com a polaridade e com curto nos fios da extensao da bateria, pois sem fusivel nao ha protecao.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

nelsoncruz2 escreveu:O carro tenta dar partida normal, eu vou verificar hoje se a corrente que chega no sensor de nível é a mesma.

Eu posso testar a bomba fazendo uma ligação direta na bateria, com ela fora do tanque?

O carro está dando partida normal sem ratear com falta de elétrica.
então sinto muito, mas vc não ta medindo corretamente isso não, 11V parado, qnd tentar ligar vai pesar vai cair muito, não vai ter energia pra girar tao bem assim não....
pra ela estar so com 11V em repouso já perdeu muita carga e já esta longe de ter sua saúde nos melhores momentos....

essa historia da bateria ter 11 e na bomba cegar so 7V e ainda aumentar qnd desliga a chave, qnd desliga a chave, vc corta alimentação da bomba, ou por acaso qnd desliga seu carro a bomba continua trabalhando? eu acho q vc ta desesperado, e ta medindo as coisas de forma errada
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nelsoncruz2
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Mensagem por nelsoncruz2 »

Amigos,

Agora fiquei ainda mais perdido, conforme vocês me orientaram tirei a bomba e fiz a ligação direta com a bomba dentro de um balde com água, funcionou perfeitamente.

Voltei com ela para o carro e fiz toda a instalação novamente, voltei a verificar o relé e o chicote do combustível, nada resolvia. Resolvi arriscar uma ligação direta com a bomba dentro do tanque da forma que o amigo disse ai em cima, porem ligando apenas o positivo e como num passe de mágica o carro pegou, ouvi até o estalo do relê.

segui o chicote da bomba até o pé do motorista onde tem dois conectores grandes pretos, fiz uma ligação direta naquela parte e o carro funcionou.

e agora onde mora esse problema?

Vou colocar meu celular para carregar e vou postar algumas fotos que tirei do ponto onde fiz a ligação direta.


nelsoncruz2
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Mensagem por nelsoncruz2 »

SemControle escreveu:
nelsoncruz2 escreveu:O carro tenta dar partida normal, eu vou verificar hoje se a corrente que chega no sensor de nível é a mesma.

Eu posso testar a bomba fazendo uma ligação direta na bateria, com ela fora do tanque?

O carro está dando partida normal sem ratear com falta de elétrica.
então sinto muito, mas vc não ta medindo corretamente isso não, 11V parado, qnd tentar ligar vai pesar vai cair muito, não vai ter energia pra girar tao bem assim não....
pra ela estar so com 11V em repouso já perdeu muita carga e já esta longe de ter sua saúde nos melhores momentos....

essa historia da bateria ter 11 e na bomba cegar so 7V e ainda aumentar qnd desliga a chave, qnd desliga a chave, vc corta alimentação da bomba, ou por acaso qnd desliga seu carro a bomba continua trabalhando? eu acho q vc ta desesperado, e ta medindo as coisas de forma errada
Amigo, não estou fazendo a medição errada, posso fazer um vídeo para te mostrar enquanto estou com a chave virada a energia fica em 6v 7v, assim que eu solta a chave ela bate 8v, 9, e zera.

eu vou postar as imagens que tirei e o vídeo que eu fiz testando a bomba de combustível em um balde de água.


nelsoncruz2
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Mensagem por nelsoncruz2 »

José Leal escreveu:Faz assim: com a bomba dentro do tanque, tudo montadinho, bonitinho, inclusive o chicote elétrico, pegue uma bateria reserva e ligue direto na bomba. Desencape um pedacinho do fio e insira um fio vindo da bateria reserva. Cuidado para não inverter a polaridade.
Pode deixar pressurizando a linha.

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Por aqui aconteceu algo parecido. Saí com o carro e do nada morreu. Penei uns 2 dias até achar o defeito. Era um dos terminais do relé que vai na caixa de fusíveis que tinha escapado do seu encaixe e não estava dando contato. Foi muito sofrido achar o problema, pois o terminal ainda estava preso na caixa de fusíveis. Não parecia estar solto. O relé é o de cima, do lado esquerdo da caixa, com o número I.
Fiz esse teste usando minha própria bateria, como você vou postar umas fotos onde mostro onde fiz a ligação direta e minha caixa de fusíveis e relê. Obs: por algum motivo a corrente não chega mais no chicote da bomba, só com a ligação direta é possível ligar o carro.

Nesse ponto eu faço a ligação direta, e assim que ligo o cabo na bateria escuto o estalo do rele e a bomba pressurizando.
Imagem

Esse é o painel de fusíveis. não achei nenhum fúsivel que fosse responsável pela bomba.
Imagem

Esse é o meu relê que estala quando faço a ligação direta e apresenta resistência quando testando com o multímetro
Imagem


Nesse vídeo faço o teste da bomba de combustível em um balde com água no final faz um barulho estranho, mas foi pq não coloquei a mangueira jogando a água de volta pro balde.



SemControle
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Mensagem por SemControle »

6~7V vc não vai ligar nem carrinho de controle remoto.......isso ai nem faz a central trabalhar....

de qq fora segue na direção da caixa de fuziveis o fio q fez a ligação direta....se ouve o rele atracar, deve estar bom, a coisa deve ser antes dele....
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Ao ligar os 12V naquele fio desencapado, não era para atracar o relé. Afinal, ele tá ligado no pino 87.

Imagem
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Bange
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Mensagem por Bange »

Nelson, ninguém aqui mandou vc. retirar a bomba...ela pode ser testada no próprio lugar, mas já que tirou, testou e ela está funcionando, seu problema não está nela.

O esquema a seguir não é exatamente do seu carro, mas vc. pode se basear por ele para suas análises do problema.

http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca54.htm

Volto a alertar sobre a instalação do gás...se seu carro tem, deve existir um relé auxiliar na fiação entre a bomba e o conector grande próximo da porta...se não tem hoje, pode ter tido no passado e o fio deve estar emendado.

Eliminando a bomba, sobra para verificar:

Fiação - pode estar interrompida ou com mau contato no conector da própria bomba, no conector grande perto da porta, no possível relé auxiliar, na má conexão feita pela retirada do gás, mau contato no conector (ex. B6 da ECU).

Componentes - relé auxiliar (se tiver), relé oficial da bomba (próximo a ECU), soquete do fusível frouxo (gerando mau contato), ou o pior de tudo...a ECU.

Vá por partes, seu problema é simples...não complique fazendo ligações diretas que podem provocar outros defeitos...use o multiteste na função de resistência, só espero que o problema não seja a ECU, pois é o item mais caro de tudo.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

calma la, me ocorreu.....
se vc diz q ta medindo certo e tudo mais, verifique se ao tentar dar partida chega alimentação no rele q vc diz atracar qnd soca os 12V direto na bomba.....se não chega é pra tras o problema ainda.....vc pode tentar injetar 12V na alimentação do rele so pra ver se atraca e a bomba fica armada, já q quer fazer tudo sozinho, vai ter q começar com esses testes.....
eu não lembro, mas pra mim tem um fusível pra bomba sim, mas não me recordo, sei q pra central tem um sim.....
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