[DÚVIDA] - Pq Ar e ventoinha param de funcionar e motor esquenta?

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Roberto_Eldorado
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[DÚVIDA] - Pq Ar e ventoinha param de funcionar e motor esqu

Mensagem por Roberto_Eldorado »

Amigos Corseiros,

Estou com um problema no meu Corsa Sedan 1.4 Econ. 2008 que está me deixando intrigado. Ocorre que quando utilizo o carro com o ar desligado, tudo funciona normalmente, a ventoinha é acionada quando a temperatura chega entre 90/100 graus, a temperatura cai e a ventoinha desarma. Até aí tudo certo.
Mas quando ligo o ar condicionado, no começo tudo normal, ar gelando, ventoinha funcionando. Depois de algum tempo (aproximadamente 30/40 minutos) o ar pára de gelar e a ventoinha desliga, então o motor começa a esquentar muito, se deixar ele ferve mesmo. Nesse momento, mesmo desligando o ar, a ventoinha não volta a funcionar, mas quando desligo o carro, de imediato ela funciona e a temperatura do motor começa a cair.
Alguém já teve um problema semelhante ? O que pode estar ocorrendo ? Peço alguma sugestão, por favor.





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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Amigo, primeiramente bem vindo.

De fato é no mínimo intrigante esse problema relatado. O que vc pode fazer é verificar com escâner se tem algum erro gravado na memória da central de Injeção Eletrônica.
Veja tb se tem algum componente ou chicote elétrico do sistema de Ar Condicionado, em especial o pressostato, com defeito.


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Bange
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Mensagem por Bange »

Não sei se teria algum registro de erro, mas pelo esquema dos 1.0 e 1.6, a diferença entre usar o não o AC, são o pressostato de duplo contato e o interruptor de ciclagem...agora o estranho é pararem ambas as ventoinhas após algum tempo...(a menor tinha que funcionar sempre), isto só aconteceria se houvesse falta de alimentação em 2 fusíveis (pouco provável), ou a ECU recebesse erradamente a informação de que a temperatura da água está abaixo de 90°C (também pouco provável).

Tem certeza de que a ventoinha menor também para? Ela é bem silenciosa e pode parecer que não esteja funcionando...

Caso ela esteja funcionando e vc. não reparou, há duas possibilidades: relé R3 e/ou relé R5

http://postimage.org/image/inmpr3cq5/

Tirando as capas, o R5 é mole...mas o R3...dá uma olhada no final deste tópico > http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=70

Não esquece de retornar informando a solução final OK?





nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Bange, o Corsa do Roberto_Eldorado é o modelo C, que só possuem 1 ventoinha funcionando com duas velocidades, então o esquema dos Corsas B não se aplica.

O Corsa C se não me engano não tem pressostato, mas sim transdutor de pressão, que informa a central a variação de pressão através de sinais elétricos (como o sensor de temperatura). Mas acho que o problema pode estar no sensor de temperatura, que após algum tempo com o ar ligado informa a temperatura errada para a central, ou o problema pode estar na central mesmo..





Bange
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Mensagem por Bange »

...xiiii, eu sempre me baseio pelo meu e acho que tudo é parecido...

Tem o esquema desse modelo pra eu dar uma olhada? Com uma ventoinha só o esquema deve ter ficado mais simples...





nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Não tenho o esquema Bange, mas tô procurando na internet. E pesquisando descobri que os primeiros Corsa C acho que até 2005 tinham duas ventoinhas como os antigos, depois passaram a ter só uma.





Bange
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Mensagem por Bange »

A pouco reparei que ele disse que o AC também para...seria o tal mau contato no botão de ligar o AC...após aquecer? Mas pra ver a relação com a ventoinha, só com esquema...





Roberto_Eldorado
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Mensagem por Roberto_Eldorado »

Bem amigos....levei o Corsa hoje ao auto elétrico. Foi detectado que a resistência da ventoinha estava dando curto, inclusive o conector estava com uma parte derretida. Foi trocado o conector e refeita a ligação da resistência. Parece que resolveu o problema, pois andei o dia inteiro com o ar ligado e não apresentou o problema.

Agradeço as sugestões dadas.

Abraço





Bange
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Mensagem por Bange »

Roberto, se está funcionando e a causa era o conjunto de resistores das velocidades da ventoinha interna...tudo bem, mas pelo esquema dos Corsas mais antigos, isto nada tem a ver com o problema que vc. relatou...tem a ver só com a ventoinha interna...o AC funciona, mas a ventoinha interna não.

Como não tive acesso ao esquema do seu carro (ano/modelo), não vou afirmar categoricamente, mas ou foi mexido em algo a mais ou o problema retornará...





nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Bange escreveu:Roberto, se está funcionando e a causa era o conjunto de resistores das velocidades da ventoinha interna...tudo bem, mas pelo esquema dos Corsas mais antigos, isto nada tem a ver com o problema que vc. relatou...tem a ver só com a ventoinha interna...o AC funciona, mas a ventoinha interna não.

Como não tive acesso ao esquema do seu carro (ano/modelo), não vou afirmar categoricamente, mas ou foi mexido em algo a mais ou o problema retornará...
Bange, como o Corsa do Roberto_Eldorado tem só uma ventoinha, as duas velocidades são controladas através de um resistor (diferentemente dos Corsas com duas ventoinhas, em que a ventoinha do radiador funciona como resistor para a 1º velocidade), e deve ser esse resistor que estava com defeito, não o do ventilador interno.





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