[DÚVIDA] - TEMPERATURA PASSANDO DO MEIO - FIZ QUASE TUDO NO MOTOR! HELP
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Cara a temperatura dos corsas com AC acionado trabalha próximos 97 graus passa do meio tranquilo ainda mais no calor,e todo mecânico que se prese sabe disso.
- José Leal
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Depende do marcador. No meu carro, andando normalmente, a temperatura fica em 1/4 da escala, aprox. 80°C. Quando em situações extremas, chega próximo ao 1/2 da escala, esses 97°C que vc cita. Mas a regra, por aqui, é ficar por volta do 1/4 da escala.dede11 escreveu:Cara a temperatura dos corsas com AC acionado trabalha próximos 97 graus passa do meio tranquilo ainda mais no calor,e todo mecânico que se prese sabe disso.
Josair, outro dia aconteceu uma coisa com meu carro e lembrei-me de vc. Estava fazendo as entregas da loja da minha esposa e estava puxando uma carretinha com um peso considerável. O AC estava ligado e as entregas eram uns 30KM de casa, pegando um pouco de rodovia (e judiando do acelerador). Quando comecei as entregas - anda e pára - a temperatura do motor chegou à situação extrema que citei ali em cima. As ventoinhas estavam girando na velocidade alta, só que o AC perdeu rendimento. Quando parado, em marcha-lenta, o compressor ficava acionado. Mas caso elevasse a rotação, o compressor desligava. Provavelmente o pressostato deveria detectar o excesso de pressão e desligava o compressor para proteger o sistema.
Contei essa história, pois o que pode estar acontecendo é que, caso o radiador esteja entupdo, digo as aletas externas dele, não a tubulação interna, pode dificultar a circulação de ar no condensador, que acaba esquentando e esquentando tb o radiador do motor, virando um ciclo vicioso.
Mas não deixe de retornar o resultado do serviço no seu carro.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Posso estar errado, mas acho que o sistema de arrefecimento do Corsa é ineficiente para situações em que a temperatura externa está alta e não se tem muita circulação de ar frontal por muito tempo, mesmo com duas ventoinhas ligadas na velocidade alta. A maioria dos carros com A/C tem uma só ventoinha, e mesmo no calor com o trânsito parado, esse ventilador consegue baixar a pressão do gás no condensado, ou pelo menos manter ela estável.
Meu GLS tem sensor de temperatura externa, e como esse sensor fica na frente do condensador acaba pegando muito calor dele, e é possível monitorar a temperatura e consequentemente a pressão do gás do ar. Quanto maior a pressão do gás, maior é a temperatura no condensador, e menor é a eficiência do ar.
Em dias quentes com o trânsito parado, mesmo com as ventoinhas na velocidade alta, já vi a temperatura marcada pelo sensor de temperatura externa subir mais de 20ºC (foi de 30ºC para 50ºC) em 5 minutos com o carro parado, o ar perder eficiência conforme a temperatura ia subindo, até o ponto do compressor desligar e ligar por causa da alta pressão do gás (nesse ponto a temperatura marcada pelo sensor externo estava por volta de 55ºC, e a temperatura do motor passando de 100ºC). Mas foi só o trânsito melhorar, e andando numa velocidade relativamente baixa por +- 1 KM para temperatura marcada pelo sensor cair drasticamente (pressão do gás baixando), o ar voltar a gelar e a velocidade alta das ventoinhas deligar. Já limpei do radiador e o condensador, a carga de gás está OK, mas em dias de calor e com trânsito essa situação sempre se repete.
Meu GLS tem sensor de temperatura externa, e como esse sensor fica na frente do condensador acaba pegando muito calor dele, e é possível monitorar a temperatura e consequentemente a pressão do gás do ar. Quanto maior a pressão do gás, maior é a temperatura no condensador, e menor é a eficiência do ar.
Em dias quentes com o trânsito parado, mesmo com as ventoinhas na velocidade alta, já vi a temperatura marcada pelo sensor de temperatura externa subir mais de 20ºC (foi de 30ºC para 50ºC) em 5 minutos com o carro parado, o ar perder eficiência conforme a temperatura ia subindo, até o ponto do compressor desligar e ligar por causa da alta pressão do gás (nesse ponto a temperatura marcada pelo sensor externo estava por volta de 55ºC, e a temperatura do motor passando de 100ºC). Mas foi só o trânsito melhorar, e andando numa velocidade relativamente baixa por +- 1 KM para temperatura marcada pelo sensor cair drasticamente (pressão do gás baixando), o ar voltar a gelar e a velocidade alta das ventoinhas deligar. Já limpei do radiador e o condensador, a carga de gás está OK, mas em dias de calor e com trânsito essa situação sempre se repete.
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Já com o A/C desligado, caso a velocidade baixa das ventoinhas não consegue dar conta, a velocidade alta baixa a temperatura do motor muito rápido, mesmo em situações mais "extremas"...
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Amigo José Leal, quer saber oq eu fiz? Tudo menos abrir o motor kkkkkkkkkk agora ta lindo! vamos ver no verãozão kkkkkkk to pensando em por mais uma auxiliar na frente... vamos ver...
- José Leal
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Nunes, como vc deve saber, os Corsa sem AC usam apenas uma ventoinha, a que fica no cofre do motor. Nos Corsa com AC, a ventoinha do cofre do motor é a mesma dos modelos sem AC (talvez com mais pás, somente) e a GM adicionou aquela em frente ao condensador.
De fato, ela aparentemente é fraca, mas a ventania que ela faz na velocidade alta é para deixar qqer ventilador com vergonha. Dependendo da situação, colocando a mão na frente da grade, é possível sentir o ar passando.
No meu caso que descrevi ali em cima, o MID tava marcando ~32°C e o carro estava parado.
Tem muito nêgo que pára encostado do outro carro, no trânsito pesado. Esse procedimento é extremamente perigoso, pois além de ter pouco ar frontal, esse ar já está aquecido pelos gases do escape do carro da frente. Eu sempre paro quando o capô esconde o ponto onde o pneu do carro da frente está em contato com o asfalto. Dá ~1,5m.
De fato, ela aparentemente é fraca, mas a ventania que ela faz na velocidade alta é para deixar qqer ventilador com vergonha. Dependendo da situação, colocando a mão na frente da grade, é possível sentir o ar passando.
No meu caso que descrevi ali em cima, o MID tava marcando ~32°C e o carro estava parado.
Tem muito nêgo que pára encostado do outro carro, no trânsito pesado. Esse procedimento é extremamente perigoso, pois além de ter pouco ar frontal, esse ar já está aquecido pelos gases do escape do carro da frente. Eu sempre paro quando o capô esconde o ponto onde o pneu do carro da frente está em contato com o asfalto. Dá ~1,5m.
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Sim José, , a velocidade alta da ventoinha do radiador do Corsa com A/C é bem forte , mas mesmo assim nos dias em que a temperatura ambiente está alta, ela juntamente com a ventoinha do condensador ambas na velocidade alta parecem não darem conta de baixar a pressão do gás com o carro parado, mas poucas foram as vezes em que a pressão subiu ao ponto do compressor ficar desligando e ligando..
E eu também paro bem longe de outro carro (até mais longe do que vc relatou que para), e o fato da pressão do gás ir subindo (e a temperatura do sensor externo também) acontece mesmo quando não se tem nenhum obstáculo na frente do carro quando a temperatura ambiente está alta, mas é só andar e o vento começar a bater no condensador que a pressão do gás (e a temperatura também) começam a baixar.
E eu também paro bem longe de outro carro (até mais longe do que vc relatou que para), e o fato da pressão do gás ir subindo (e a temperatura do sensor externo também) acontece mesmo quando não se tem nenhum obstáculo na frente do carro quando a temperatura ambiente está alta, mas é só andar e o vento começar a bater no condensador que a pressão do gás (e a temperatura também) começam a baixar.
- José Leal
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Aí não tem jeito mesmo. Se a temperatura ambiente está quente, as ventoinhas vão puxar esse ar aquecido e pode causar o superaquecimento do motor/perda de rendimento do AC.
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