[DÚVIDA] Óleo hidráulico 10W em caixa manual: Divergência?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Rorion
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[DÚVIDA] Óleo hidráulico 10W em caixa manual: Divergência?

Mensagem por Rorion »

Então pessoal, estranhamente tenho reparado no mercado de auto-peças e mecânicos a indicação do uso de óleo de transmissão automática e direção hidráulica em caixas de transmissão manuais , digo quando menciono o ano do meu corsa 2002 (corsa B). O manual informa o uso de óleo SAE 80W RTL coloração vermelha. Este óleo foi substituído pelo 75W85 original AcDelco pois não encontro mais o original na viscosidade 80W RTL. Tem os universais no mercado: da Texaco, Ipiranga (isafluido porém dizem que é para caixas GM até 1996!!!), castrol etc.
Inclusive vendo um vídeo no youtube de um colega muito zeloso e cuidadoso com seus veículos mostrando a remoção do cover ou trambulador do corsa para limpeza e troca do retentor, e também troca da junta da tampa do diferencial. Ele menciona no texto do vídeo no youtube que ele sempre usou esse tipo de óleo hidráulico e de transmissão automático e nunca deu problemas.
No meu caso , no intuito de encontrar um óleo com melhor preço do que o AC Delco 75W85 cor vermelha que está custando na faixa de 80 a 100 reais o litro, encontrei um da Tutela no mesmo grau de viscosidade 75W85 que pesquisando cheguei a encontrar a 30 reais o litro.
Porém qndo fui em algumas auto-peças procurando pelo óleo , sempre me empurram um outro óleo da Tutela porém com viscosidade 10W e no rótulo diz se tratar de óleo para direção hidráulica e transmissão automática. Questiono o atendente e ele é categórico em dizer que é este mesmo o óleo e que vende muito e nunca teve reclamações. Um mecânico que consultei também disse a mesma coisa.

A pergunta que não quer calar: Será que temos caixas de transmissão MECÂNICAS de corsas rodando por aí com óleos hidráulicos e de transmissão automáticas?
O proprietário que deixa o carro nas mãos do mecânco e este com o conceito de usar este óleo. Fica a mercê da sorte? De não ter uma caixa de marchas cheia de problemas a médio,longo prazos!!
Ou DEFINITIVAMENTE, não teriam problemas usar este óleo?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

tem problemas sim, nao a curto prazo

se o motor pede 20W40 ja nao recomendo 25W60
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awaked
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Mensagem por awaked »

Rorion, o Tutela 75w85 use de boa, atende tranquilamente.

Não faz sentido usar óleo 10w. É outro tipo de engrenagem, outro tipo de caixa, temperatura e exigência.

É claro que ele nunca teve reclamações, o problema não aprece na troca e sim no futuro, quando o câmbio que deveria durar mais do que o motor estiver todo cheio de folgas. E também, eu quando não gosto de produto ou algo tendo a nem voltar mais, opinião pessoal lógico.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Concordo com vocês.
Só levantei a informação pois estranhei na procura de óleo da caixa do corsa nas auto-peças aqui da região, empurrarem óleo do tipo citado. Chego no mecânico, o mesmo diz que não tem problemas. Pesquiso na web, que não chega a ter muita informação desta divergência(até porque não deveria existir), e vejo que tem pessoas que fazem uso deste óleo hidráulico e no exemplo do vídeo do youtube , o colega lá disse que chegou a usar o carro por 7 anos e não teve problemas. Bem, são relatos né nada testado por muitas pessoas e nem através de dados. Não estou aqui criticando o colega pois ele fez um vídeo muito bom e instrutivo no que diz respeito a como fazer o serviço vc mesmo.

Então, fica aí o alerta aos colegas que se forem mexer na caixa de trasnmissão mecânica, trocar junta da tampa do diferencial, onde exige que se troque o óleo da caixa. Fiquem atentos pois os mecânicos podem colocar óleo de transmissão automática e direção hidráulica na sua caixa.
Aí daqui a um tempo, vcs poderão voltar lá reclamando de engates difíceis de marchas, ruído zumbido, se não for coisa pior: PT.
É melhor ir atrás do óleo especificado no manual do seu carro.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

e o oleo por mais q seja caro o litro, oleo de cambio é algo q muitos dizem ser eterno, nao vejo problema em trocar a cada 10 anos ou dentro de um intervalo de km, o preço diluido no tempo fica super em conta, e acaba tendo um cambio a trabalhar bem certinho....

pessoal sempre reclama na hora de uma manutencao, mas nunca leva em conta a vida util da coisa, um pneu usado razoavelmente correto, dura facil 50K km, mas o cara reclama no dia q chega pra comprar e ta 200 cruzeiros, isso diluido no tempo saiu mais barato q a gasolina usada pra rodar os mesmo 50K km e ninguem chorou.....
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Rorion
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Mensagem por Rorion »

É verdade, porém a maioria dos brasileiros pensa naquele desembolso de grana de momento e somado a um grande grau de endividamento... já viu né. Tem que pechinchar ou emopurrar um pouco com a barriga.
Não tem jeito, quem sabe daqui a uns 50 anos, a coisa mude.
E outra heim! Infelizmente os corsinhas B tem problema crônico de vazamento de óleo da caixa. Volta e meia, minha garagem aparece com pingos de óleo cor vermelha. Então convém-se deixar 1 litrinho de óleo ou o que sobrou da troca, guardado lá no armário para completar. E tem um detalhe: colocou AC Delco sintético 75W80, não deve misturar outro óleo nessa de completar!!! Agora vc acha que posto de combustível ou troca de óleos estão preocupados com isso?? Eles levantam teu carro, vc pede para verificar , se precisa completar, eles pegam um 80W genérico que tiver lá e colocam pra dentro. Aí vc tem dentro óleo sintético misturado com mineral como tb esses óleos hidráulicos doidos aí. Uma melecada só. Caixa vazando e essa melecada dentro não há engrenagem que trabalhe na harmonia né. Arranha marcha,marcha não entra, faz zumbido e por aí vai.
E já troquei todos os retentores da caixa, fiz os mecânicos retrocarem pois dava vazamento e depois de alguns meses, voltou o vazamento. Cara, é porque não tenho condições estruturais (elevador, poço) para fazer, se não eu mesmo faria esses serviços da troca de retentores, juntas e etc. Tenho quase certeza que TAMBÉM deva ser alguma cagadinha na hora da montagem.


Bange
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Mensagem por Bange »

Não duvido nada que ainda aparecerá alguém que ouviu falar que alguém coloca óleo de Girassol ou de Milho no carro...

Interessante como essas pessoas aceitam a palavra de alguém, sem considerar que temos organismos com credibilidade internacional que estudam e avaliam...mais os fabricantes que refazem os testes e recomendam um uso específico... aí jogam tudo no lixo.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Apesar de ter sido debatido aqui, só endosso a afirmação de que esse óleo 10W é "fino" demais para o câmbio mecânico. Se o próprio manual diz óleo 80W, de onde o cidadão acha que o óleo 10W é compatível?
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Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Prezados,

Concordo plenamente com o Sem Controle. Muitos reclamam do preço da manutenção, ainda mais se for preventiva, sob a alegação de que ... "Nem tava com problemas..."

Mas é exatamente a questão do custo benefício ao longo do tempo, e não somente no período da manutenção.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

no caso então, o correto, éprocurar um lugar q trabalha com cambio pra resolver o problema do óleo q vaza.......
depois de acertado, já vao colocar o óleo, so fique em cima pra q coloquem o correto
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