Galera comprei um Hallmeter full color, minha sonda lambda é de 1 fio (roxo)
Já procurei por aqui e só achei 1 falando da ligação mas não me ajudou muito.
no manual diz assim.
Fio Vermelho = Positivo + 12v, conectar pós-chave.
Fio Branco = Positivo da Iluminação, conectar junto ao fio da lanterna.
Fio Azul = Entrada, sinal positiva do sensor Lambda.
Fio Preto = Negativo (Terra)
Fio Roxo = Seletor de cores do manometro (sinal negativo)
bom como minha sonda é 1 fio, fiz assim
Fio vermelho = no pós chave
Fio Branco = no positivo da iluminação da chave do farol
Fio Preto = no negativo da chave do faról. (será que isso influi? tem que ser aterramento mesmo? se sim onde é melhor? ou pode ser o negativo da bateria?)
Fio Azul = pra testar fiz assim desconectei o plug da sonda e pus o fio por dentro do plug e conectei só pra ter o sinal dela pra ver se funcionava a leitura, mas não funcionou os leds do halmeter não acendem só fica o primeiro led vermelho acesso.
Fio Roxo eu encosto no negativo da chave do farol e mudo a cor de boa.
Outra pergunta, será que rola trocar minha sonda por uma de 4 fios? se sim, como proceder na ligação?
andei olhando esta sonda na net e vi que são 1 fio branco, 1 fio roxo, 1 fio preto e 1 fio cinza.
Aqui vai o manual do instrumento
http://www.odginstruments.com.br/pdfs/m ... _FC_IV.pdf
Alguém pode me iluminar?
[DÚVIDA] - Instalar Hallmeter ODG full color IV?
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a instalacao esta correta, procure um terra direto na carroceria do carro, de pronto nao me recordo de negativo no interruptor nao....
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decool2
Assim como o amigo SemControle disse, aterramento interno também não conheço nenhum fio, melhor parafusar em alguma parte da lata do carro que passe por dentro do painel.
Quanto a trocar a sonda, entendo que você precisa verificar primeiro se o local onde esta é rosqueada no seu carro (provavelmente o coletor) é grande o suficiente para uma sonda de 4 fios, pois de momento imagino que a de 4 fios é maior do que a de 1 (em termos de diâmetro da rosca). Além disso, precisará adaptar o chicote da nova sonda à fiação do seu carro, já que esta usa apenas o fio de sinal, e não os demais fios que a sonda de 4 fios "exige".
Espero ter contribuído.
Abraços,
Jonathan.
Assim como o amigo SemControle disse, aterramento interno também não conheço nenhum fio, melhor parafusar em alguma parte da lata do carro que passe por dentro do painel.
Quanto a trocar a sonda, entendo que você precisa verificar primeiro se o local onde esta é rosqueada no seu carro (provavelmente o coletor) é grande o suficiente para uma sonda de 4 fios, pois de momento imagino que a de 4 fios é maior do que a de 1 (em termos de diâmetro da rosca). Além disso, precisará adaptar o chicote da nova sonda à fiação do seu carro, já que esta usa apenas o fio de sinal, e não os demais fios que a sonda de 4 fios "exige".
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SemControle, fiz o aterramento na lataria no motor e nada, não da leitura no hallmeter, somente qd dou a partida no carro fica oscilando a luzes dos leds (oq descarta problema no hallmeter), mas depois do carro ligado não faz leitura nenhuma, esperei o carro esquentar e nada.... já procurei na net sobre e ate agora tbm nada, to sem saber oq fazer pra funcionar....SemControle escreveu:a instalacao esta correta, procure um terra direto na carroceria do carro, de pronto nao me recordo de negativo no interruptor nao....
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jonathanfarias90 escreveu:decool2
Assim como o amigo SemControle disse, aterramento interno também não conheço nenhum fio, melhor parafusar em alguma parte da lata do carro que passe por dentro do painel.
Quanto a trocar a sonda, entendo que você precisa verificar primeiro se o local onde esta é rosqueada no seu carro (provavelmente o coletor) é grande o suficiente para uma sonda de 4 fios, pois de momento imagino que a de 4 fios é maior do que a de 1 (em termos de diâmetro da rosca). Além disso, precisará adaptar o chicote da nova sonda à fiação do seu carro, já que esta usa apenas o fio de sinal, e não os demais fios que a sonda de 4 fios "exige".
Espero ter contribuído.
Abraços,
Jonathan.
jonathanfarias90 então eu li em foruns que da pra fazer sim, só não tem explicando, oq rola de dúvida é que seria 1 fio do positivo, 1 fio do sinal da sonda e 2 fios negativos, agora se são 2 fios negativos cada um teria que ir pra lugares específicos, tipo 1 pra lataria e outro não sei, senão não teria 2 fios negativos correto? bastaria ligar os dois juntos e pronto, qt a rosca creio que da sim.
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Por acaso vc já testou a sonda ligada no chicote do carro e com um pedaço do fio desencapado, ligado no fio do halmeter?
Sobre a sonda de 4 fios, os dois brancos são do aquecimento (+ e - da resistência), o preto é o sinal da sonda e o cinza, se não me engano, é o negativo da sonda.
Sobre a sonda de 4 fios, os dois brancos são do aquecimento (+ e - da resistência), o preto é o sinal da sonda e o cinza, se não me engano, é o negativo da sonda.
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nao descartaria totalmente o problema interno, mas seria preciso fazer alguns testes....
teria q alimentar o hallmeter no preto e vermelho direto da bateria, por enquanto pode esquecer os outros fios de enfeite....
teria q ter uma pilha dessas comuns ja um pouco gasta mesmo...
ligar a parte negativa da pilha no fio preto do hallmeter, e o fio azul do hallmeter na ponta positiva da pilha....se a pilha estiver com mais de 1V deve ligar todos os leds do hallmeter, conforme a voltagem for menor q 1V vai ligar os leds proporcionalmente.....em geral a escala do hallmeter vai de 0 a 1V....
teria q alimentar o hallmeter no preto e vermelho direto da bateria, por enquanto pode esquecer os outros fios de enfeite....
teria q ter uma pilha dessas comuns ja um pouco gasta mesmo...
ligar a parte negativa da pilha no fio preto do hallmeter, e o fio azul do hallmeter na ponta positiva da pilha....se a pilha estiver com mais de 1V deve ligar todos os leds do hallmeter, conforme a voltagem for menor q 1V vai ligar os leds proporcionalmente.....em geral a escala do hallmeter vai de 0 a 1V....
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José, vc diz por um fio por fora no fio da sonda ligado no hallmeter?José Leal escreveu:Por acaso vc já testou a sonda ligada no chicote do carro e com um pedaço do fio desencapado, ligado no fio do halmeter?
Sobre a sonda de 4 fios, os dois brancos são do aquecimento (+ e - da resistência), o preto é o sinal da sonda e o cinza, se não me engano, é o negativo da sonda.
sobre a sonda 4 fios, é possível então por então no meu? esse negativo da resistencia seria um positivo direto ou pós-chave? e o negativo da sonda pós chave?
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negativo nao tem pos chave, qq ponto da carroceria é tido como negativo, massa, terra.....
o positivo pra aquecimento (resistencia) é pos chave, vc so precisa da sonda qnd o motor funciona, entao é positivo pos chave....
o negativo terra da sonda, é na lata, apenas para melhor aterramento....
o positivo pra aquecimento (resistencia) é pos chave, vc so precisa da sonda qnd o motor funciona, entao é positivo pos chave....
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