[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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awaked
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Mensagem por awaked »

Sim é isso mesmo. Tanto faz. Não PRECISA ser mineral, semi ou sintético. Só que os melhores normalmente são semi ou sintético. O seu motor mesmo não precisa mais do que mineral. Não há qualquer tipo de problema em usar um ou outro desde que se troque o filtro pra não misturar.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Óleo sintético ou semissintético em motores que originalmente usam óleo mineral e que são originais de fabrica é desperdício.

Se fosse vc, manteria o óleo recomendado pela GM (provavelmente mineral) e a viscosidade fica a seu critério. Só para ilustração, a GM vende óleo mineral 20W50.
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fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

F4RR3LL escreveu:ta certo, e eu uso o que, mineral, sintetico, semi sintetico?? nao sei se tanto faz, pq o 15w40Sn so axei semi sintetico é isso mesmo?
Recentemente pesquisando por aqui e ainda nao chegou minha hora de trocar o óleo :) , mais depois de um tempo aprendendo com os colegas aqui do clube, passei a prestar mais atenção nos detalhes, com relação a SJ, SL, SM e SN, só que pelo menos aqui na região nao consegui encontrar o mineral SN na viscosidade recomendada, o máximo que achei foi 15w40 SL, dai em diante somente semi-sintético ou o sintético, esses já é mais facil de achar o mais atual que é o SN, indepentende de marca.

Acho que se quiser o 15w40 SN, vai achar fácil o Lubrax Tecno que é semi-sintético e como tem embalagem de 3lts + 500 ml não sai mto caro, por aqui cobram em torno de 80,00 com o filtro.

Até o final desse mes vou fazer a troca, e como os amigos ja falaram que não é necessário o semi ou o sintético, encontro fácil tbm o mineral 15w40 Shell helix que é SL, uma vez que venho usando o 20w50 SJ vou fazer o teste com esse agora diminuindo a viscosidade e ficando dentro do recomendado e API um pouco mais nova.

Acho que esta mto bom.
awaked
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Mensagem por awaked »

Bom mesmo é API SN. :D
Mas é realmente o que já observou. Talvez os minerais não consigam eficiência SN ou a indústria está de sacanagem pra ganhar mais.

Eu vou pro SN, não porque é semi sintético ou sintético e sim porque é SN.
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F4RR3LL
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Mensagem por F4RR3LL »

Fui trocar o oleo, dei uma olhada tudo oleo SJ, SL tinha um 20w50 SN/CL mas era pra caminhao huahuha coloquei um que coloco no fiat uno 15w40 SM da selenia K, e original da fiat e outros é bom esse oleo???
awaked
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Mensagem por awaked »

Sim selênia é bom.
RogerMansur
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Mensagem por RogerMansur »

F4RR3LL, cara já trabalhei muitos anos como técnico em lubrificação automotiva, tento feito treinamento e cursos na própria Petrobrás, e te digo uma coisa os teste feitos nas amostras de Selênia p mandavam para análise após rodarem 10mil KM eram surpreendentes e mantinham ainda suas propriedades.
Eu utilizo o Selênia K semi-sintético 15W40 a uns dez anos no meu carro e recomendo esse lubrificante, meus motor já está com 230mil KM rodados originais e não baixa nem queima óleo, mas sempre digo q antes de passar a utilizar um lubrificante como este é necessário fazer algumas avaliações do motor p não ter problema como verificar folgas, vedação de retentores e limpeza do motor por ser um óleo mais fino e com pacote de aditivo mais completo pode vir a queimar óleo na câmara junto com a mistura e "derreter" borras no motor comprometendo o fluxo e pressão na lubrificação por obstruir a passagem no pescador da bomba.
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rafaelq
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Mensagem por rafaelq »

fabio_pvai escreveu:
F4RR3LL escreveu:ta certo, e eu uso o que, mineral, sintetico, semi sintetico?? nao sei se tanto faz, pq o 15w40Sn so axei semi sintetico é isso mesmo?
Recentemente pesquisando por aqui e ainda nao chegou minha hora de trocar o óleo :) , mais depois de um tempo aprendendo com os colegas aqui do clube, passei a prestar mais atenção nos detalhes, com relação a SJ, SL, SM e SN, só que pelo menos aqui na região nao consegui encontrar o mineral SN na viscosidade recomendada, o máximo que achei foi 15w40 SL, dai em diante somente semi-sintético ou o sintético, esses já é mais facil de achar o mais atual que é o SN, indepentende de marca.

Acho que se quiser o 15w40 SN, vai achar fácil o Lubrax Tecno que é semi-sintético e como tem embalagem de 3lts + 500 ml não sai mto caro, por aqui cobram em torno de 80,00 com o filtro.

Até o final desse mes vou fazer a troca, e como os amigos ja falaram que não é necessário o semi ou o sintético, encontro fácil tbm o mineral 15w40 Shell helix que é SL, uma vez que venho usando o 20w50 SJ vou fazer o teste com esse agora diminuindo a viscosidade e ficando dentro do recomendado e API um pouco mais nova.

Acho que esta mto bom.
Fábio, eu moro em Maringá e estou vasculhando aqui pois vou trocar o óleo do meu carro hoje. Fiz cotação em vários lugares aqui em Maringá, e o mais barato que achei, no 5w30 sintético da GM (embalagem preta) foi na Águia Lubrificantes, na Av. Colombo, do lado da Ford Center. Pra trocar óleo (3 litros pois ja tenho 0,5L aqui da troca passada :D), filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível, me pediram R$ 112,00. Ja troquei óleo lá e gostei do serviço do pessoal. Também cotei na VarejoCar, só que lá eles estão com o óleo GM em falta, então, cotei com o Ipiranga 5w30 sintético SN (melhor que o GM), e vai me sair R$ 121,00. Vou trocar na VarejoCar mesmo, pois quero colocar esse SN e a diferença ficou pouca. Minha última troca eu fiz lá e gostei do serviço do pessoal também. O cara que tava trocando óleo até pediu pra eu descer e olhar lá embaixo do carro o estado do meu filtro de combustível hahahahahaha
E eu tenho uma dúvida também. Eu ando muito em estrada (em média, 80% da minha km), portanto, sem condições severaras de uso. Mesmo assim, preciso trocar o óleo a cada 5.000kms mesmo? Tenho trocado com essa km, mas tem me judiado um pouco do bolso... hahahahahaha
Atualmente estou com um Corsa Premium 1.4 2010 com 73.000kms.
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rafaelq
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Mensagem por rafaelq »

Ah, esqueci de falar que uso somente Etanol no meu carro. Desde zero, coloquei 1 tanque de gasolina somente, e a bastante tempo.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

so não misture esse 0,5L q já tem de algum tipo com outro tipo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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