[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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Fala galera!
Estou tendo problemas com borra e vou realizar uma limpeza geral no motor.
Mas qual seria o óleo ideal para mim, a partir de agora?
Tenho usado 20w50 mineral, mas não sei qual a especificação dele...
Li que o ideal seria um SJ, mas gostaria de saber se é isso mesmo.
Corsa Sedan (Wind) 99/99 1.0 MPFI Gasolina
Estou tendo problemas com borra e vou realizar uma limpeza geral no motor.
Mas qual seria o óleo ideal para mim, a partir de agora?
Tenho usado 20w50 mineral, mas não sei qual a especificação dele...
Li que o ideal seria um SJ, mas gostaria de saber se é isso mesmo.
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Melkor, o óleo é 20w50 mesmo.
Os manuais de época indicam SJ porque era o mais moderno na época.
Depois veio o SL, SM e o atual é SN. O SM é mais barato, se pode e quiser use o SN.
Como vai limpar o motor? O único jeito de limpar 100% é com banho químico. Pra isso o motor deve ser desmontado completamente e uma vez desmontado já mede peças e faz retífica ou troca as com desgaste. O cabeçote também só dando banho químico pra ficar 100%.
Espero que não esteja pensando em fazer "flush", usar aqueles produtos milagrosos. Quando é leve até funciona. Mas se tiver borra grossa ela pode soltar de um lado e acabar entupindo uma galeria mias fina de outro lado. É muito risco. Fora isso ele estraga o óleo, não há como tirar 100% do "flush" antes de abastecer com óleo novo. Mas a propaganda é boa.
A borra se forma por algum relapso na troca de óleo. O óleo deve ser trocado a cada 5000 km OU 6 meses. Mesmo que tenha rodado apenas 100 km durante o uso o combustível contaminou ele, e mesmo com o carro parado essa contaminação vai oxidando e acabando com as propriedades do óleo. Sempre trocar filtro de óleo junto com o óleo ajuda também, não tem sentido colocar 3 litros de óleo novo e deixar 500 ml podre lá pra estragar o óleo novo. Mesmo usando um óleo SN e sintético não dá pra esperar que dure 10.000 km ou 20.000 km como algumas marcas afirmam, o combustível brasileiro é muito ruim. Se fosse bom até vá lá.
OBS: Se tem borra, quando removê-la podem aparecer diversos vazamentos de óleo que estão fechados pela sujeira.
Minha pergunta é, porque acha que tem borra? O motor já está aberto?
Os manuais de época indicam SJ porque era o mais moderno na época.
Depois veio o SL, SM e o atual é SN. O SM é mais barato, se pode e quiser use o SN.
Como vai limpar o motor? O único jeito de limpar 100% é com banho químico. Pra isso o motor deve ser desmontado completamente e uma vez desmontado já mede peças e faz retífica ou troca as com desgaste. O cabeçote também só dando banho químico pra ficar 100%.
Espero que não esteja pensando em fazer "flush", usar aqueles produtos milagrosos. Quando é leve até funciona. Mas se tiver borra grossa ela pode soltar de um lado e acabar entupindo uma galeria mias fina de outro lado. É muito risco. Fora isso ele estraga o óleo, não há como tirar 100% do "flush" antes de abastecer com óleo novo. Mas a propaganda é boa.
A borra se forma por algum relapso na troca de óleo. O óleo deve ser trocado a cada 5000 km OU 6 meses. Mesmo que tenha rodado apenas 100 km durante o uso o combustível contaminou ele, e mesmo com o carro parado essa contaminação vai oxidando e acabando com as propriedades do óleo. Sempre trocar filtro de óleo junto com o óleo ajuda também, não tem sentido colocar 3 litros de óleo novo e deixar 500 ml podre lá pra estragar o óleo novo. Mesmo usando um óleo SN e sintético não dá pra esperar que dure 10.000 km ou 20.000 km como algumas marcas afirmam, o combustível brasileiro é muito ruim. Se fosse bom até vá lá.
OBS: Se tem borra, quando removê-la podem aparecer diversos vazamentos de óleo que estão fechados pela sujeira.
Minha pergunta é, porque acha que tem borra? O motor já está aberto?
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Faço a troca de óleo sempre dentro do prazo, raramente deixo chegar a 5.000km.
O problema começou quando fiz uma troca de óleo a 1 mes atras. O carro começou a fazer o famoso "tec, tec, tec", que tanto pode ser trucho ou comando de válvulas. Como o motor já é bem andado, imaginei que seria a hora de fazer a retífica. Mas, quando conversei com alguns mecânicos (uns 4 pelo menos), fui orientado que se o motor não estivesse baixando óleo ou perdendo potência não seria necessária a retífica.
Disseram que o problema, provavelmente, seria o entupimento por borra, tanto dos truchos quanto do pescador. Dai me surgiram primeiro com a gambiarra de esgotar o motor, funcionar um pouco com óleo diesel, limpar o pescador, esgotar tudo de novo e colocar um óleo novo e bom.
Falei com o mecânico e ele disse que seria melhor fazer praticamente o mesmo, mas usando 2 litros de óleo de freio junto do óleo velho antes de trocar e fazer uma lavagem com gasolina a jato para finalizar antes de colocar o óleo novo.
Dito isso, fui dar uma olhada amadora no motor e só de abrir a tampa de abastecimento de óleo já da para ver borra. Isso por que troquei o óleo a um mes e ele já está todo escuro e endurecido.
Só descobri os procedimentos da limpeza quimíca (descarborização) a alguns minutos. Mas não vou ter grana para mexer com isso agora, por que provavelmente teria de trocar várias peças desde cedo, sem contar a mão de obra.
OBS.: Esse barulho que citei surgiu após a troca de óleo e se manteve somente durante meu período de férias, no qual usei pouco o carro. Agora que voltei a trabalhar e usar o carro diariamente ele sumiu, surgindo somente algumas raras vezes e sempre com intensidade menor do que antes.
O problema começou quando fiz uma troca de óleo a 1 mes atras. O carro começou a fazer o famoso "tec, tec, tec", que tanto pode ser trucho ou comando de válvulas. Como o motor já é bem andado, imaginei que seria a hora de fazer a retífica. Mas, quando conversei com alguns mecânicos (uns 4 pelo menos), fui orientado que se o motor não estivesse baixando óleo ou perdendo potência não seria necessária a retífica.
Disseram que o problema, provavelmente, seria o entupimento por borra, tanto dos truchos quanto do pescador. Dai me surgiram primeiro com a gambiarra de esgotar o motor, funcionar um pouco com óleo diesel, limpar o pescador, esgotar tudo de novo e colocar um óleo novo e bom.
Falei com o mecânico e ele disse que seria melhor fazer praticamente o mesmo, mas usando 2 litros de óleo de freio junto do óleo velho antes de trocar e fazer uma lavagem com gasolina a jato para finalizar antes de colocar o óleo novo.
Dito isso, fui dar uma olhada amadora no motor e só de abrir a tampa de abastecimento de óleo já da para ver borra. Isso por que troquei o óleo a um mes e ele já está todo escuro e endurecido.
Só descobri os procedimentos da limpeza quimíca (descarborização) a alguns minutos. Mas não vou ter grana para mexer com isso agora, por que provavelmente teria de trocar várias peças desde cedo, sem contar a mão de obra.
OBS.: Esse barulho que citei surgiu após a troca de óleo e se manteve somente durante meu período de férias, no qual usei pouco o carro. Agora que voltei a trabalhar e usar o carro diariamente ele sumiu, surgindo somente algumas raras vezes e sempre com intensidade menor do que antes.
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Melkor, talvez o dono anterior foi menos atencioso no óleo.
Os mecânicos estão certos quanto a necessidade de retífica. Se tem força e não queima manda bala e usa o carro.
Descarbonização em nada tem com borra. São conceitos diferentes para coisas diferentes que em vérios lugares da internet estão misturados. Borra se forma onde vai óleo, carbonização onde tem gasolina e a queima. Essas partes do motor não tem contato direto entre si. Um motor pode estar carbonizado sem borra e cheio de borra sem descarbonização. O que você viu é borra, carbonização só da pra ver abrindo o motor ou colocando uma câmera lá dentro.
Minha sugestão é melhorar o óleo. Passe a usar um SM ou SN. Eles vão provocar uma "diarréia" nessa borra antiga mas bem devagar. Outra dica é tirar só a tampa de válvulas e limpar o que der, e tirar o cárter pra limpar o que der inclusive o pescador. Mas manualmente. Não vá nessa de diesel e óleo de freio, se é pra fazer isso melhor fazer o "flush" de uma vez.
Depois óleo bom e siga adiante. Se faz trajetos compridos e pega a estrada vez ou outra é bom porque vai limpando. O óleo sob temperatura e pressão constantes (caso de uma viagem) tem alto poder limpeza se está com a parte de aditivação dele ainda em dia. Nos fuscas junta borra fácil, porque o óleo sobe mela e seca na parte alta, viajando 200 ou 300 km de distância com óleo bom ao término da viagem está tudo limpinho. É a melhor hora pra trocar o óleo.
Os mecânicos estão certos quanto a necessidade de retífica. Se tem força e não queima manda bala e usa o carro.
Descarbonização em nada tem com borra. São conceitos diferentes para coisas diferentes que em vérios lugares da internet estão misturados. Borra se forma onde vai óleo, carbonização onde tem gasolina e a queima. Essas partes do motor não tem contato direto entre si. Um motor pode estar carbonizado sem borra e cheio de borra sem descarbonização. O que você viu é borra, carbonização só da pra ver abrindo o motor ou colocando uma câmera lá dentro.
Minha sugestão é melhorar o óleo. Passe a usar um SM ou SN. Eles vão provocar uma "diarréia" nessa borra antiga mas bem devagar. Outra dica é tirar só a tampa de válvulas e limpar o que der, e tirar o cárter pra limpar o que der inclusive o pescador. Mas manualmente. Não vá nessa de diesel e óleo de freio, se é pra fazer isso melhor fazer o "flush" de uma vez.
Depois óleo bom e siga adiante. Se faz trajetos compridos e pega a estrada vez ou outra é bom porque vai limpando. O óleo sob temperatura e pressão constantes (caso de uma viagem) tem alto poder limpeza se está com a parte de aditivação dele ainda em dia. Nos fuscas junta borra fácil, porque o óleo sobe mela e seca na parte alta, viajando 200 ou 300 km de distância com óleo bom ao término da viagem está tudo limpinho. É a melhor hora pra trocar o óleo.
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