pps_2, na verdade essa temperatura é bem padrão para motores, e não tem influência no desempenho, até porque na câmara de combustão a coisa passa MUITO longe disso, isso é só a temperatura da água.
A melhora que talvez sentiu é porque com motor frio o tempo de injeção é maior, torra mais combustível também. Sua injeção sempre acha que está frio.
[DÚVIDA] - Qual a temperatura do arrefecimento do corsa?
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 5
- Registrado em: Quinta-feira 15 2015f Outubro 2015 10:55:11 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Trabalhei uns anos em retifica de motor, nos carros carburado aprendi que se trabalharem muito quentes o combustível evapora antes de chegar na camará de combustão, no caso da injeção eletrônica, (serve para os 2 casos), acredito que ele trabalhando muito quente, o óleo se tornara menos viscoso e assim não veda direito entre os anéis e o cilindro, o meu carro antigo era assim (carburado), muito quente não respondia como na temperatura morno, frui não andava nada (era a álcool), vou rodar um tempo com o corsa para ver como se comporta na questão de combustível.
Instalei um conta giros e percebo que o carro em movimento, (tipo parado na descida e deixa-se descer um pouco o carro acelera sozinho uns 1200rpm), se ele estiver acima dos 85° não acontece nada, por isso escolhi essa faixa de temperatura.
Outra coisa estando muito quente o motor e se retirarmos a vareta do óleo ou a tampa, da pra ver que sai um pouco de fumaça, estando morno 90° não sai nada de fumaça.
O corsa troco o óleo de 5000km a cada 4800km sem completar, sempre esta no nível, tenho colocado um B12 nas trocas.
Anda rendendo 420km o tanque, cerca de 10km por litro, depende muito do jeito de dirigir.
Instalei um conta giros e percebo que o carro em movimento, (tipo parado na descida e deixa-se descer um pouco o carro acelera sozinho uns 1200rpm), se ele estiver acima dos 85° não acontece nada, por isso escolhi essa faixa de temperatura.
Outra coisa estando muito quente o motor e se retirarmos a vareta do óleo ou a tampa, da pra ver que sai um pouco de fumaça, estando morno 90° não sai nada de fumaça.
O corsa troco o óleo de 5000km a cada 4800km sem completar, sempre esta no nível, tenho colocado um B12 nas trocas.
Anda rendendo 420km o tanque, cerca de 10km por litro, depende muito do jeito de dirigir.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 4
- Registrado em: Segunda-feira 27 2012f Fevereiro 2012 11:41:16 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
O Corsa da Chevrolet tem sua temperatura ideal de trabalho em torno de 100 graus, mas você pode se perguntar, á água não ferve a 100 graus? Essa dúvida é super válida, mas para que a água não entre em ebulição (borbulhamento) é obrigatório o uso do Aditivo de radiador, pois esse produto aumenta o ponto de ebulição da água em torno de 18 graus e por isso que não existe problema do sistema trabalhar aos 100 graus, mas ainda é preciso ter atenção aos maus profissionais que rotulam o aditivo como um item desnecessário e que ainda chegam ao cumulo de dizer que o aditivo causa danos ao motor. O aditivo é tão importante ao sistema de refrigeração quanto o óleo é fundamental ao motor. O aditivo ainda tem a função de inibir a corrosão natural da água, evitar a condutividade elétrica, prevenir ressecamento de partes plásticas, mangueiras, danos ao sistema de vedação da bomba d água e da válvula de segurança da tampa do reservatório. Mas tenha atenção, pois não adianta em nada colocar meio litro de aditivo no posto de gasolina e sim fazer uma revisão, testes e aplicar somente o produto indicado pelo fabricante e na proporção correta, caso contrário você terá a falsa impressão de ter realizado a manutenção correta desse sistema fundamental.
Fonte: Doutor Carro
Fonte: Doutor Carro
- guilhermee.pereira
- :: Wind ::
- Mensagens: 6
- Registrado em: Terça-feira 12 2014f Agosto 2014 08:21:53 AM
- Localização: Duque de Caxias - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1997
Ola amigo corseiro ! acho que não é normal, até porque a abertura máxima da válvula termostática é em 92,8°C, justamente quando liga a ventoinha do radiador.
Quando eu peguei o meu chegava a 95/96°C, mas aí eu mandei fazer limpeza do bloco, instalar a válvula termostática (que estava sem) troca da bomba de agua( estava a ponto de travar pela ferrugem) e só coloco agua deionisada com aditivo na proporção 50% para 50% conforme o manual.
A partir daí ele sobe até 92,8°C cravado, liga o radiador e abaixa para 88/90°C.
Pode ser também o sensor de temperatura do painel, existem dois nesses motores, um para a central e outro pro painel. veja esse tópico: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=778810
Espero ter ajudado !
Quando eu peguei o meu chegava a 95/96°C, mas aí eu mandei fazer limpeza do bloco, instalar a válvula termostática (que estava sem) troca da bomba de agua( estava a ponto de travar pela ferrugem) e só coloco agua deionisada com aditivo na proporção 50% para 50% conforme o manual.
A partir daí ele sobe até 92,8°C cravado, liga o radiador e abaixa para 88/90°C.
Pode ser também o sensor de temperatura do painel, existem dois nesses motores, um para a central e outro pro painel. veja esse tópico: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=778810
Espero ter ajudado !
Guilherme Pereira - RJ
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Bom, vamos fazer umas correções e esclarecimentos...
A VT dos Corsas é de 92°C +- 2°C, ou seja, ela pode abrir entre 90 e 94°C, esta é uma especificação do componente, seja ele da VDO, Bosch, Valeo, MTE Thomson, etc...
100°C, é um limite seguro para a máxima temperatura de trabalho dos motores Corsas...então, não existe uma temperatura ideal, existe uma faixa de trabalho, que é superior a da VT (92°C +- 2°C), e inferior aos 100°C (alguns advogam 105°C).
Várias são as causas para que esta faixa de trabalho não seja obedecida:
1 - Erro de mostragem (o mostrador indica erradamente a temperatura)
2 - Erro de sensores (do painel ou da ECU), devido a estarem fora de suas especificações, por defeito geralmente ocasionado pelo tempo de uso ou aquecimento demasiado.
3 - Falha nos momentos da entrada do arrefecimento forçado (ventoinhas), devido a erros do sensor da ECU, mau contato em relés, aterramento ou alimentação ruins por oxidação em conectores e terminais ou a própria ECU.
4 - Travamento parcial ou total da(s) ventoinha(s)
5 - Obstrução do fluxo de ar pelo radiador.
6 - Excesso de temperatura no condensador (carros com AC)
7 - Obstrução ou má da circulação do líquido refrigerante (água + aditivo), pelo sistema (obstrução no radiador, VT travada fechada, bomba ineficiente)
8 - Pouco volume do líquido refrigerante (abaixo do nível mínimo), devido a vazamentos.
9 - Perda de pressão no sistema, por escape na tampa do expansor.
10 - Problemas relacionados a queima de junta do cabeçote.
11 - Óleo do motor vencido
12 - Inexistência do aditivo ou proporção errada (para menos), o que na região dos 100°C, favorece o surgimento de bolhas, que aumenta a pressão, que escapa pela tampa junto com o líquido e diminuí seu volume.
13 - Fusível das ventoinhas queimado.
**** se esqueci algo, acrescentem ****
Não há lógica nas ventoinhas ligarem abaixo de 90°C (menor valor de abertura da VT), pois se a VT está fechada (corretamente em situação normal), não há necessidade no funcionamento das mesmas...
Os momentos (temperaturas), de funcionamento das ventoinhas não seguem a uma regra rígida como a de uma lâmpada (ou está acesa ou apagada), pois a própria temperatura não obedece a uma lei de mudança rígida...é uma troca de calor...e requer algum tempo para sua leitura, para a reação dos elementos que a controlam e também para que ela se altere (no caso para menos), dentro do motor.
Dentro deste cenário, a faixa de temperatura dos Corsas, para a melhor eficiência do motor, menor agressão ao meio ambiente, menor consumo de combustível e funcionamento seguro, situa-se entre 90°C e 100°C (não gosto dos 105°C).
As ventoinhas (depende se o carro tem ou não AC), devem ligar na menor velocidade, por volta dos 95/96°C, e na maior velocidade por volta dos 98/99°C.
Fazer leituras com scaner, não garante que a temperatura esteja correta, pois o que o scaner faz é mostrar digitalmente o que a ECU está lendo do sensor...se esta leitura não for compatível com a do mostrador do carro, existe algo de errado e deve ser averiguado...no mínimo com outra forma de leitura (termômetro infra vermelho, de contato, etc...) ou com outro sensor para definir se o erro é do mostrador ou do sensor do carro.
Portanto, a temperatura normal dos motores Corsas, fica na faixa entre 90°C e 100°C (não gosto dos 105°C e faço de tudo para que não passe dos 100°C)
A VT dos Corsas é de 92°C +- 2°C, ou seja, ela pode abrir entre 90 e 94°C, esta é uma especificação do componente, seja ele da VDO, Bosch, Valeo, MTE Thomson, etc...
100°C, é um limite seguro para a máxima temperatura de trabalho dos motores Corsas...então, não existe uma temperatura ideal, existe uma faixa de trabalho, que é superior a da VT (92°C +- 2°C), e inferior aos 100°C (alguns advogam 105°C).
Várias são as causas para que esta faixa de trabalho não seja obedecida:
1 - Erro de mostragem (o mostrador indica erradamente a temperatura)
2 - Erro de sensores (do painel ou da ECU), devido a estarem fora de suas especificações, por defeito geralmente ocasionado pelo tempo de uso ou aquecimento demasiado.
3 - Falha nos momentos da entrada do arrefecimento forçado (ventoinhas), devido a erros do sensor da ECU, mau contato em relés, aterramento ou alimentação ruins por oxidação em conectores e terminais ou a própria ECU.
4 - Travamento parcial ou total da(s) ventoinha(s)
5 - Obstrução do fluxo de ar pelo radiador.
6 - Excesso de temperatura no condensador (carros com AC)
7 - Obstrução ou má da circulação do líquido refrigerante (água + aditivo), pelo sistema (obstrução no radiador, VT travada fechada, bomba ineficiente)
8 - Pouco volume do líquido refrigerante (abaixo do nível mínimo), devido a vazamentos.
9 - Perda de pressão no sistema, por escape na tampa do expansor.
10 - Problemas relacionados a queima de junta do cabeçote.
11 - Óleo do motor vencido
12 - Inexistência do aditivo ou proporção errada (para menos), o que na região dos 100°C, favorece o surgimento de bolhas, que aumenta a pressão, que escapa pela tampa junto com o líquido e diminuí seu volume.
13 - Fusível das ventoinhas queimado.
**** se esqueci algo, acrescentem ****
Não há lógica nas ventoinhas ligarem abaixo de 90°C (menor valor de abertura da VT), pois se a VT está fechada (corretamente em situação normal), não há necessidade no funcionamento das mesmas...
Os momentos (temperaturas), de funcionamento das ventoinhas não seguem a uma regra rígida como a de uma lâmpada (ou está acesa ou apagada), pois a própria temperatura não obedece a uma lei de mudança rígida...é uma troca de calor...e requer algum tempo para sua leitura, para a reação dos elementos que a controlam e também para que ela se altere (no caso para menos), dentro do motor.
Dentro deste cenário, a faixa de temperatura dos Corsas, para a melhor eficiência do motor, menor agressão ao meio ambiente, menor consumo de combustível e funcionamento seguro, situa-se entre 90°C e 100°C (não gosto dos 105°C).
As ventoinhas (depende se o carro tem ou não AC), devem ligar na menor velocidade, por volta dos 95/96°C, e na maior velocidade por volta dos 98/99°C.
Fazer leituras com scaner, não garante que a temperatura esteja correta, pois o que o scaner faz é mostrar digitalmente o que a ECU está lendo do sensor...se esta leitura não for compatível com a do mostrador do carro, existe algo de errado e deve ser averiguado...no mínimo com outra forma de leitura (termômetro infra vermelho, de contato, etc...) ou com outro sensor para definir se o erro é do mostrador ou do sensor do carro.
Portanto, a temperatura normal dos motores Corsas, fica na faixa entre 90°C e 100°C (não gosto dos 105°C e faço de tudo para que não passe dos 100°C)
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 3
- Registrado em: Segunda-feira 14 2011f Fevereiro 2011 10:17:26 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Sei que estou desenterrando o tópico mas hoje consegui resolver meu problema do carro ficar sempre nos 100º, no meu caso o problema estava no relê que aciona o segundo estágio da ventoinha, este relê fica encima do porta luvas.
Meu carro é um corsa 1.6 8v com ar condicionado, a temperatura ficava cravada nos 100º e não decia por nada e nem acionava o segundo estágio, se eu ligasse o ar condicionado além de não acionar o segundo estágio o primeiro desligava, ficava funcionando apenas a ventoinha do ar condicionado.
Agora após arrumar o relê do segundo estágio da ventoinha quanto está sem o ar condicionado o carro liga o primeiro estágio com 95º e se chegar nos 100º aciona o segundo estágio normalmente, baixado a temperatura, já quando ligo o ar condicionado as duas ventoinhas ligam já no segundo estágio e o carro trabalha por volta de 92º.
Abraços
André Vilela
Meu carro é um corsa 1.6 8v com ar condicionado, a temperatura ficava cravada nos 100º e não decia por nada e nem acionava o segundo estágio, se eu ligasse o ar condicionado além de não acionar o segundo estágio o primeiro desligava, ficava funcionando apenas a ventoinha do ar condicionado.
Agora após arrumar o relê do segundo estágio da ventoinha quanto está sem o ar condicionado o carro liga o primeiro estágio com 95º e se chegar nos 100º aciona o segundo estágio normalmente, baixado a temperatura, já quando ligo o ar condicionado as duas ventoinhas ligam já no segundo estágio e o carro trabalha por volta de 92º.
Abraços
André Vilela
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 15
- Registrado em: Quarta-feira 08 2015f Julho 2015 08:16:04 PM
- Localização: Itápolis - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Amigos, já tinha relatado anteriormente que meu Corsa C 2012 sempre que saia na rodovia, a temperatura ficava próxima da primeira marca, mas ultimamente notei que ela está ficando mais baixo ainda, conforme mostra a imagem.
Isso é normal ou pode ser algum problema?
Isso é normal ou pode ser algum problema?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Respondendo atrasado...a temperatura da ventilação natural é dependente da velocidade do carro e da própria temperatura do ambiente externo.
Neste caso (em estrada), não se preocupe muito...mas no para e anda do trânsito e até parado mesmo, a temperatura no seu caso tem que ficar na faixa central, ou seja entre o segundo e o quarto risco...se passar do quarto em direção ao quinto (vermelho), pode pesquisar por alguma ineficiência...
Neste caso (em estrada), não se preocupe muito...mas no para e anda do trânsito e até parado mesmo, a temperatura no seu caso tem que ficar na faixa central, ou seja entre o segundo e o quarto risco...se passar do quarto em direção ao quinto (vermelho), pode pesquisar por alguma ineficiência...
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 16
- Registrado em: Domingo 21 2016f Agosto 2016 09:54:55 AM
- Localização: Itabira - MG
- Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1997
Boa noite galera.
O meu Corsa 97 1.6 8 v tbm armava a ventoinha toda hora e subia muito temperatura, hj troquei o sensor de temperatura para injeção e rodei bastante nele pra testar, não passou de 92 graus hora nenhuma...Inclusive em subidas fortes de 1 marcha.
O meu Corsa 97 1.6 8 v tbm armava a ventoinha toda hora e subia muito temperatura, hj troquei o sensor de temperatura para injeção e rodei bastante nele pra testar, não passou de 92 graus hora nenhuma...Inclusive em subidas fortes de 1 marcha.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 3
- Registrado em: Domingo 23 2017f Abril 2017 03:28:44 PM
- Localização: Rio Grande - RS
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
- Ano de fabricação: 2001
Tenho um corsa sedam modificar 1.0 8v .
Tô com dúvidas sobre a leitura de temperatura do motor o ponteiro demora mto a subir mesmo em dias quentes ele vai começar a se mexer quando se anda uns 7,8km isso não pode se normal .o que acham??
Tô com dúvidas sobre a leitura de temperatura do motor o ponteiro demora mto a subir mesmo em dias quentes ele vai começar a se mexer quando se anda uns 7,8km isso não pode se normal .o que acham??
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 4 Respostas
- 4749 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 2 Respostas
- 3640 Exibições
-
Última mensagem por Lukastrin
-
- 3 Respostas
- 3309 Exibições
-
Última mensagem por Retg
-
- 3 Respostas
- 792 Exibições
-
Última mensagem por beto veraneio
-
- 1 Respostas
- 2527 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 9283 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 2 Respostas
- 2637 Exibições
-
Última mensagem por KassioAugusto
-
- 5 Respostas
- 4634 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 4 Respostas
- 10920 Exibições
-
Última mensagem por Ikaro
-
- 2 Respostas
- 3328 Exibições
-
Última mensagem por HenriqueGaleti