[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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Carlos_Bilibio
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Mensagem por Carlos_Bilibio »

Galera, GLS 1.6 ano 96 pede óleo sintetico ??

Ou um semi 10w40 tá de boa ???
awaked
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Mensagem por awaked »

Carlos_Bilibio, esse é fino.
Segundo manual: 15w40, 20w40 ou 20w50. Qualquer um desses.
API pede SH, mas nem fabrica mais. Use SM.
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Carlos_Bilibio
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Mensagem por Carlos_Bilibio »

Vlw cara, obrigado !
Valker
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Mensagem por Valker »

Meu carro é um corsa classic 2008
awaked
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Mensagem por awaked »

Valker, o óleo correto é o 5w30 SL, SM ou SN. Sendo SN o melhor.
Não precisa ser sintético, mas se tem $$ manda ver. Sempre troque o filtro junto, a cada 5000 km.
fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

Na boa, essa vai ser a primeira vez que vou estudar um tipo de óleo para colocar no meu carro, pq das outras vezes eu olhava somente a marca, sabia o que era mineral e que era mais barato e o sintético mais atual e mais caro.
Assim que entrei no clube troquei o óleo do carro, mais ainda nao tinha lido esse tópico e acabei colocando o Lubrax mineral (embalagem verde) mais nao sei quais eram as especificaçoes. Então agora fui olhar no manual e naquela etiqueta original que tem no motor e os recomendados pela montadora pelo jeito são defazados e agora tem uns melhores. Meu carro está com quase 80 mil km....acho que o sintético nao convém $$$ :mrgreen: O que vcs me dizem?
awaked
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Mensagem por awaked »

fabio_pvai, a viscosidade - 15w40, 20w50.... devem ser mantidas. Ela é calculada segundo folgas do motor e galeria no processo de fabricação e projeto.

A classificação API - SH, SJ, SL, SM ou SN foi evoluindo. Óleo bom atualmente é SM e SN. Até lançarem mais modernos como SP, SQ... seja lá o que vier.

Então, a viscosidade precisa ser a recomendada no manual dando preferência para a mais fina delas.
A classificação API deve ser a mais atual possível.

Definir se será sintético ou mineral é complicado. O que é melhor SN mineral ou SM sintético?
Em termos de eficiência e aditivação o SN é melhor mesmo sendo mineral. Entendeu?

Use o mineral e fique tranquilo, se for fácil e barato de achar pra você use sintético.
Seja lá qual a escolha deve ser óleo BOM.
fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

awaked, agora ficou mais do que claro.
Entedi td.....vou procurar 15w40 ou 20w50 SN, mais ja vi no site da petrobras/lubrax que se eu quiser o SN vou ter que mudar pelo menos para o semisintético.

Valeuuuu
fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

Ein awaked achei que eles só tinham marcado apenas Lubrificante Lubrax na etiqueta do para-brisa mais ta la marcado Lubrax SJ. Olhando no site da Petrobras o SJ Essencial deles é somente o Mineral 20W-50. Como não é facil achar outras marcas mineral com API SN, estou decidido a colocar o Lubrax Techo Semi-sintetico API SN só que é o 15W-40. Será que não é perigoso aparecer os famosos "tec tec" no motor por eu estar colocando um mais fino agora mesmo essa viscosidade também sendo recomendada pela GM?

Abraço, :D
awaked
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Mensagem por awaked »

fabio_pvai, cara, eu usava muito esse Lubrax Tecno semi sintético no meu Santana.
Quando ele começou a bater tucho troquei pra esse óleo e em 2 ou 3 trocas ele parou. A conclusão conversando com o mecânico, é que o óleo SN limpou algum depósito que estava atrapalhando o carregamento dos tuchos.

Pela viscosidade o melhor é sempre o mais fino entre as indicadas. O que pode te acontecer é queimar óleo, se for muito, volta pro 20w50. Mas pensa só, queimar 1 litro a cada 5000 km que é a hora de trocar, é bem aceitável. Melhor queimar de leve do que engrossar e acabar tendo desgatse prematuro na partida.
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