[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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JulioAraujo
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Galera boa tarde,
Peguei meu carro a pouco tempo, já foi feito plaina do cabeçote por ter fervido (parado) e trocado a junta.
Coloquei óleo 20W50 Ac Delco e quando ligo ele ainda frio, fica batendo pino ou batendo tucho sei lá por alguns segundos, depois para.
Colocando mais fino pode ajudar amenizar o problema? Qual vcs indicam? O carro é um Corsa GL 95 1.4 158K rodados. Depois de colocar esse 20W50 o carro ficou bem mais silencioso na estrada, andando bem mais do que quando peguei.
Peguei meu carro a pouco tempo, já foi feito plaina do cabeçote por ter fervido (parado) e trocado a junta.
Coloquei óleo 20W50 Ac Delco e quando ligo ele ainda frio, fica batendo pino ou batendo tucho sei lá por alguns segundos, depois para.
Colocando mais fino pode ajudar amenizar o problema? Qual vcs indicam? O carro é um Corsa GL 95 1.4 158K rodados. Depois de colocar esse 20W50 o carro ficou bem mais silencioso na estrada, andando bem mais do que quando peguei.
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awaked
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localhost, pelo manual pode usar o 15w40. Ele é um pouco mais fino que o 20w50, por isso sobe mais fácil e pode aliviar bem o sintoma.
Outro detalhe é a classificação API. A maioria das pessoas ainda usam SL, entretanto já temos SM e SN que é o melhor. É um óleo mais eficiente.
O ideal é sempre o mais fino possível dentro do que o manual indica e API melhor que puder pagar.
Quando meu Santana começou a bater tucho eu usava 20w50 SL. Terminei de usar e na troca seguinte passei pro 15w40 SM, de cara já diminuiu, 2 trocas depois já não batia mais nada. Hoje uso SN e nem sinal de bater tucho.
Outro detalhe é a classificação API. A maioria das pessoas ainda usam SL, entretanto já temos SM e SN que é o melhor. É um óleo mais eficiente.
O ideal é sempre o mais fino possível dentro do que o manual indica e API melhor que puder pagar.
Quando meu Santana começou a bater tucho eu usava 20w50 SL. Terminei de usar e na troca seguinte passei pro 15w40 SM, de cara já diminuiu, 2 trocas depois já não batia mais nada. Hoje uso SN e nem sinal de bater tucho.
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awaked
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A, claro, óleo se troca no prazo indicado no manual entre 5000 e 7500 km ou 6 meses o que ocorrer primeiro.
Mesmo que rode apenas 100km após 6 meses o óleo já não tem mais a mesma eficiência.
E sempre troque o filtro junto, não tem sentido trocar o óleo e deixar o filtro cheio de óleo velho lá pra estragar o óleo novo.
Mesmo que rode apenas 100km após 6 meses o óleo já não tem mais a mesma eficiência.
E sempre troque o filtro junto, não tem sentido trocar o óleo e deixar o filtro cheio de óleo velho lá pra estragar o óleo novo.
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Nacios
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awaked, meu manual pede o 20w40 ou 20w50, o mecanico colocou esse 15w40. não é a especificação do manual mas n deu problema, o que você acha de colocar o 20w50?
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awaked
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Nacios, veja, não é certo eu falar que pode usar o 15w40 no seu motor.
MAS, eu usaria. A diferença entre o 20w40 e 15w40 é só na fase fria do motor, e pra melhor, nada prejudicial. Pode usar de boa. O único porém é que se seu motor tem alguma folga excessiva pode queimar óleo. O que também pra falar bem a verdade é melhor saber assim do que esperar ele abrir o bico de vez.
MAS, eu usaria. A diferença entre o 20w40 e 15w40 é só na fase fria do motor, e pra melhor, nada prejudicial. Pode usar de boa. O único porém é que se seu motor tem alguma folga excessiva pode queimar óleo. O que também pra falar bem a verdade é melhor saber assim do que esperar ele abrir o bico de vez.
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Nacios
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meu motor ja tem 145.000 km rodados, to na duvida ainda entre 20w40 ou 20w50 ;x
mas obrigado pela dica awaked, sempre atencioso aqui no clube.
mas obrigado pela dica awaked, sempre atencioso aqui no clube.
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JulioAraujo
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Beleza obrigado! Desculpa insistir, mas pelo motor já está "bem rodado", um óleo mais grosso é melhor quanto à folgas?awaked escreveu:localhost, pelo manual pode usar o 15w40. Ele é um pouco mais fino que o 20w50, por isso sobe mais fácil e pode aliviar bem o sintoma.
Outro detalhe é a classificação API. A maioria das pessoas ainda usam SL, entretanto já temos SM e SN que é o melhor. É um óleo mais eficiente.
O ideal é sempre o mais fino possível dentro do que o manual indica e API melhor que puder pagar.
Quando meu Santana começou a bater tucho eu usava 20w50 SL. Terminei de usar e na troca seguinte passei pro 15w40 SM, de cara já diminuiu, 2 trocas depois já não batia mais nada. Hoje uso SN e nem sinal de bater tucho.
Será que consigo trocar, pois já tenho 4 litros AC Delco 20W50 em casa novinhos para a próxima troca (mês que vem).
E qual marca você me recomenda de melhor qualidade possível? O carro fica muito parado, só ando mais final de semana, então vou trocar a cada 3 meses conforme manual.
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awaked
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Nacios e localhost,
Essa história de motor rodado usar óleo mais grosso é furada.
O óleo mais grosso vai forçar a bomba de óleo, o motor pode ter folga, mas as galerias por onde ele circula são as mesmas. Aí o cara vai lá engrossa o óleo e liga o carro, o que ocorre é que vai demorar alguns segundos pro óleo subir, e nesses segundos fica metal com metal e um altíssimo desgaste.
Em contrapartida temos a opção de usar um óleo mais fino. A bomba consegue mandar ele rápido pra cima. E em 1 segundo já está tudo lubrificado, bem melhor não? O ponto negativo é o óleo passar nas folgas e queimar um pouquinho.
Qual motor acreditam que dure mais? Um que não queima mas também demora pra lubrificar? Ou que é perfeitamente lubrificado mas queima um pouquinho?
Em ambos os casos folga significa preparação pra retifica. Mas é melhor chegar nela no melhor estado possível, evitando problemas mais graves e caros.
Por isso sempre é melhor usar o mais fino possível dentro do especificado e API o melhor que puder pagar.
localhost, eu uso Lubrax. A maioria dos óleos vendidos no Brasil são produzidos mesmo pela BR, eles vendem pras distribuidoras que adicionam a tranqueira que quiser. É questão de gosto. Claro que Mobil 1 e Motul são importados assim como outras marcas. Estou me referindo a óleos nacionais.
Essa história de motor rodado usar óleo mais grosso é furada.
O óleo mais grosso vai forçar a bomba de óleo, o motor pode ter folga, mas as galerias por onde ele circula são as mesmas. Aí o cara vai lá engrossa o óleo e liga o carro, o que ocorre é que vai demorar alguns segundos pro óleo subir, e nesses segundos fica metal com metal e um altíssimo desgaste.
Em contrapartida temos a opção de usar um óleo mais fino. A bomba consegue mandar ele rápido pra cima. E em 1 segundo já está tudo lubrificado, bem melhor não? O ponto negativo é o óleo passar nas folgas e queimar um pouquinho.
Qual motor acreditam que dure mais? Um que não queima mas também demora pra lubrificar? Ou que é perfeitamente lubrificado mas queima um pouquinho?
Em ambos os casos folga significa preparação pra retifica. Mas é melhor chegar nela no melhor estado possível, evitando problemas mais graves e caros.
Por isso sempre é melhor usar o mais fino possível dentro do especificado e API o melhor que puder pagar.
localhost, eu uso Lubrax. A maioria dos óleos vendidos no Brasil são produzidos mesmo pela BR, eles vendem pras distribuidoras que adicionam a tranqueira que quiser. É questão de gosto. Claro que Mobil 1 e Motul são importados assim como outras marcas. Estou me referindo a óleos nacionais.
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JulioAraujo
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Valeu Awaked! Muito obrigado! Será que consigo vender o meu 20W50 aqui no fórum? Ou não é permitido?
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awaked
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6 meses. 3 é cedo demais.localhost escreveu:E qual marca você me recomenda de melhor qualidade possível? O carro fica muito parado, só ando mais final de semana, então vou trocar a cada 3 meses conforme manual.
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