Bange, dei uma pesquisada sobre o problema do limpador de para brisa e é essa dica mesmo que logo encontramos para tentar solucionar o problema. Como ainda não me sinto preparado para mexer em partes críticas
do carro por conta própria , terei que levar em um profissional da área. Mas se alguém por aqui puder me dá uma dica de como e onde localizar estes aterramentos, ficarei agradecido. Sei que eles ficam na carroceria do carro. Mas qual deles no meu caso devo verificar? Onde localiza-lo?
Adrianno, o tópico que você tem sobre o LEPO é muito interessante e motivador.
Por muito pouco não recorri para você afim de conseguir alguma dica sobre o problema que eu vinha enfrentando. No meu caso, o problema já tinha sido apresentado com o antigo dono do carro. E então ele já tinha feito a troca de todos estes itens na tentativa de solucionar o problema. Trocou cabos de vela, bobina, alguns sensores, trocou peças do distribuidor, etc, e nada.
Então peguei o carro e a solução veio da forma como coloquei nas postagem acima.
Infelizmente não acompanhei o serviço dia a dia na oficina por conta da minha dinâmica de vida.
Para mim agora o carro está muito melhor que antes. 1000 vezes melhor.
Agora devo tentar resolver essa questão do limpador de para brisa que é o que está me tirando
o sono agora
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verifique se o problema nao acontece com qq outro item q demande muita energia, até questao de bateria e alternador podem influenciar....
se apenas com o limpador, o mais provavel q seja o aterramento do motor do alternador, mas de qq forma seria bom verificar todos, eles tem a mesma idade e sofrem pelo mesmo tempo dos demais, se nao me engano ja vi em algum topicos de destaque boa parte dos aterramentos q tem no corsa
se apenas com o limpador, o mais provavel q seja o aterramento do motor do alternador, mas de qq forma seria bom verificar todos, eles tem a mesma idade e sofrem pelo mesmo tempo dos demais, se nao me engano ja vi em algum topicos de destaque boa parte dos aterramentos q tem no corsa
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1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Voltando ao assunto da sonda lambda, estive pesquisando a respeito e realmente é como falei anteriormente...é tudo igual...
Assim como temos vários fabricantes de lâmpadas eletrônicas de 20W (com até formatos diferentes), temos vários fabricantes de sonda, sendo que quem a inventou foi a Bosch, mas não significa nem que ela seja líder mundial de vendas e nem que a sua seja a melhor, pois a patente inicial pode ser melhorada na forma construtiva e/ou na qualidade/precisão etc...
Para o caso das mudanças, as sondas de 1 e 2 fios, são mais simples de se intercambiar, pois a única diferença está no aterramento, que ou é na própria carcaça da sonda (1 fio), ou vai pelo segundo fio até um ponto de terra da própria ECU.
Já para as de 3 e 4 fios, pode ou não haver envolvimento da ECU, vai depender do projeto da montadora, pois o 3° e 4° fios, são para o aquecimento mais rápido da sonda (que só funciona bem a partir de 300°C), que não precisará do tempo de aquecimento da descarga, que ocorre de forma mais lenta.
Com envolvimento da ECU no aquecimento
Sem envolvimento da ECU no aquecimento
Portanto, para carros que originalmente usam as sondas de 1 ou 2 fios, alterar para sondas de 3 ou 4, só se for sem envolvimento da ECU (não preparada para tal), ligando-se a resistência (2 fios adicionais), no pós chave... e isto se for do desejo de se aproveitar da rápida resposta da sonda, caso contrário, pode-se ligar apenas os 2 fios da própria sonda que ela funcionará conforme a original, ou seja, responderá efetivamente só após o aquecimento proporcionado pela descarga chegar aos 300°C.
Os contras de uma modificação são:
1 - A não originalidade do componente.
2 - Como os conectores serão diferentes do original e cada fabricante de sonda tem o seu próprio tipo (quando a sonda é universal), substituições futuras ou ficarão presas ao fabricante ou haverá necessidade de nova troca de conectores.
Os prós de uma modificação são:
1 - Recolocar o carro em funcionamento, na falta do componente original no mercado.
2 - Como a sonda de 3 ou 4 fios responde mais rapidamente (se instalada corretamente), é de se esperar não só uma estabilidade mais rápida na ML, como também alguma economia de combustível, já que a ECU não precisará manter uma mistura rica até o aquecimento da sonda (comparativamente com as sondas de 1 ou 2 fios).
Obs.: Não consegui descobrir se a resistência fica alimentada direto ou, no caso da ECU, ela é desenergizada após algum tempo, pois caso contrário, além do desperdício de energia, torna-se desnecessária já que a descarga manterá até bem mais calor após algum tempo (>10min.).
Assim como temos vários fabricantes de lâmpadas eletrônicas de 20W (com até formatos diferentes), temos vários fabricantes de sonda, sendo que quem a inventou foi a Bosch, mas não significa nem que ela seja líder mundial de vendas e nem que a sua seja a melhor, pois a patente inicial pode ser melhorada na forma construtiva e/ou na qualidade/precisão etc...
Para o caso das mudanças, as sondas de 1 e 2 fios, são mais simples de se intercambiar, pois a única diferença está no aterramento, que ou é na própria carcaça da sonda (1 fio), ou vai pelo segundo fio até um ponto de terra da própria ECU.
Já para as de 3 e 4 fios, pode ou não haver envolvimento da ECU, vai depender do projeto da montadora, pois o 3° e 4° fios, são para o aquecimento mais rápido da sonda (que só funciona bem a partir de 300°C), que não precisará do tempo de aquecimento da descarga, que ocorre de forma mais lenta.
Com envolvimento da ECU no aquecimento
Sem envolvimento da ECU no aquecimento
Portanto, para carros que originalmente usam as sondas de 1 ou 2 fios, alterar para sondas de 3 ou 4, só se for sem envolvimento da ECU (não preparada para tal), ligando-se a resistência (2 fios adicionais), no pós chave... e isto se for do desejo de se aproveitar da rápida resposta da sonda, caso contrário, pode-se ligar apenas os 2 fios da própria sonda que ela funcionará conforme a original, ou seja, responderá efetivamente só após o aquecimento proporcionado pela descarga chegar aos 300°C.
Os contras de uma modificação são:
1 - A não originalidade do componente.
2 - Como os conectores serão diferentes do original e cada fabricante de sonda tem o seu próprio tipo (quando a sonda é universal), substituições futuras ou ficarão presas ao fabricante ou haverá necessidade de nova troca de conectores.
Os prós de uma modificação são:
1 - Recolocar o carro em funcionamento, na falta do componente original no mercado.
2 - Como a sonda de 3 ou 4 fios responde mais rapidamente (se instalada corretamente), é de se esperar não só uma estabilidade mais rápida na ML, como também alguma economia de combustível, já que a ECU não precisará manter uma mistura rica até o aquecimento da sonda (comparativamente com as sondas de 1 ou 2 fios).
Obs.: Não consegui descobrir se a resistência fica alimentada direto ou, no caso da ECU, ela é desenergizada após algum tempo, pois caso contrário, além do desperdício de energia, torna-se desnecessária já que a descarga manterá até bem mais calor após algum tempo (>10min.).
- José Leal
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Provavelmente o aquecimento da sonda é temporizado, justamente pelo desperdício de energia.
Para fazer o aquecimento temporizado, basta montar um circuitinho com relé temporizado (o do desembaçador traseiro é o ideal).
Para fazer o aquecimento temporizado, basta montar um circuitinho com relé temporizado (o do desembaçador traseiro é o ideal).
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