[DÚVIDA] - Montar um Corsa 1.6 Turbo. Fica bacana? Quais suas impressões?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
Ricardo Gallo
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 11:14:59 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo Gallo »

Ok vou fazer isso mesmo, mas na hora de acertar a injeção vou mandar para alguem especializado...Me falaram do prado de Cascavel mas não me informei sobre eles...e fica a 200 Km daki.

Outra coisa qual caixa de cambio devo utilizar nesse projeto, a do 1.6 se não me engano é F15 ou a do 1.8 que é a F18 ??? visto que há possibilidade de eu utilizar um blocante de no mínimo 70%
E o volante e a embreagem?????????


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Se não me engano o F15 é plug and play agora o f 18 já vai precisar fazer aletrações p suporte.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26986
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pra andar com esses 300cvs q quer qq uma das duas ainda é curta, e caixas originais serao curtas mesmo, mas optaria pela do 1.8, quem sabe com a troca do diferencial pra alongar por inteira....vc vai acabar ficando com a fase aspirada da primeira comprometida
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Ricardo Gallo
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 11:14:59 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo Gallo »

Desculpe SemControle, não entendi sua citação. É mais ou menos assim, primeira marcha ficara "manca sem potência " na fase aspirada pela relação ser mais longa ???

Então o ideal seria fazer uma caixa de cambio com a relação especial para cada marcha ??

Desculpe minha inexperiência no assunto :oops:


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26986
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

seria mais ou menos isso mesmo, problema q a caixa do corsa vc so tem a engrenagem da quinta separada pra mudar, as demais seria uma peca unica.....

vc alongando o cambio todo atraves do diferencial, depende o qnt modificar e alongar, sua primeira na fase aspirada pode deixar o carro como se o cambio nao tivesse a primeira hj....
imagine toda arrancada sem turbina vc saindo com a segunda hj engatada....isso reflete numa quinta com relacao pra muito mais final do q hjas vezes se é 170km/h hj vc passa a ter uma quinta q chegue a 210 por ex....
acho q pra entender é mais facil pensar q tiram a primeira e vc ganha uma sexta
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Ricardo Gallo
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 11:14:59 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo Gallo »

Agora entendi...Tenho uma duvida em relação ao cambio do 1.8. Orcei um motor de uma montana mas não quis pegar a caixa pois acredito que por ser um veiculo utilitário, o cambio deve ser mais curto para priorizar o torque. Estou certo ?????

Para trocar o diferencial, este será fabricado e dimensionado de acordo com a potência ou seria colocado um de outro veiculo.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26986
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu nao sei como estao os cambios hj, mas um tempo atras tinha pelo menos 3 modelos de diferencial com reducao diferentes, ai precisa ver a questao de resistencia, mas precisa conferir a resistencia das engrenagens do cambio q vai usar tmb....nao é dos mais sovieticos, mas depende como vem toda a potencia....
inicialmente vc pode usar a sua caixa originar e ver como fica, melhor do q sair gastando fazendo experiencias, conforme o q vc achar, ai vc tem base pra dizer isso ou akilo precisa mudar....acho q é mais negocio comecar assim....
pessoal andou comentando q a relacao do 1.6 e 1.8 muda praticamente nada, e se for isso mesmo investir num cambio "longo" q muda uma quinta com 3km/h a mais é jogar $$ fora

geralmente das pickups, desde a pickup corsa tinham diferencas, o certo vai ser comecar a ficar de olho nos manuais q aparecem pra conferir a relacao de cambio....ou até procurar por ficha q aparece na net com avaliacao dos carros...
mas nao sei se vai mudar muito do q eu disse ali em cima de ser mais longo te dando 3km/h a mais ou nao muito mais q isso.....
nao sei se teria condicao e o absurdo q seria consultar empresas q trabalham com cambio e criar um cambio mesmo, escalonado de acordo com o projeto, da forma q era ou ainda é de primeira a quarta uma pesa "inseparavel" pode ser inviavel...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Não sei se é possível montar um câmbio dos Família 2 nos Família 1, mas se for possível, tem os câmbio F18WR do VectraB 16V - extra longo, com acionamento por varão - e os F23SR - não tão longo e com acionamento a cabo. Só teria que adaptar o acionamento da embreagem por cabo.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26986
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é possivel adaptacao dos cambio FII sim
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=46757
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1209
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

Só para informação, A grande maioria dos veículos de passageiros e pickups montadas sobre a mesma plataforma e chassis, não mudam a relação de marchas. Ambos tem capacidade de levar até 500Kg de carga. Acima disso é uma outra categoria de automóvel.

O que muda mesmo é o diferencial! dê uma olhada!

http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&na ... o=004197-1
http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&na ... o=004291-9


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”