Demorou um pouco mais do que eu imaginava, mas aqui estão os resultados.
Aproveitei para medir outros sensores tambem para tirar duvidas.
Bloco do motor e Bateria negativo = 1.1 ohms
Bloco do motor e Aterramento corta fogo = 1.0 ohms
Aterramento corta fogo e bateria = 1.1 ohms
Sonda lambda no bloco do motor = 3.3 ohms chegou a variar até 48 ohms qdo quente, frio ficou em 3.3 ohms
Sonda lambda na bateria = 2.5 ohms
Sonda lambda no aterramento corta fogo = 3.3 ohms
Sensor temperatura (mte 4050) no bloco do motor = 1.3 ohms
Sensor MAP na bateria = 1.0
Atuador de marcha lenta na bateria = 1.3 ohms
Todas essas medições constaram no multimetro, sem descontar o proprio multimetro que ficou em 0.9 ohms
[DICAS & SOLUÇÕES] Problemas comuns em Corsas!
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Achei muito estranho essa medida: Sonda lambda no bloco do motor chegou a variar até 48 ohms qdo quente...
limpou o pontos de aterramentos onde tem os parafusos?
tire essa sonda e cheque o estado dela. Tem que estar limpa, com coloracao marrom ou preto, mas, sem fuligem, crosta, etc...
teste essa sonda com ela desconectada do plug que vai para a ECU, mas, em marcha lenta depois do motor bem quente, de umas aceleradas e solte, fez isso antes?
limpou o pontos de aterramentos onde tem os parafusos?
tire essa sonda e cheque o estado dela. Tem que estar limpa, com coloracao marrom ou preto, mas, sem fuligem, crosta, etc...
teste essa sonda com ela desconectada do plug que vai para a ECU, mas, em marcha lenta depois do motor bem quente, de umas aceleradas e solte, fez isso antes?
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Limpei, tanto que antes de limpar nem sinal dava de tao sujo.alcineu escreveu:Achei muito estranho essa medida: Sonda lambda no bloco do motor chegou a variar até 48 ohms qdo quente...
limpou o pontos de aterramentos onde tem os parafusos?
Tentei tirar mas a chave que eu tenho é 22 e a sonda é um pouco maior, mas vou dar um jeito.tire essa sonda e cheque o estado dela. Tem que estar limpa, com coloracao marrom ou preto, mas, sem fuligem, crosta, etc...
Esse teste eu fiz com o multimetro conectado na sonda, a sonda conectada normalmente na ecu.teste essa sonda com ela desconectada do plug que vai para a ECU, mas, em marcha lenta depois do motor bem quente, de umas aceleradas e solte, fez isso antes?
Vou fazer desse jeito que voce esta falando, devo medir em ohms igual o aterramento ou igual para ver a mistura?
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A sonda e medida na escala de 2 VDC ja que nao passa de 1 Volt...medindo ela desconetada se tem melhor leitura...compare ai...
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Bom dia,
Desconectei a sonda mas nao consegui contato, nao apareceu nada no multimetro.
As unicas informacoes que eu consegui da sonda foi quando desencapei o fio e liguei o mulimtetro e consegui aquelas informações de mistura pobre x rica que postei e tambem quando eu coloquei o multimetro no corpo da sonda para medir a resistencia.
A minha sonda lambda, instalada no carro, possui 3 emendas no fio, isso pode fazer com que a informação nao seja lida corretamente, né?
Eu achei sonda lambda original Bosch (0258986501) de 1 fio po R$61,00
Por meio das informações que passei, voce acha que minha sonda pode estar com problemas? Dependendo eu compro uma nova já que nao é tao caro.
Fico no aguardo.
Desconectei a sonda mas nao consegui contato, nao apareceu nada no multimetro.
As unicas informacoes que eu consegui da sonda foi quando desencapei o fio e liguei o mulimtetro e consegui aquelas informações de mistura pobre x rica que postei e tambem quando eu coloquei o multimetro no corpo da sonda para medir a resistencia.
A minha sonda lambda, instalada no carro, possui 3 emendas no fio, isso pode fazer com que a informação nao seja lida corretamente, né?
Eu achei sonda lambda original Bosch (0258986501) de 1 fio po R$61,00
Por meio das informações que passei, voce acha que minha sonda pode estar com problemas? Dependendo eu compro uma nova já que nao é tao caro.
Fico no aguardo.
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tenho um corsa gl 1.6 ano 96. meu problema é o seguinte: se o carro fica algumas horas desligado quando vou ligá-lo encontro dificuldades. preciso segurar a chave por algum tempo para que ligue. se o mesmo ficar pouco tmpo desligado isso não acontece. se o ligo com o farol aceso o mesmo perde um pouco de intensidade e se o som estiver ligado o mesmo desliga. o que pode ser? aguardo sugestões.
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extranho isso era para ter referencia dela sim.leonista escreveu:Bom dia,
Desconectei a sonda mas nao consegui contato, nao apareceu nada no multimetro.
As unicas informacoes que eu consegui da sonda foi quando desencapei o fio e liguei o mulimtetro e consegui aquelas informações de mistura pobre x rica que postei e tambem quando eu coloquei o multimetro no corpo da sonda para medir a resistencia.
A minha sonda lambda, instalada no carro, possui 3 emendas no fio, isso pode fazer com que a informação nao seja lida corretamente, né?
Eu achei sonda lambda original Bosch (0258986501) de 1 fio po R$61,00
Por meio das informações que passei, voce acha que minha sonda pode estar com problemas? Dependendo eu compro uma nova já que nao é tao caro.
Fico no aguardo.
Veja se voce fez certo: deixou o motor aquecer bem, desconectou a sonda e mediu a tensao do conector dela para a carcaca ou bloco do motor?
Se nao der nada, pode troca-la sem medo de errar! O preco esta Excelente!
retorne...
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vademiro se deliga o radio e bateria, oK? Mande ver e testa-la. Quando o radio apaga e ele com certeza! Experiencia propria.valdemiro escreveu:tenho um corsa gl 1.6 ano 96. meu problema é o seguinte: se o carro fica algumas horas desligado quando vou ligá-lo encontro dificuldades. preciso segurar a chave por algum tempo para que ligue. se o mesmo ficar pouco tmpo desligado isso não acontece. se o ligo com o farol aceso o mesmo perde um pouco de intensidade e se o som estiver ligado o mesmo desliga. o que pode ser? aguardo sugestões.
Depois disso retorne se ele vai pegar na boa, ok?
Outra esta fazendo nhec nhec nehc para o motor pegar?
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quando citei, Quando o radio apaga e ele com certeza! Experiencia propria, me refiro a bateria, OK?alcineu escreveu:vademiro se deliga o radio e bateria, oK? Mande ver e testa-la. Quando o radio apaga e ele com certeza! Experiencia propria.valdemiro escreveu:tenho um corsa gl 1.6 ano 96. meu problema é o seguinte: se o carro fica algumas horas desligado quando vou ligá-lo encontro dificuldades. preciso segurar a chave por algum tempo para que ligue. se o mesmo ficar pouco tmpo desligado isso não acontece. se o ligo com o farol aceso o mesmo perde um pouco de intensidade e se o som estiver ligado o mesmo desliga. o que pode ser? aguardo sugestões.
Depois disso retorne se ele vai pegar na boa, ok?
Outra esta fazendo nhec nhec nehc para o motor pegar?
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Nessa dica abaixo , o autor se refere ao sensor de temperatura da agua do motor para a injecao eletronica. Aquele sensor debaixo da bobina de ignicao.
Corsa 1.6 MPFI com mistura excessivamente rica
Sintoma: O veículo chegou em nossas mãos falhando muito e com fortes odores no escapamento, tratando-se de uma mistura extremamente rica.
Causa: Verificamos a pressão de linha e estava tudo normal (2,4 BAR em marcha-lenta) e 3,1 BAR (com a tomada de vácuo do regulador de pressão desconectado). Medimos o tempo de injeção, o que foi constatado um valor muito alto (6,3 ms) sendo que o correto para esse motor fica em torno de 1,2 ms em temperatura normal. Desligamos o sensor de temperatura do motor e ocorreu uma melhora no funcionamento. Ao medir o valor da sua resistência, constatou-se um valor muito elevado (6 Kohms para uma temperatura de 90 graus).
Solução: Substituímos o sensor de temperatura e o tempo de injeção se normalizou mas as falhas continuaram. Retiramos as velas que estavam totalmente carbonizadas, e fizemos uma limpeza. Depois disso o motor voltou a funcionar normalmente.
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Bom dia Alcineu, como está!?alcineu escreveu:extranho isso era para ter referencia dela sim.
Veja se voce fez certo: deixou o motor aquecer bem, desconectou a sonda e mediu a tensao do conector dela para a carcaca ou bloco do motor?
Se nao der nada, pode troca-la sem medo de errar! O preco esta Excelente!
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Tenho novidades!!!
Final de semana acordei cedo para mexer no carro, resolvi tirar o conector da sonda lambda, ele estava completamente quebrado e nao dava contato o que fazia uma leitura incorreta da sonda, pois somente as vezes, com o balancar do carro, ele dava contato. Resolvi esse problema cortando o conector e fazendo uma imenda no fio, isolei bem e prendi para que nao balance.
Antes de colocar o carro para rodar, aproveitei e tambem troquei algumas mangueiras. A primeira foi a que sai da TBI e entra no sensor MAP, estava muito velha e acredito que ressecada. Depois troquei a mangueira que vai no redutor de pressão.
Não sei precisar qual era o problema, mas fazendo essas modificações o carro ficou muito bom, depois que aquece ele anda liso liso, parece até gasolina!!!!
Na estrada ele vai que vai, perfeito liso, eu piso e ele vai embora sem engasgar!!
Percebi algumas coisas depois dessa grande melhora:
- Com o carro aquecido, descendo uma ladeira com a segunda marcha engatada o carro fica dando uns soquinhos se eu acelero ele para.
- A tampa do oleo do carro está com uma camada um pouco branca, mas na vareta o oleo esta normal, ouvi dizer que é normal do carro a alcool, é mesmo?
- O carro demora muito para esquentar, algo em torno de 10 minutos, é normal?
- Com o carro parado, ao ligar a ventuinha para refrigerar, o carro quase morre. O giro cai e depois sobe.
Do resto estou muito contente e satisfeito muito obrigado pela grande ajudando que voce vem prestando a mim e a todos do forum CC!!!!
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