[DÚVIDAS E SUGESTÕES] AUMENTO DE CILINDRADA!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quinta-feira 06 2007f Setembro 2007 10:24:21 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por »

Valeu Parceiro, abraço.


rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

Tive a oportunidade de ver um bloco de um motor zerado de um Celta 1.0L Flex, e com um paquímetro "simulei" + ou - onde teria q desbastar p/ "virar" um 1.4L. P/ isso é necessário "abrir" os cilindros cerca de 3.3mm de cada lado (ou seja, aumentar isso no raio), e visualmente em cima do bloco é tudo OK, o problema é q as paredes dos cilindros são mais finas q em cima (nas galerias de água). Resumindo: visualmente acho q não rola não, deve ficar muuuuito fino as paredes dos cilindros.

Mas seria interessante se alguém fez ou conhecesse alguém q fez esse processo: transformar o 1.0 em um 1.4L!! Ou então arranjar um bloco 1.0L condenado e fazer uma experiência! :)


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia


Branco de Neve
:: Champ ::
Mensagens: 484
Registrado em: Quarta-feira 28 2007f Março 2007 12:32:52 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Branco de Neve »

BOM GALERA ESTOU GOSTANDO DO PAPO, MAS COMO SOU LEIGO NO ASSUNTO, GOSTARIA QUE ME RESPONDESSEM O QUE FAZER PRA DEIXAR MEU 1.0 MAIS ESPERTO, E ONDE LEVO AQUI EM CAMPINAS PRA FAZER O SERVIÇO, POIS CONHEÇO APENAS UMA PESSOA PRA FAZER ISSO E GOSTARIA DE COLHER INFORMAÇÕES E PREÇOS COM OUTRAS PESSOAS.
Rick - Branco de Neve
-----------------------------------------
Rodas '14 de ferro pretas
Molas Cangoorun
Bazooca com Sub de '12 da Hurricane
Fechado no G5 + G35 no parabrisa


Speed Boy
:: GSI ::
Mensagens: 2344
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 08:24:57 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Speed Boy »

rmoliveira escreveu:AÊ!

Tive a oportunidade de ver um bloco de um motor zerado de um Celta 1.0L Flex, e com um paquímetro "simulei" + ou - onde teria q desbastar p/ "virar" um 1.4L. P/ isso é necessário "abrir" os cilindros cerca de 3.3mm de cada lado (ou seja, aumentar isso no raio), e visualmente em cima do bloco é tudo OK, o problema é q as paredes dos cilindros são mais finas q em cima (nas galerias de água). Resumindo: visualmente acho q não rola não, deve ficar muuuuito fino as paredes dos cilindros.

Mas seria interessante se alguém fez ou conhecesse alguém q fez esse processo: transformar o 1.0 em um 1.4L!! Ou então arranjar um bloco 1.0L condenado e fazer uma experiência! :)


VALEU!!

Rodrigo

RM, acabei de fazer no meu carro.

O ganho de cilindrada não acontece apenas pelo aumento do diametro do cilindro.

O curso do vira muda, descendo mais em cada queima e por isso aumenta a cilindrada. O que aumenta no cilindro é besteira acho que não chega ah 1,5 mm.

Quem quiser pode fazer, mas assim, se seu carro tiver com o motor ruim, pq o desempenho aumentou pouco. Eu nao troquei cabeçote nem tbi entao a alimentação ta igual
Direction System, Gearbox, Breaks and Shocks Moderator
Blue Label Corsa C Hatchback Owner
Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=


rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ Speed!

Parabéns pela iniciativa! Se tinha q fazer o motor não pensaria duas vezes e faria como vc!

Vc quebrou mais um mito!! :)

Como tinha te falado em tópico anterior sei q tinha q trocar o virabrequim, mas como está o funcionamento do motor? Tá normal, sem barulhos estranhos? Seria legal vc ter feito um trabalho no cabeçote (um polimento) p/ aumentar a vazão. Já os bicos, os do corsa 1.0L MPFI tem 14,5 - 16,5 ml (min - max), não sei qt é o do celta 1.4 (MPFI), mas seria interessante vc rever a vazão dos bicos e remapear o Chip (conversa com o Leonardo de Feira o q ele sugere).

Ah! Como curiosidade a diferença de vazão de bico do Corsa 1.0L EFI p/ um 1.4L é cerca de 12% a mais, mas qd seu motor tiver bem "regulado" vai render beleza!!! Acho q não chega aos 85 do Celta 1.4L MPFI, mas acredito q uns 75CV vem fácil! :) Fora o torque, q vai melhorar consideravelmente (e vc andar "pisando" menos e gastando menos combustível!!)!


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia


FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

É como eu já falei anteriormente. O que não é possivel é trocar apenas o virabrequim.

Agora, verifique a alimentação do seu carro. Se vc aumentou 40 % a cilindrada do seu carro, boa parte disso deveria ter retornado em forma de aumento de torque e boa parte em potência.

Se vc não fez nada na admissão, com certeza o seu motor está amarrado em virtude da deficiência do seu cabeçote/Coletor/TBI/Escape em suprir essa nova demanda de ar.

Acredito que nem mesmo um redimencionamento/polimento de duto irá resolver o seu problema, já que 40 % é muita coisa, e teria que mexer em vávulas e etc..

Seria mais interesante trocar o seu cabeçote, coletores, por um de 1.4 ou 1.6, assim como o TBI, e escapamento.

Outra coisa importante é: Se o motor admite mais ar, ele impreterivelmente necessita de aumento compatível de injeção de combustível, ou seu motor ficará dando falta. Não há como sua injeção original conseguir empurrar o carro.

Eu sempre falei para todos que me perguntam, que aumento de cilindrada não é apenas colocar um jogo de pistão e um viraquequim e achar que está pronto. Envolve mais um monte de gasto com injeção, admissão, escape e etc.

Se o serviço for bem feito, o carro pode facilmente passar dos 85 cv do celta e aí sim, pode-se notar considerável diferênça no desempenho do carro.
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem


chitola
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 01 2007f Junho 2007 05:14:19 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por chitola »

[quote="Fabrício Packness"]Sem fugir muito do custo de apenas uma retífica de cabeçote, dá pra fazer um polimento de duto e colocar um filtro esportivo da um ganho legal, apesar de pouco, porém não vai prejudicar o seu motor em nenhuma faixa de giro.

Tem outras receitas que podem te passa, como por exemplo mexer em comando, mas eu pessoalmente não sou fã.[/quote]

Eu tenho uma dúvida, como sempre tive carros carburados, onde é barbada aumentar dutos pq depois aumenta os gicles dos carburas e tudo resolvido...

Eem carro injetado como o corsa, se eu mandar retificar o cabeçote, polir os dutos e colocar um filtro esportivo, vai aumentar a entrada de ar, mas a injeção original dá conta de mandar esse aumento de gasolina pro motor ? ou terei q remapear ela só por estas pequenas alterações ?
a procura de um corsa gsi


FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Entre outros benefícios, é principalmente deixar a superfície lisa reduzindo a restrição dos gases da admissão e do escape. Esse ganho é bem perceptível nos veículos mais modernos, que possuem coletores de admissão de plástico (que é bem liso) e coletores tubulares de escapamento... Tudo isso favorece o preenchimento dos cilindros.

A injeção da conta de fazer pequenas adaptações sim....
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem


Paulinho até 180km
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 05 2007f Novembro 2007 02:54:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Paulinho até 180km »

Ei marcelo ..
Tenho um corsa 95 efi
troquei o bico original pelo bico branco do monza com mais vasão e dei um aperto pequeno
na presão cara deu um resultado espantoso cisa de colar o corpo no banco na hora de aperta
Uma terceira marcha ...
mas no en~tanto ten dias q ele afoga quando aperto o pé bem embaixo e o carro chega a morrer por ecésso de combustivel isso ainda não sei como resolver se alguem souber pósta ai
por q o carro fica um espetaculo ....


Pauloskar
:: GSI ::
Mensagens: 2203
Registrado em: Segunda-feira 20 2004f Dezembro 2004 12:59:43 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pauloskar »

Paulinho até 180km escreveu:Ei marcelo ..
Tenho um corsa 95 efi
troquei o bico original pelo bico branco do monza com mais vasão e dei um aperto pequeno
na presão cara deu um resultado espantoso cisa de colar o corpo no banco na hora de aperta
Uma terceira marcha ...
mas no en~tanto ten dias q ele afoga quando aperto o pé bem embaixo e o carro chega a morrer por ecésso de combustivel isso ainda não sei como resolver se alguem souber pósta ai
por q o carro fica um espetaculo ....
Seu Corsa é 1.0? Colar o corpo no banco???


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”