[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
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cleitonvicente
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Mensagem por cleitonvicente »

Bom dia Senhores !

Temos boas novidades !!!

Misteriosamente ( ou não ) as 02 ventoinhas voltaram a funcionar normalmente, armando na velocidade baixa com o ponteiro no meio da escala do marcador, e em transito pesado, com a temperatura subindo até o ultimo risco da escala antes da marcação de 100º, armando na velocidade máxima e resfriando o motor normalmente, peguei o carro na quinta no mecânico da loja que comprei, onde estava para tirar alguns vazamentos, onde não foi mexido em nada relativo a isso, apenas foi dado uma carga de gás no ar condicionado, que havia sido carregado qdo comprei o carro, porém não descobri ainda se realmente tem vazamento ou se vazou por acidente qdo foi retirado o radiador para limpeza e/ou alguma outra intervenção . Vamos ver o comportamento nos próximos dias, ao menos por enquanto tudo voltou ao normal !
Obrigado a todos pela ajuda !!


Bange
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Mensagem por Bange »

Cleiton,

Se voltou a funcionar do nada, o problema não foi resolvido e a qualquer momento pode se apresentar novamente...essa é uma neurose que evito a qualquer custo...

Voltando a discussão..
Mas ainda não foi esclarecido a mecânica de acionamento das velocidades das ventoinhas...se a baixa é comandada pelo cebolão, como a alta é acionada?

O sensor de temperatura da carcaça da VT, é só para o painel ou a Ecu também o utiliza?

Analisando o esquema para o Vectra, consigo vislumbrar talvez a lógica de funcionamento dos dois cebolões...para o Corsa.

Eles comandam as velocidades das ventoinhas sem nenhuma ação da ECU, sendo que a baixa é comandada pelo cebolão de 2 fios e a alta é comandada pelo de 3...reparem que o 2° contato do de 3 fios é que desarma o compressor em caso de alta temperatura...portanto ele não é apenas para o AC...ele também é para o AC.

http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap51.htm#es

Para saber se esta lógica é aplicada ao Corsa, tem-se que criar a situação de aumento da temperatura (p/ex.: com o papelão), e quando a velocidade alta estiver funcionando desligar o fio central (amarelo no esquema)... se a velocidade baixar tá comprovado...


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Outra coisa: com o AC desligado, mesmo em trânsito pesado, as ventoinhas nunca devem disparar na velocidade alta. A velocidade baixa já é suficiente para refrigerar o motor.
Se no seu carro está acontecendo algo diferente disso, ainda tem coisa errada.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


cleitonvicente
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Mensagem por cleitonvicente »

Bange escreveu:Cleiton,

Se voltou a funcionar do nada, o problema não foi resolvido e a qualquer momento pode se apresentar novamente...essa é uma neurose que evito a qualquer custo...

Voltando a discussão..
Mas ainda não foi esclarecido a mecânica de acionamento das velocidades das ventoinhas...se a baixa é comandada pelo cebolão, como a alta é acionada?

O sensor de temperatura da carcaça da VT, é só para o painel ou a Ecu também o utiliza?

Analisando o esquema para o Vectra, consigo vislumbrar talvez a lógica de funcionamento dos dois cebolões...para o Corsa.

Eles comandam as velocidades das ventoinhas sem nenhuma ação da ECU, sendo que a baixa é comandada pelo cebolão de 2 fios e a alta é comandada pelo de 3...reparem que o 2° contato do de 3 fios é que desarma o compressor em caso de alta temperatura...portanto ele não é apenas para o AC...ele também é para o AC.

http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap51.htm#es

Para saber se esta lógica é aplicada ao Corsa, tem-se que criar a situação de aumento da temperatura (p/ex.: com o papelão), e quando a velocidade alta estiver funcionando desligar o fio central (amarelo no esquema)... se a velocidade baixar tá comprovado...
Bange,

Concordo plenamente com você que o problema não foi resolvido, e sim mascarado, o que eu quis dizer é que misteriosamente o problema sumiu, sinal de que tem algo errado no carro, hoje pela manhã ao sair inclusive, notei 02 ou 03 pingos de um líquido parecendo óleo, porém de uma cor diferente, bem clara, no chão da garagem, pela direção, parecem vir do compressor do ar, mais uma problema a verificar, estou monitorando e verificando constantemente o funcionamento do sistema, como venho usando muito pouco o carro, está mais fácil controlar, já até pensei em deixa-lo algumas horas com o eletrecista de confiança para que ele faça os devidos testes e veja se descobre o que pode estar acontecendo, mas também não tenho a certeza de que ele conheça 100% do funcionamento do circuito, as informações que eu tenho até então apontam para as ventoinhas serem comandadas pela ECU, no antigos Kadett que tive era assim, porém nenhum deles tem cebolão, o que facilita um pouco o entendimento do circuito ao meu ver . Já no corsa até estranhei a primeira vez que vi os dois cebolões no radiador !!!


cleitonvicente
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Mensagem por cleitonvicente »

José Leal escreveu:Outra coisa: com o AC desligado, mesmo em trânsito pesado, as ventoinhas nunca devem disparar na velocidade alta. A velocidade baixa já é suficiente para refrigerar o motor.
Se no seu carro está acontecendo algo diferente disso, ainda tem coisa errada.
Esta é outra dúvida que tenho José Leal, depois que coloquei o cebolão original, ela quase sempre dispara na velocidade alta, antes, com o cebolão errado, isso não acontecia, porém me lembro de 02 classics que tinham na empresa onde eu trabalhava, um 2008 sem ar e um 2009 com ar, ambos em transito mais pesado acionavam suas ventoinhas na velocidade alta, lembro também de uma perua corsa que meu pai teve, uma 97, que também trabalhava dessa forma ! O que pude notar que a velocidade baixa, ao menos no meu carro, não é suficiente para resfriar a temperatura da água, alguns mecânicos que conversei nos ultimos tempos me disseram inclusive que os motores 16V GM tem uma certa "deficiência" na circulação de água em baixas rotações, dizem que ela circula, mas não o suficiente para refrigerar o motor, o que só melhora quando elevado um pouco a rotação .


Bange
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Mensagem por Bange »

Cleiton,

Foca uma coisa de cada vez...mesmo que esse pingo venha do compressor, apenas anota para análise mais adiante...vamos entender e resolver o problema do arrefecimento primeiro...
Precisamos saber se o cebolão de 3 fios realmente é o que comanda a vel. maior das ventoinhas...se confirmado seu problema tem 98% de chance de ser ele...


cleitonvicente
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Mensagem por cleitonvicente »

Entendi Bange, na verdade eu estou a algum tempo já procurando o original Wahler para comprar, porém está dificil de encontrar, o que está no carro é um MTE, porém não consigo precisar se é o correto, nem quanto tempo ele está lá, de qualquer forma caso eu não consiga encontrar o original tentarei comprar outro paralelo e vou trocar para ver o que acontece !!


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

cleitonvicente escreveu:Esta é outra dúvida que tenho José Leal, depois que coloquei o cebolão original, ela quase sempre dispara na velocidade alta, antes, com o cebolão errado, isso não acontecia, porém me lembro de 02 classics que tinham na empresa onde eu trabalhava, um 2008 sem ar e um 2009 com ar, ambos em transito mais pesado acionavam suas ventoinhas na velocidade alta, lembro também de uma perua corsa que meu pai teve, uma 97, que também trabalhava dessa forma ! O que pude notar que a velocidade baixa, ao menos no meu carro, não é suficiente para resfriar a temperatura da água, alguns mecânicos que conversei nos ultimos tempos me disseram inclusive que os motores 16V GM tem uma certa "deficiência" na circulação de água em baixas rotações, dizem que ela circula, mas não o suficiente para refrigerar o motor, o que só melhora quando elevado um pouco a rotação .
Os Corsa sem AC, de fato disparam a ventoinha já na velocidade alta. Até pq não tem velocidade baixa nesses modelos. Meu Classic tem AC e com o sistema desligado, nunca chamou a velocidade alta das ventoinhas, mesmo em trânsito intenso e arrastando uma carretinha lotada e bem pesada.
Sobre arrefecimento, eu já li algo sobre isso, mas nada confirmado. Eu tive carro 16V, mas era um motor Família 2 (Vectra) e sempre a velocidade baixa das ventoinhas conseguiu refrigerar o motor tranquilamente.
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cleitonvicente
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Mensagem por cleitonvicente »

Pois é José Leal, tenho essa dúvida e ainda estou tentando saber exatamente como funciona esse sistema nos corsas 16V com ar, o problema é que em cada local que eu paro e pergunto me falam coisas diferentes, enquanto eu não tiver a certeza do real funcionamento, a "pulga" continuará atras da orelha !!!! O pior é que agora está funcionando perfeitamente, porém não dá para saber se está trabalhando do modo correto ou não !!


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sousaman
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Mensagem por sousaman »

cleitonvicente,

Vendo aqui seus relatos, se quiser um dia marcar para conversar é só chamar para trocarmos algumas experiências. Arrefecimento é um "carma" pra muitos.

Meu carro mesmo sendo 8V me deu um baile e até hoje tenho algumas pulgas atrás da orelha, mesmo após o desmonte completo do motor e retifica completa (outra história) e a temperatura estar controlada.

Um cara que tem um 16V no mesmo ano do seu é o CyberTX. Ele mora em São Caetano do Sul, sempre tem alguma boa experiência e algo para trazer junto com o Bange, awaked e José Leal que estão aqui nas consultorias com o seu problema. Uma pena que ele anda sumido. Tentarei contacta-lo para poder trazer mais info´s.

Mas fique tranquilo, logo teremos mais novidades.

Já consultou a Accioly sobre sua VT? Acredito muito no papo dos sensores e cebolôes, mas a VT sempre é uma grande vilã.

Abraços!
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