Como funciona 1° e 2° estagio do Corsa 96 com A/C?

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Bange
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Re: como funciona 1° e 2° estagio do corsa 96 com ac?

Mensagem por Bange »

Foge do eletricista que disse que os relés nada tem a ver com as ventoinhas!!!

De fato, o AC ligando, também liga as ventoinhas...mas já te disse...esquece o AC por enquanto...

Não existe na linha Corsa, monitoramento do sistema de arrefecimento pela ECU...logo, nenhum rastreador vai apontar nada do arrefecimento além da temperatura...tanto que o cara que usou o rastreador, usou também a caneta (que assim como o multiteste, também dá alguma condição de análise)...mas ele já detetou a falta de uma alimentação para a velocidade menor.

Outra dica: o fato de um relé operar (click), não o qualifica como bom...apenas que sua bobina não está aberta e também que a energia recebida por ele moveu a armadura...daí o "click"...o(s) contato(s) de tal relé, deve ser analisado pois deve haver um curto perfeito entre seus contatos (de repouso ou de trabalho), de forma a que ele possa executar a sua função de ligar, desligar ou transferir alimentação de um lado para outro...se não houver um curto perfeito, a resistência criada pelo desgaste (sim relé desgasta) ou pela sujeira (poeira, carbonização por faíscas...), cria uma resistência no ponto de contato, que impede a passagem de corrente/tensão...daí não funciona, ou seja, ele não executa sua função.

A coisa não é complicada, é que existem muitos "curiosos" no mercado...a consequência já está descoberta (falta de alimentação, o que elimina ventoinhas agarrando), agora é descobrir se é algum dos reles citados ou fiação...já falei do relé R3...ele é um relá especial...se no seu caso parece que não tem, é bom ir providenciando...
gleisin
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Mensagem por gleisin »

o meu tem o rele 3 tb, esse primeiro eletricista ligava acho que uma caneta tb la na bateria e la dos reles ele acionava a ventoinha em alta mais nao conseguia na baixa, nao sei pq ele falou isso sendo que la de dentro ele acionava a alta ligando nao sei como la, ele falou que um rele nao tava 100 % que era o 4 eu acho mais que ele nao influenciava nao pq era do ar condicionado, ah e o segundo eletricista nem chegou olhar os reles, ele disse que tinha que deixar o carro la e tal pra ele olhar o chicote e reles da injeçao, ai eu falei com ele que eles tinha os reles atraz do porta luva mais ele nem olhou e descartou, pelo que intendi ele falou que nao tinha nada haver tb nao, e la é uma oficina que marca ate na parece que sao pra mexer em injeçao e parte eletrica, amanha vou ir no outro aqui pra ver se ele arruma, mais ontem nao foi meu dia de sorte, só achei gente com má vontade e outros ocupado, o primeiro msm nem conversar com agente ele conversa, mau responde o que agente fala, tomara que amanha mude
gleisin
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Mensagem por gleisin »

falando uma lingua mais comum, como seria feito o teste pra mim tirar de vez a duvida que nao é os reles? no caso tenho que fazer isso hj pq amanha vou levar na oficina, com o multimetro em maos com a ponta preta na lata do carro, os reles que terei que testar no caso é o 3 e o 6? vi o seu video mais vc parece que usou foi um voltimetro pra injetar o 1,6v no sensor neh, se for como nao tenho o voltimetro vou ligar o carro e esperar atingir os 100 graus pra no caso arma a primeira fase, com isso feito vou nos rele testar, quantos volts terei no pino 30 e 87 do rele 3 ? quantos volts terei no pino 30 e 87 do rele 6 ? vc ja deve ter falado nos comentarios acima mais falando de uma forma mais simples e facil deu intender pq sou so um amador, eu ate comprei uns dois multimetro digital e analogico que ia fazer um curso de eletrica de aparelhos domesticos mais acabei nao fazendo ainda, sou só mais um curioso, ai queria saber quais reles que terei que testar e quais voltagens tenho que encontrar nos pinos 30 e 87 deles
Bange
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Mensagem por Bange »

Vc falou anteriormente que todos os seus relés são pretos, o que fica claro não serem originais, logo, alguém anteriormente já os trocou...falei do 3 que é um relé especial/diferente e o único mais alto dentre os 6...como vc não confirmou, assumi que o que está lá não é o correto...

Não, o voltímetro não injeta tensão....ele apenas lê a tensão do ponto que se está testando...a tensão de 5V é enviada pela ECU e dá uma queda de acordo com a resistência dinâmica do NTC (que é o componente do sensor)...o que eu fiz foi substituir o sensor por um potenciômetro de fio, de 500 Ohms, e fui variando para simular a variação do sensor como se o motor fosse esquentando.

Imagem

O gráfico acima mostra a característica elétrica/térmica do sensor de temperatura (que é um NTC)...veja que dependendo da temperatura ele assume um valor diferente de resistência...como a temperatura de trabalho dos Corsas fica entre 92 e 98°C, não há precisão em tal gráfico...daí usar um resistor variável (potenciômetro), para "simular" a variação da temperatura (sem ter que ligar o motor), é uma forma simples e eficiente para teste do sistema..não do sensor OK?

Esto fazendo uma tabela de tensões dentro de cada fase...
gleisin
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Mensagem por gleisin »

ah certo, vou te passar as cores dos reles do meu carro, o rele 1 e 3 é de cor azul (inclusive os dois sao iguais os codigos), o rele 2, 5 e 6 sao da cor preto (o 2 e o 6 é do msm codigo), o 4 é na cor cinza. isso eu comprei o carro assim e nunca troquei, tava funcionando desse jeito mesmo. kkkk
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Eis a tabela...

Imagem

Lembretes:
Os 12V e os 6V, dependerão do valor exato de sua bateria...normalmente esses valores serão ligeiramente mais altos.
Quando eu menciono 0V (terra), vc tem que ler 0V e reprogramar o multiteste para resistência e confirmar um bom terra, com valor próximo a 0 (zero) Ohm.
Tais leituras só são válidas quando dentro de cada fase...fora delas as coisas mudam e eu não mencionei.
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blz, vou testar la, os rele do meu carro é assim, o rele 1 e 3 é de cor azul (inclusive os dois sao iguais os codigos), o rele 2, 5 e 6 sao da cor preto (o 2 e o 6 é do msm codigo), o 4 é na cor cinza. deve ta errado entao neh
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Mensagem por Bange »

Já disse que a cor é o que menos importa...as características elétricas e a funcionalidade, essas são importantes...
Ex.: todo relé de apenas 1 contato, terá as pinagens exatamente iguais...porém seu contato pode ser para suportar 10, 20, 30 ou 40A, ou seja, o de 10A é mais fraco que o de 40A...por isso que embora haja similaridade no esquema da capa (pinagens), nem sempre pode-se trocar um pelo outro...no caso dos relés envolvidos no arrefecimento, salvo engano, devem ser de 30 ou 40A, pois a corrente de trabalho das ventoinhas, quando na fase alta, é de 12A, mas ao ligar dá um pico que pode chegar ao dobro ou mais...
O relé R3, se destaca pelo tamanho (mais alto), pois tem adicionalmente uma eletrônica de retardo...se vc não conseguir identificar essa diferença (independente da cor), o que está lá, está errado.
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sim amigo eu lembro que vc falou que a cor nao tem nada haver, eu so falei que o que ta no carro deve ta errado entao, pq vc disse que o 3 é maior e pelo que vi na foto é mesmo, e do meu carro nao é maior nao, inclusive é do msm que ta no rele 1, se ele é diferente o meu ta errado, nem sei qual a funçao dele ao certo mais funcionou ate uns dias atraz neh, kkkkkkk
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Sim, vai funcionar...mas...

A razão dele ser diferente é que como disse acima, quando na fase de alta, os reles são alimentados diretamente com 12V, e isso dá um pico de corrente de no mínimo 24A, como são duas ventoinhas o pico sobe para 48A...se toda essa corrente não for limitada de alguma forma, o motor chega até a mancar se tiver na ML...a solução da GM, foi operar os dois relés em tempos diferentes...fazendo um operar primeiro e o outro uns 2 a 3 segundos depois...isto é feito pelo relé R3 com uma temporização...daí ele ser especial...na prática qq relé sem essa temporização irá funcionar, com o prejuízo de ocorrer o manco do motor, que dependendo de outros fatores pode até morrer quando em ML...em alta RPM, isso é irrelevante.
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