[SOLUÇÃO] - Estudos e montagem de um kit verão

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Zé, eu já tive vendo esse tópico do Nunes, mas o carro dele é 16V, o meu é 8V...tem algumas diferenças de pinagem da ECU e além disso a disposição dos relés não tá batendo...

Mas não é difícil descobrir com o esquema na mão...só que no esquema aparecem 8 relés e lá só tem 6... :roll: :roll: :roll:


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

... esse tópico tá uma zona... começou com um problema do jobi, e deturpou tudo...mas tô certo que o SemControle um dia vai acertar tudo...mea culpa... :twisted: :twisted: :twisted:

Bom, evoluí na descoberta das funções dos relés de cima do port-luvas...só lembrando que este é do Corsa GL Wagon 97 1.6 8V...OK?

Imagem

Os referenciais são do esquema: https://mega.co.nz/#!nxRyVTgK!Cl5VKkAWB ... OCSsisSaAE

Também fiz umas verificações no sensor de temperatura da água (abaixo da bobina), a condição não foi muito boa, pois na minha parafernalha não achei potenciômetro linear, só logarítmco e as leituras não foram precisas... a velocidade 1 ligou +- com 1,6V, e a 2 com +- 1,2V... vou comprar um linear de +- 500Ohm, pra confirmar... mais ainda assim não tenho como saber a temperatura certa, pois o medidor do painel além de não ser preciso, tem um sensor diferente e com resposta diferente em relação ao tempo, ou seja, não registram a mesma coisa ao mesmo tempo...e pra piorar são postos em pontos diferentes do motor, podendo ainda ter diferenças só por este fato.

Quem sabe a Delphi me fornece mais dados...


jobi
:: Piquet ::
Mensagens: 274
Registrado em: Sábado 13 2013f Abril 2013 09:28:30 AM
Localização: Chapecó - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jobi »

quando a instalação do bip sem sucesso, achei melhor desistir ;/ obrigado a todos pela ajuda


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Jobi, pra quem não saca bem de eletrônica fica realmente complicado... mas eu estou muito interessado em por em prática o esquema que apresentei, pois ele atenderá a diversos propósitos... mas não estou com estrutura devido a obras na minha casa e isso vai demorar um pouco...

Se vc. monitorar o tópico, um dia eu apresentarei ele completo, ao vivo e a cores, com vídeo e o scambau...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26823
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tao fácil bange, eskece o sensor do painel, monitora o da central q comanda as coisas, trabalha em cima dele e deixa o do painel pra la, so vai ficar pra la e pra ca o ponteiro.....
ainda vejo a solução tao pratica de por em paralelo o resistor baseado no momento q liga e desliga a ventilação, e deixa o restante do tempo trabalhar não muito certo....a maior parte do tempo se trabalha no ponto do liga e desliga mesmo.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

De fato a maior tempo é entre liga e desliga, mas sem conhecer o momento certo é como os GM´s populares que saíram sem o medidor...não me acostumo :roll: :roll:

Saber o ponto certo (na visão da ECU), não é difícil e já quase consegui... só falta mais precisão, pois 1 ou 2 volts faz uma diferença terrível e como o PTC não é linear, conhecer completamente é fundamental... e bom que a leitura do painel espelhe a verdade, e não apenas um referencial...embora que muitos indicadores nem mostrem a temperatura intermediária...só risquinhos e/ou os 100°... :shock: :shock: :shock:

Neste fds vou a Ribeirão Preto e já quero sair mais tranquilo com os sistemas redundantes e do jeito que estou planejando...vai sair...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

... já tô me perdendo nos tópicos... fiz uma tabela de passos do AC, e não estou localizando...

Bom, levantei as tensões e etapas do arrefecimento normal....

1-Liga com 1,6V, as duas ventoinhas em série (veloc. baixa ou 1ª velocidade)
2-Ventoinha 2, liga na velocidade alta com 1,45V...1 ou 2 segundos depois liga a ventoinha 1, também na velocidade alta.
3-O sistema vai refrigerando e a tensão volta a aumentar...
4-As ventoinhas voltam a velocidade 1 ou baixa, quando a tensão atinge 1,61V.
5-As ventoinhas desligam quando a tensão chega a 1,80V.

O teste foi feito colocando-se um potenciômetro (linear de fio, de 500Ohm), no lugar do sensor e simulando a variação de tensão que ele provoca quando varia sua resistência de frio (resistência maior), para quente (resistência menor), e retornando a frio, isto com o motor ligado e em ML.

De princípio reparei que o ventilador maior (de dentro do baú ou nr. 2 no esquema), não ligava de forma efetiva e constante, ou seja, nem sempre quando a tensão chegava a 1,45V...
motivo: sujeira em seu contato, após limpo (com grande dificuldade pois o mesmo fica obstruído pela sua forma de construção), o sistema funcionou perfeitamente em todas as variações feitas.

Este problema pode explicar o motivo pelo qual meu motor ficava muito tempo pra baixar a temperatura, isto antes de eu colocar o kit verão, pois só existia a velocidade alta na ventoinha menor (1 no esquema)... :roll: :roll:

A Delphi, ainda não me retornou o questionamento dos sensores e como tenho um termômetro digital a Laser, verei a temperatura do motor (carcaça região do cabeçote), embora que o alumínio seja um bom condutor de calor, não sei se obterei precisão, pois o termômetro tem umas especificações de área para fornecer a temperatura mais exata...

Abre aspas... ontem quando fui comprar os componentes (potenciômetros e resistores), me encantei com um medidor digital da Minipa ET-2042D, bem mais funcional que o atual (legítimo xing-ling, de mais de 15 anos... Yo Fong), o Minipa, mede frequência, capacitância e temperatura com um termo-par...estas facilidades adicionais, o torna mais propício ao ambiente automotivo...mas enquanto eu estava lendo o manual, esqueci que as pontas de prova estavam ligadas na tomada (estava conferindo a tensão e a frequência da rede), e virei a chave ...resultado: pifou algumas leituras e hoje de manhã já está na ass. técnica...fecha aspas.:cry: :cry: :cry:

Vou almoçar agora e em seguida tentarei enganar a ECU, para ligar com uma temperatura menor...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Refiz o quadro do ciclo do arrefecimento, agregando mais informações....

Imagem

Bom, o mito de controlar a temperatura enganando a ECU, foi desfeito...é possível sim, com a colocação de um resistor em paralelo... não sei onde, calculei um resistor de 1600Ohm, mas devido a eu não conseguir uma leitura precisa da temperatura e me baseando pelo mostrador do painel, por enquanto vou colocar um resistor de 1000Ohm, pois as ventoinhas estão ligando ligeiramente acima da marcação em que o kit verão liga, ficando um sistema redundante da seguinte forma:

Considerando o cebolão 90°/95°, ele está ligando quase na marcação de 95° no painel.
Considerando o resistor paralelo com a ECU, o sistema está ligando ligeiramente acima da marcação de 95° no painel.

Desta forma, o cebolão é o sistema principal e caso ele falhe, entrará o sistema original, modificado com o resistor... isto me dá a garantia de redundância que eu procurava...só falta o alarme sonoro... mas isto vai demorar...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

... só pra uma referência (que eu acho que sem a temperatura não vale muito...), com os dois sistemas postos em operação, o cebolão tá ligando quando a tensão no sensor está com 1,84V, e desligando quando tá com 1,92V, comprovando pela tensão que o cebolão não deixa a tensão chegar aos 1,62V, que é o valor que a ECU, manda ligar as ventoinhas...ficou bom...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Segue o esquema completo para o Corsa GL Wagon 1.6 8V, facilmente adaptável ao 16V, sendo que o valor do resistor fica a critério de cada um em definir o momento da ventoinha ligar...

https://mega.co.nz/#!b4RzzSbC!ddM2zQKeY ... EqmTp7f4C8


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”