Cidney,
Eu faria uma avaliação antes da troca do pressostato duplo, pois não há certeza de ser ele quem está desligando o compressor...
Um teste simples seria colocar uma lâmpada como no exemplo a seguir, se for ele a desligar o compressor, a lâmpada vai acender.
Mas se ele é um elemento de supervisão da pressão do gás, acho que pode-se pensar que ele está atuando corretamente e o problema seja no excesso de temperatura que pode ter algumas causas como erro de sensor, eficiência dos eletroventiladores, obstrução das aletas/colmeias do radiador e/ou do evaporador...por sujeira ou amassado.
É até possível que o desligamento seja feito pela ECU, que deteta a alta temperatura e desliga o AC para proteger o motor do carro...
Use a mesma lâmpada para ver se o terra do pino 15 da ECU, mantém o relé de plena carga operado.
[DÚVIDA] - Pq o A/C está esquentando?
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O problema é saber qual fio se colocar os contatos da lâmpada, já que, pelo que eu entendi, no pressostato vão 4 fios: 2 responsáveis por ligar e desligar o compressor conforme a pressão do gás (pressostato duplo contato), e 2 por ligar e desligar a segunda velocidade das ventoinhas dependendo também da pressão do gás (interruptor de ciclagem), conforme a foto do pressostato do meu Corsa:Bange escreveu:Cidney,
Eu faria uma avaliação antes da troca do pressostato duplo, pois não há certeza de ser ele quem está desligando o compressor...
Um teste simples seria colocar uma lâmpada como no exemplo a seguir, se for ele a desligar o compressor, a lâmpada vai acender.
Mas se ele é um elemento de supervisão da pressão do gás, acho que pode-se pensar que ele está atuando corretamente e o problema seja no excesso de temperatura que pode ter algumas causas como erro de sensor, eficiência dos eletroventiladores, obstrução das aletas/colmeias do radiador e/ou do evaporador...por sujeira ou amassado.
É até possível que o desligamento seja feito pela ECU, que deteta a alta temperatura e desliga o AC para proteger o motor do carro...
Use a mesma lâmpada para ver se o terra do pino 15 da ECU, mantém o relé de plena carga operado.
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De fato Nunes, as vezes pode parecer complicado...
Mas veja que um lado do pressostato é o mesmo que no pino 86 do relé duplo ou 30 do relé de plena carga...o outro é no interruptor de ligar o AC.
Se não estiver indicado quem é quem no interruptor de ligar o AC, deixe a ignição ligada e conecte um fio da lâmpada a um terra e pesquise os 3 pontos do interruptor com o outro fio...naquele que a lampada acender forte, será o ponto da esquerda. Agora troque o fio da lâmpada, de terra para bateria e com o outro pesquise os 2 pontos que sobrara...naquele que a lâmpada acender forte, é o ponto de cima (que tem o terra), por exclusão o que sobrou é o ponto "1", que vai para o outro lado do pressostato... pra confirmar este ponto"1", deverá acender a lâmpada mais fraca, a lâmpada do próprio botão, fraca também, e talvez dar um cleck no relé duplo...
Sacou?
Mas veja que um lado do pressostato é o mesmo que no pino 86 do relé duplo ou 30 do relé de plena carga...o outro é no interruptor de ligar o AC.
Se não estiver indicado quem é quem no interruptor de ligar o AC, deixe a ignição ligada e conecte um fio da lâmpada a um terra e pesquise os 3 pontos do interruptor com o outro fio...naquele que a lampada acender forte, será o ponto da esquerda. Agora troque o fio da lâmpada, de terra para bateria e com o outro pesquise os 2 pontos que sobrara...naquele que a lâmpada acender forte, é o ponto de cima (que tem o terra), por exclusão o que sobrou é o ponto "1", que vai para o outro lado do pressostato... pra confirmar este ponto"1", deverá acender a lâmpada mais fraca, a lâmpada do próprio botão, fraca também, e talvez dar um cleck no relé duplo...
Sacou?
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Pessoal,
Encontrei mais matéria sobre o assunto e tô quase lament... quer dizer, concordando que meu AC também é complicado....
A explicação bate bem com o que já levantei, mas ainda faltam pedaços, pois ainda não apareceu o termostato para gelo no 16V... no meu MPFI, apareceu um thermistor (PTC ou NTC?), apareceu a solenoide da água quente...
Mas ainda tá faltando a definição do tal pressostato da aceleração, que pra minha sorte só tem n 16V... ufa....
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=3080
Encontrei mais matéria sobre o assunto e tô quase lament... quer dizer, concordando que meu AC também é complicado....
A explicação bate bem com o que já levantei, mas ainda faltam pedaços, pois ainda não apareceu o termostato para gelo no 16V... no meu MPFI, apareceu um thermistor (PTC ou NTC?), apareceu a solenoide da água quente...
Mas ainda tá faltando a definição do tal pressostato da aceleração, que pra minha sorte só tem n 16V... ufa....
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=3080
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Bange, esse esquema da Oficina Brasil é uma junção dos dois esquemas abaixo (até o texto eles reprodurizam modificando poucas coisas):
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap39.htm
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap40.htm
Mas acho que o Corsa 8V deve ter também o interruptor de aceleração, mesmo ele não constando no esquema do 8V, mas nas explicações vem descrito: "2 - A UC desliga o Compressor toda vez que for feita uma solicitação de potência como uma ultrapassagem ou outra solicitação.", o mesmo aparece no esquema dos 16V, que tem destacado o interruptor de aceleração. Ou então a UCE 8V tem outra forma de reconhecer quando o motor precisa de potência quando o ar estiver ligado.
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap39.htm
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap40.htm
Mas acho que o Corsa 8V deve ter também o interruptor de aceleração, mesmo ele não constando no esquema do 8V, mas nas explicações vem descrito: "2 - A UC desliga o Compressor toda vez que for feita uma solicitação de potência como uma ultrapassagem ou outra solicitação.", o mesmo aparece no esquema dos 16V, que tem destacado o interruptor de aceleração. Ou então a UCE 8V tem outra forma de reconhecer quando o motor precisa de potência quando o ar estiver ligado.
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É verdade, a mesma explicação está para os dois....
Mas existem duas lógicas, uma para cada caso:
Os motores 1.0, mesmo com alguns cavalos a mais com as 16V, ainda sofrem com o peso do AC, daí ter esse artifício de cortar o AC quando há exigência de torque é uma boa...
Já os motores 1.6, podem não sentir muito...e não fazer sentido aplicar tal recurso. Eu nem posso afirmar isso, pois só tive 2 carros com ar... um Verona 1.8 (um espetáculo de motor AP), e o atual Corsa 1.6, cujo AC funcionou por pouco tempo...meses eu acho...
Porém ainda não me convenci de que seja um pressostato ou até um termostato, o indicador de solicitação de potência, pois são componentes de reações lentas se comparado com a necessidade imediata de torque.
A exigência de torque deve ser resultado de uma matemática "Malbataanica", calculada pela ECU, com dados do MAP, ACT, TPS e lambda... isso com frações de segundo...
Mas existem duas lógicas, uma para cada caso:
Os motores 1.0, mesmo com alguns cavalos a mais com as 16V, ainda sofrem com o peso do AC, daí ter esse artifício de cortar o AC quando há exigência de torque é uma boa...
Já os motores 1.6, podem não sentir muito...e não fazer sentido aplicar tal recurso. Eu nem posso afirmar isso, pois só tive 2 carros com ar... um Verona 1.8 (um espetáculo de motor AP), e o atual Corsa 1.6, cujo AC funcionou por pouco tempo...meses eu acho...
Porém ainda não me convenci de que seja um pressostato ou até um termostato, o indicador de solicitação de potência, pois são componentes de reações lentas se comparado com a necessidade imediata de torque.
A exigência de torque deve ser resultado de uma matemática "Malbataanica", calculada pela ECU, com dados do MAP, ACT, TPS e lambda... isso com frações de segundo...
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Eu acho interruptor de aceleração não é um pressostato, deve ser um interruptor on-off, mesmo que o esquema dê a entender que é um pressostato. Digo isso pq os esquemas mesmo sendo bem explicativos, tem alguns erros, como por exemplo indicar que o sensor de temperatura da refrigeração é o sensor de temperatura externa
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É bom observado as falhas de esquema, mas onde esse interruptor estaria localizado e como ele seria acionado num momento de torque?
Torque não é um dado simples, é um conjunto de fatores...
Imagine-se andando de bicicleta no plano a 10Km/h e de repente pinta uma ladeira e vc. não quer diminuir a velocidade...vc. tem que colocar mais força no pedal, segurar mais firme no guidão, forçar sua panturrilha né? Isso é disponibilizar torque.
Agora só forçar o pedal ou só segurar mais firme no guidão ou só forçar a panturrilha...não...
Torque não é um dado simples, é um conjunto de fatores...
Imagine-se andando de bicicleta no plano a 10Km/h e de repente pinta uma ladeira e vc. não quer diminuir a velocidade...vc. tem que colocar mais força no pedal, segurar mais firme no guidão, forçar sua panturrilha né? Isso é disponibilizar torque.
Agora só forçar o pedal ou só segurar mais firme no guidão ou só forçar a panturrilha...não...
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Pela lógica esse interruptor está ou no pedal do acelerador ou no corpo de borboleta, sendo acionado ele manda sinal positivo para a ECU, no caso do 16V pelo pino 5 do conector B. Ai com base em outros parâmetros, a ECU interpreta que o motor está precisando de torque naquela situação específica, do contrário o compressor desligaria cada vez que se pisasse fundo no pedal kk
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Eu tava relendo esse material aki (que antes eu não consegui postar) http://www.netsaber.com.br/apostilas/apostilas/409.doc que é exatamente o da minha ECU, e considero o melhor material que pude obter até o momento...ele não fala do tal interruptor de aceleração, e os únicos pinos relacionados com o AC, são o D5 (solicitação de AC), e A3 (terra p/ relé de plena carga), ou seja, não tem o tal interruptor de aceleração.
E nem poderia, pois segundo este material, só existem 11 entradas nesta ECU.
Mas tô pensando que um sensor de pressão negativa colocado na admissão (a exemplo do MAP), e com o único objetivo de sinalizar pra ECU, seria um "input" pra ela considerar outros fatores e concluir uma exigência de potência do motor e desligar o compressor pela retirada do terra do relé de plena carga...isto na ECU do 16V.... ou não?
E nem poderia, pois segundo este material, só existem 11 entradas nesta ECU.
Mas tô pensando que um sensor de pressão negativa colocado na admissão (a exemplo do MAP), e com o único objetivo de sinalizar pra ECU, seria um "input" pra ela considerar outros fatores e concluir uma exigência de potência do motor e desligar o compressor pela retirada do terra do relé de plena carga...isto na ECU do 16V.... ou não?
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