[DÚVIDA] - Aceleração na saida, oscilando.

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

awaked escreveu:Percebi a osciladinha a pouco... fui conferir no escape e está normal. Ou seja, não é a mesma coisa como cheguei a desconfiar.
Pode não ter nada a ver, mas na semana passada eu joguei um frasco de aditivo flex no tanque e abasteci com gasolina comum.

Nos últimos meses o meu carro só estava bebendo etanol.

Por incrível que pareça o carro não deu mais essa "oscilada forte" na primeira partida a ponto de perceber pelo barulho no escape.

Dá uma oscilada ''normal'', mas bem mais fraca de quando estava só no etanol.... Depois estabiliza.

Ainda esse mês eu vou dar uma boa revisada no carro (troca do óleo da DH e do fluído de freio, da tampa e reservatório de expansão além do líquido de arrefecimento, etc).

Também vou trocar as velas e os seus respectivos cabos.

Vou aproveitar o embalo pra verificar se está tudo OK com o TBI, além de dar uma revisão nos bicos injetores.

O carro está com 41 mil km rodados e estou com ele a sete meses. Está com tensor e correias originais GM com pouco mais de 5 mil km de uso....
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).


cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Se parou(diminuiu) com o uso de gasolina, apostaria no sistema de ignição...
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Esse tópico tá uma salada só....rsrsr... mas o início me lembra o do "soquinhos", ainda não finalizado...

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... sc&start=0

Várias hipóteses levantadas, mas nenhuma confirmada...e nem eu concluí o negativo da sonda...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

L U C I A N O, tem coisa aí que não precisa se preocupar.

- Fluído de freio é a cada 2 anos. Mas com 2 anos pode testar com aquelas canetas teste... se estiver bom ainda, não tem porque trocar, o que estraga o fluído é a contaminação e se ele não está contaminado ótimo.

- Fluído de direção, mete o dedo no reservatório se sair vermelho limpo está correto, não precisa trocar, troca-se por tempo ou sujeira.

- Arrefecimento. O aditivo AC Delco é pra 100.000 km ou 5 anos. O seu está completamente dentro do prazo. Se abrir a tampa e ele estiver limpo... boa. Esquece.

De repente tem tanta indicação que ocorrem exageros. Não precisa disso.

Meu carro é 2011. 43000 km. Fluído de direção limpo. Fluído de freio sem contaminação. Arrefecimento limpo e na proporção correta. Pra que vou fuçar isso e gastar dinheiro... entende? Cuidar sim, gosto, acho válido. Exagerar é ruim, vira uma neura.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Cabo de vela é a cada 60.000 km.
Velas é pra 30.000 km, essas sim, troco com 20.000 e já apresentam desgaste excessivo.

Se preocupe mais com óleo e filtro a cada 5000 km. Filtro de ar e filtro de combustível a cada 10.000 km.

Veja, não to falando pra relaxar no arrefecimento e no resto. Só estou dizendo que se está correto, limpo e dentro do prazo... deixa lá.


Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

Awaked,

O fluído da direção do meu não está vermelhão mais como VC falou.

Quanto ao liquido de arrefecimento, ele não está na cor vermelho vivo. Vejo que tem algumas sujeiras no reservatório mas o liquido não está sujo. E este reservatório está meio amarelado.

Fluido de freio seria pelo prazo. Ainda não conferi.

Cabo de vela iria testá –lo. Da mesma forma as velas, pois não lembro se troquei ainda. O carro está com 41.900.

Quanto ao óleo e filtros está tudo em dia.

Ah! Pretendo olhar o nível do óleo do câmbio.
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).


Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

Outra coisa que esqueci de mencionar.

Não sei se é na tampa ou reservatório, mas eu notei que reservatório de expansão estava melado por fora com o líquido de arrefecimento. Eu tive que colocar um pouco de água pois o nível estava um pouco abaixo do "COLD".

Bem na junção do reservatório que estava molhado

Imagem

Situação do interior do reservatório

Imagem

Quanto a recomendação de esperar 5 anos pra trocar, bom, cada tem uma opinião.

Mas acho muito longo esse tempo. Esse sistema tem que estar muito bem cuidado. Antes disso a água já não mais estará com a cor do aditivo, aí não será mais manutenção preventiva e sim corretiva...
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).


Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

Uma coisa vai levando a outra.
Bange escreveu:Esse tópico tá uma salada só....rsrsr... mas o início me lembra o do "soquinhos", ainda não finalizado...

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... sc&start=0

Várias hipóteses levantadas, mas nenhuma confirmada...e nem eu concluí o negativo da sonda...
No meu caso o carro só oscila em marcha lenta pouco após a primeira partida, depois estabiliza.

Quando subo o giro ele "responde". Não dá "socos".

Abraços!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Luciano,

Meu carro, mais no frio do que no calor, também oscila a ML...porém é tão pouco que não é perceptível pelo conta-giros...que fica paradinho nos 850RPM...mas percebo só pela vibração do carro.

Isto também só acontece quando na partida o giro não sobe acima de 1000RPM e vem caindo... ocorre quando na partida ele praticamente já pega acima de 700RPM...acho que tem a ver com o tempo que eu fico com a chave acionando o arranque...não sei...

No meu caso considero até normal, pois existem valores mínimos para a estabilização da ML...lembro que bem lá atrás, os carros tinha afogador...depois válvulas compensadoras e agora é a ECU que controla tudo.

No seu caso, sem acionar o acelerador, com que tempo ela estabiliza? E quando estabiliza, qual a temperatura no mostrador?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

L U C I A N O escreveu:Quanto a recomendação de esperar 5 anos pra trocar, bom, cada tem uma opinião.

Mas acho muito longo esse tempo. Esse sistema tem que estar muito bem cuidado. Antes disso a água já não mais estará com a cor do aditivo, aí não será mais manutenção preventiva e sim corretiva...
Não é opinião, o meu está completamente limpo e e o teste do líquido refrigerante está perfeitamente em 50%... mesmo com 43.000 km e 3 anos de uso. Porque vou trocar?

Seu sistema tem vazamento, então, é provável que antes de comprar o carro ele já foi completado várias vezes com água. Por isso está com sujeira e por isso deve estar na proporção errada.

Isso NUNCA é opinião, é uma questão de avaliação.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”