[DÚVIDA] - Onde encontrar o Sensor Map?

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SemControle
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Mensagem por SemControle »

José Leal escreveu:Senhores, calma...

vinniit, o tal chip que vc quer instalar no sensor de temperatura do ar, nada mais é que um resistor que vai diminuir a voltagem enviada pelo sensor para a central de IE. Deve ter mais algumas firulinhas para evitar algum ruido na linha do chicote do sensor.
Para instalar o potenciômetro, vc verá que no chicote do sensor chegam 3 fios. Um com 5V, o outro é negativo e o terceiro com uma voltagem menor que 5V, que oscila de acordo com a temperatura do ar admitido. Nesse último fio é que vc vai instalar o potenciômetro, ligando-o em série. Com a instalação do potenciômetro, veja a possibilidade de melhorar a captação de ar, para que a mistura ar/combustível mantenha-se dentro da faixa ideal. Caso vc não faça isso, a central pode entrar em conflito, acendendo a luz no painel, pois vai receber o sinal de que o ar está mais frio e a sonda lâmbda vai enviar sinal de mistura rica.
Vc poderia fazer o mesmo procedimento no sensor de temperatura da água (seria mais fácil), só que tem um inconveniente: caso vc regule o potenciômetro para um valor alto, a central de IE vai acelerar o motor, pois iria receber o sinal de que o motor está frio (afogador eletrônico) e caso a ventoinha seja comandada pela central, ela iria disparar em temperaturas mais altas. Mas, provavelmente, não teria o conflito citado acima.
exatamente isso....
mas como me parece ser o corsa B, o sensor de temperatura do ar é simples, 2 fios um envia os 5V pro sensor, conforme a temperatura a resistência do sensor aumenta ou diminui, e o outro fio é o retorno a central....então tanto faz o fio q vai cortar pra inventar a engenharia...
no caso do sensor de temperatura da agua é o mesmo caso, e ainda existem 2, um q manda informação pro painel e outro q manda informação pra central e comanda o acionamento, logo vc vai mandar informação pra central de agua gelada, e a ventilação forcada não funciona, enquanto a agua já esta pra la de 100C
então já deu pra entender, ou deveria ter dado pra entender o qnt isso não presta, e a escolhe errada do valor vai destruir o motor....mas como foi dito o $$ não é meu, triste é so depois o cidadão aparece falando q o motor quebrou pq é ruim pq não presta, mas não lembra ou melhor nao fala da c@g@d@ q fez pro motor ter quebado......

a questão é q isso não é chip, é absolutamente errado se quer tratar isso como chip, isso so faz o cidadão se enganar e gastar $$ queimando combustível atoa e ainda gastar comprando, na verdade jogando pelo escap, pq nem queimar consegue...
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

SemControle, se não me engano, o Corsa dele é um 2000. Então, o sensor de temperatura da água para o painel vai lá no coletor de admissão. O sensor de temperatura da IE vai abaixo da bobina.

Sobre o procedimento que ele quer usar para aumento de potência, prefiro manter-me fora da discussão. Eu não faria isso...
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

pois é..... tentar eu já tentei dizer.....
não recordo onde ficam, mas são 2 da agua mesmo....

quem colocou na cabeça q isso chama chip e é bom não sei, mas é capaz de vender casa de sape pegando fogo, e até gelo pra esquimó facilmente....
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Mensagem por vinniit »

Então vamos la . O chip td bem ja intendi . Mas trocando aos miúdos o potenciometro vai instalado no fio do ar como eu disse no começo do tópico correto ? Assim como o chip ou como o resistor é o mesmo procedimento . No caso não se trata de uma gambiarra tanto um como o outro vao instalados do mesmo jeito tendeu . Isso que eu estava dizendo no inicio quando eu falei "que o chip vai instalado no sensor do ar enganando o modulo mandando uma informação como se o ar estivesse frio . " O potenciometro assim como o resistor se acha em casa que mexe com eletrônica (concerta aparelhos elétricos) ..

Tavo pensando também onde li muitos e muitos tópicos colocar um resistor de 5k ou um de 4k7 e tem relatos que com o de 5 o carro anda mais livre )relatos de quem ja colocou) ..

Em fim Já que irá enriquecer a mistura com o potênciometro ou com o resistor, porque não colocar uma TBI do 1.6 para dar um folego devido o aumento da vasão do combustivel dentro dos pistão . (é meio questão de lógica isso rsrs +comb+ar admitido= mistura mais forte .
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Mensagem por vinniit »

Lembrando to usando velas iridium com cabos original GM Ia coloca um de 8mm mas o money nao deu
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Concordo que com o TBI dos 1.6, diminuirá a restrição a passagem de ar pela borboleta. Mas e os dutos do cabeçote? Teria que fazer um trabalho neles. Além do mais, vai chegar ao limite do volume de mistura que os pistões conseguem puxar.
Originalmente, com a borboleta, coletor e dutos do cabeçote restringindo tudo, o pistão puxa, sei lá, uns 200ml de mistura ar/combustível para o cilindro. Tirando as restrições, cada pistão consegue puxar no máximo 250ml para o cilindro (250 X 4 = 1.0).

Sobre velas, vc está bem encaminhado. Sobre os cabos de 8mm, dependendo da qualidade deles, os originais são superiores.
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Mensagem por vinniit »

Então porque eu pensei o seguinte em questão a TBI 1.6 ser maior vai admitir mais ar .. soo que se não tiver uma correção no combustivel acho que vai ficar meio pobre . E até certo ponto bom pelo menos no turbo mistura pobre frita os pistão . Então talvez com o chip (vamos dizer assim que todos sabem ) talvez com o chip iria corrigir a mistura . Isso procede ?..
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Mensagem por José Leal »

Os bicos originais tem uma vazão para os 250ml de cada cilindro. Se vc melhorar a entrada de ar para o motor, não vai precisar mexer nos bicos e nem colocar o tal "chip" que vc está querendo.
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Mensagem por vinniit »

ta man . vamos mudar o nome então kkkk se eu mudar a tbi colocar uma maior não vai ficar pobre a mistura ? ai dava pra colocar um "potenciometro" para enriquecer um pouco .
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vinniit escreveu:Então vamos la . O chip td bem ja intendi . Mas trocando aos miúdos o potenciometro vai instalado no fio do ar como eu disse no começo do tópico correto ? Assim como o chip ou como o resistor é o mesmo procedimento . No caso não se trata de uma gambiarra tanto um como o outro vao instalados do mesmo jeito tendeu . Isso que eu estava dizendo no inicio quando eu falei "que o chip vai instalado no sensor do ar enganando o modulo mandando uma informação como se o ar estivesse frio . " O potenciometro assim como o resistor se acha em casa que mexe com eletrônica (concerta aparelhos elétricos) ..

Tavo pensando também onde li muitos e muitos tópicos colocar um resistor de 5k ou um de 4k7 e tem relatos que com o de 5 o carro anda mais livre )relatos de quem ja colocou) ..

Em fim Já que irá enriquecer a mistura com o potênciometro ou com o resistor, porque não colocar uma TBI do 1.6 para dar um folego devido o aumento da vasão do combustivel dentro dos pistão . (é meio questão de lógica isso rsrs +comb+ar admitido= mistura mais forte .
NAO NAO NAO NAO E NAO qnts mil vezes já foi dito q chip é uma coisa q nada tem a ver com essa gambiarra, tudo q vc ta sonhando é a mais porca coisa a se fazer, vc so vai se enganar e fazer o carro trabalhar todo errado
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