exatamente isso....José Leal escreveu:Senhores, calma...
vinniit, o tal chip que vc quer instalar no sensor de temperatura do ar, nada mais é que um resistor que vai diminuir a voltagem enviada pelo sensor para a central de IE. Deve ter mais algumas firulinhas para evitar algum ruido na linha do chicote do sensor.
Para instalar o potenciômetro, vc verá que no chicote do sensor chegam 3 fios. Um com 5V, o outro é negativo e o terceiro com uma voltagem menor que 5V, que oscila de acordo com a temperatura do ar admitido. Nesse último fio é que vc vai instalar o potenciômetro, ligando-o em série. Com a instalação do potenciômetro, veja a possibilidade de melhorar a captação de ar, para que a mistura ar/combustível mantenha-se dentro da faixa ideal. Caso vc não faça isso, a central pode entrar em conflito, acendendo a luz no painel, pois vai receber o sinal de que o ar está mais frio e a sonda lâmbda vai enviar sinal de mistura rica.
Vc poderia fazer o mesmo procedimento no sensor de temperatura da água (seria mais fácil), só que tem um inconveniente: caso vc regule o potenciômetro para um valor alto, a central de IE vai acelerar o motor, pois iria receber o sinal de que o motor está frio (afogador eletrônico) e caso a ventoinha seja comandada pela central, ela iria disparar em temperaturas mais altas. Mas, provavelmente, não teria o conflito citado acima.
mas como me parece ser o corsa B, o sensor de temperatura do ar é simples, 2 fios um envia os 5V pro sensor, conforme a temperatura a resistência do sensor aumenta ou diminui, e o outro fio é o retorno a central....então tanto faz o fio q vai cortar pra inventar a engenharia...
no caso do sensor de temperatura da agua é o mesmo caso, e ainda existem 2, um q manda informação pro painel e outro q manda informação pra central e comanda o acionamento, logo vc vai mandar informação pra central de agua gelada, e a ventilação forcada não funciona, enquanto a agua já esta pra la de 100C
então já deu pra entender, ou deveria ter dado pra entender o qnt isso não presta, e a escolhe errada do valor vai destruir o motor....mas como foi dito o $$ não é meu, triste é so depois o cidadão aparece falando q o motor quebrou pq é ruim pq não presta, mas não lembra ou melhor nao fala da c@g@d@ q fez pro motor ter quebado......
a questão é q isso não é chip, é absolutamente errado se quer tratar isso como chip, isso so faz o cidadão se enganar e gastar $$ queimando combustível atoa e ainda gastar comprando, na verdade jogando pelo escap, pq nem queimar consegue...