[DÚVIDA] - Qual a temperatura do arrefecimento do corsa?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
Cesar Souza
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 04 2009f Março 2009 10:05:32 AM
Localização: Garça - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cesar Souza »

[b]Ai pessoal bla!!
É o seguinte tenho um corsa wind 1.0 mpfi 2000/2001..
a ventuinha liga entre 95 e 98 graus.. ai ele chega no 100 e começa baixar que é
o tempo de começar abaixar e volta p/ os 95 graus...
Mais fiquei esperto sempre com ventuinha p/ ver se está ligando.. alguns corsas ela é controlada
pelo cebolão e outros por um sensor ligado direto na central.. no meu corsa é um sensor, outro item que deve prestar atenção é a valvula termostatica que pode travar e não circular agua..
Respondendo a pergunta do outro amigo.. é assim mesmo o corsa.. desligou a chave a ventuinha desliga tbm.. isso é normal viu..

Bom espero ter ajudado um pouquinho..
Um araço a todos do clube.[/b]
"Não vá a pé, vai de Corsa!!!"


Diego_Natal
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 30 2009f Março 2009 07:33:26 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diego_Natal »

Olá a Todos,

Meu primeiro post,

Relato aqui minha experiência em relação a temperatura do corsa quando adquiri o meu me assustei ao sair da loja, a temperatura em 100, estranhei um pouco e logo apos pesquisas vi relatos que era normal tal temperatura!!! fiquei tranquilo ao levar meu veiculo para uma revisão no arrefecimento foi constatado que a bomba d'agua esta com defeito e nao havia a valvula termostatica, efetuei a trocas das peças citadas e adicionei o adivitivo. Resultado meu corsinha oscila entre os 90 e 95g, so em casos de transito muito congestionado que ele chega aos 100, mas logo normaliza.

Finalizo minha experiencia aos colegas

Diego


Avatar do usuário
Rodrigo falcao
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 09:47:53 AM
Localização: Americana - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Rodrigo falcao »

e normal sim o meu foi trocado a junta a pouco tempo esta otimo a temperatura andando chega as 95 en dias muinto quente e en transito parado vai aos 98 ,so nao esqueça de verificar o nivel da agua e coloque aditivo falo,,,
Imagem


alexemaria
:: Millennium ::
Mensagens: 107
Registrado em: Quarta-feira 12 2008f Novembro 2008 02:09:00 PM
Localização: Várzea Grande - MT
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexemaria »

O meu (1.0 mpfi 98), anda entre 90 - 95 graus, em congestionamentos ou funcionando parado, chega aos 100 também, em torno dos 98 a ventoinha dispara. E quando desliga a chave, ela para, ao contrario dos volks, isso é normal nos gm, Motores gm trabalham quentes mesmo. Preocupe nao, so observe se a ventoinha é acionada, ok!
1.0 mpfi 98. corsa é corsa, os outros, apenas carros.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Resumindo: e normal o ponteiro chegar proximo dos 98 graus e armar o eletroventilador, correto?

O porque da pergunta: no meu caso, o painel W1134 original sem CG, o eletroventilador arma uns mm apos 95 graus, dai troquei pelo pianel W1150 com CG.
So que, quando armava o eletroventilador, o ponteiro estava em 98 graus.
Dai coloquei outro W1134 com CG e quando chega a 95 graus e o momento que o eletroventilador e ligado.

Alguem sabe em que temperatura da agua a ECU liga o eletroventilador?
Porque pelo painel nao da para confiar.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Opa acabou o misterio, vejam:

Re: temperatura de funcionamento em vectra turbo
por Rogério2.2 » Sex Mai 01, 2009 10:40 am

sabe que nem sempre, na maioria das vezes o que mostra no painel do carro é exatamente a temperatura da água no motor., aqui na oficina eu uso o scanner da NAPRO e olha a maioria dos carros GM corsa, vectra, astra, sem cebolão do radiador,ligando a ventoinha pelo sensor de temperatura, todos os carros liga a ventoinha com exatamente 101º, neste exato momento no painel de instrumentos está apresentando uma temperatura de 90 a 95 º, consultando manuais que tenho aqui na oficina, corretinho a ventoinha ligar a 101º tanto nos 8v como nos 16v. ja tive clientes que queria, mais queria trocar o sensor de temperatura pq tava ligando muito alto, eu dei o conselho que não adiantaria pois é a própria engenharia do carro que foi feita desta forma, pois ele foi na agência comprou um sensor original, troquei pra ele e voaláaaa, liga a ventoinha a 101º, se quiserem fazer ela ligar mais cedo, recomendo que troquem a caixa de plástico do radiador em uma casa de radiadores por uma com o orifício para a instalação do tal "cebolão" comprem um que ligue a uma temperatura baixa, assim sempre estará acionando a ventoinha antes do exato 101º, ficando também com o acionamento pelo sensor de temperatura aos 101 como medida de cautela, caso o cebolão pare de funcionar, será acionado pelo sensor... pra isso tem que fazer algumas modificações no sistema elétrico, solicite a uma pessoa capacitada caso tenha dúvidas, pois, energia só te da uma chance, errou queimou.. ^^ ,detalhe se seu carro estiver no álcool, recomendo que deixe com os 101º o desempenho nesta temperatura é ótimo... ^^ , nos carros da fiat, mais precisamente os TIPOS obrigatoriamente com líquido aditivo no radiador, chega a ligar a ventoinha a 105 ~ 110 º..

com relação ao carro turbo, não vou poder dizer algo, mas ta ai em um carro normal.., estou providenciando um turbo para o meu.., to na fase de ir comprando as peças ^^ quem sabe em alguns meses tudo adquirido e com as dicas e ajuda do pessoal ai do forum vai estar instalado ^^

http://www.vectraclube.com.br/viewtopic ... 9&p=378741
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Depois de muita pesquisa, o que me chamou a atencao e que cada painel que se troca indica uma tempertura diferente, mesmo conferindo a resistencia do medidor e sempre igual 51,6 Ohms nos 3 que tenho, dai, o que o rogerio citou e verdade, nao confiem no marcador de temperatura de alguns painies.
Vejam so, o original sem CG W1134 marcava ate o meio e ligava o eletroventilador, o W1150 CG marca ate 98 ai liga o eletroventilador e o que uso W1134 CG vai ate 95 graus idem.
Se marca quase 100 graus e arma o eletroventilador ele esta quase 100% correto.
Espero ter esclarecido...qualquer duvida contraria, opinem ai...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


yan reinel
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 03 2009f Julho 2009 07:22:22 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por yan reinel »

troque o cebolao por um de temperatura mais baixo eu fiz isso e ta tudo bem


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

yan reinel escreveu:troque o cebolao por um de temperatura mais baixo eu fiz isso e ta tudo bem
esse cebolão que voce se refere fica aonde?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Hudson Willis
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 08:46:19 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hudson Willis »

Bom dia!

Em janeiro deste ano comprei um consa Hatch 1.0 MPFI 98/99 (8V) com GNV e até então eu tinha um fusca (que saudades dele) que nem água usava. Meu carro, como o de quase todos os outros sobre com esse problema de "aquecimento". Sou muito chato e gosto de tudo funcionando certinho e estou pirado com o ponteiro da temperatura. Quando estou andando ele fica no 90º ou em dias frios até menos mas basta pegar um pequeno engarrafamento que sobe no 100º e agora está indo um pouquinho depois. Já troquei o sensor de temperatura do motor duas vezes, troquei o sensor que faz o ponteiro do painel funcional, troquei radiador, já fiz limpeza do sistema de arrefecimento, troquei o relé de alta da ventoinha que fica sobre o porta-luvas, já adicionei aditivos e estou pensando em trocar agora a bomba d'água e colocar a váuvula termostática que a antiga dona tirou (vi que estava sem quando troquei a correia dentada). O interessante é que o carro nunca ferveu mesmo com a temperatura lá nas alturas, o segundo estágio só arma com o ar ligado e mesmo assim pela pressão do gás do ar (já completei um golinho do gás do ar também quando troquei o relé), fico muito preocupado com duas coisas.

1. Essa temperatura alta pode danificar os sistema, empenar cabeçote etc.
2. A grande variação de temperatura pois quando o carro anda ela cai para os 90º e não é nada mas são dez Graus rapidamente.

Ajudem por favor
Abraços

Hudson


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”