[DÚVIDA] - COMO MONTAR UM GM 1.6 ASPRO?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

gabrielniit10 escreveu: Eu entendi o principio do que vc disse, mas a parte do tira ali e bota aqui, parte de plastico e parte de aço ficou meio complicado... hehe'

Da pra explicar usando a ilustração dessa junta de aço p/ corsa 1.6?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rsa-16-_JM

Abraços
É o seguinte: A junta é formada por três folhas e elas não são coladas umas as outras, existem uns 4 pontos que as fixam com um anel, então vc rompe esses anéis e tem nas mãos as 3 folhas separadas. As externas vc consegue ver pelas fotos que tem no link, são esses "plásticos pretos" e essas folhas que é as que importam pois elas são desenhadas para a vedação. A folha intermediária é a de aço, não dá para ver pelo link, mas ela não é desenhada, só tem os recortes, não tem os relevos. Dai vc tira ela e une as outras duas novamente.


Avatar do usuário
gabrielniit10
:: Piquet ::
Mensagens: 234
Registrado em: Segunda-feira 13 2009f Julho 2009 08:15:14 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gabrielniit10 »

wevertonvb escreveu:
gabrielniit10 escreveu: Eu entendi o principio do que vc disse, mas a parte do tira ali e bota aqui, parte de plastico e parte de aço ficou meio complicado... hehe'

Da pra explicar usando a ilustração dessa junta de aço p/ corsa 1.6?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rsa-16-_JM

Abraços
É o seguinte: A junta é formada por três folhas e elas não são coladas umas as outras, existem uns 4 pontos que as fixam com um anel, então vc rompe esses anéis e tem nas mãos as 3 folhas separadas. As externas vc consegue ver pelas fotos que tem no link, são esses "plásticos pretos" e essas folhas que é as que importam pois elas são desenhadas para a vedação. A folha intermediária é a de aço, não dá para ver pelo link, mas ela não é desenhada, só tem os recortes, não tem os relevos. Dai vc tira ela e une as outras duas novamente.
Agr entendi! Mas essas partes de fora que fazem a vedação tambem são de aço que nem a camada interna? Pois se não forem vai dar no mesmo colocar uma junta convencional ou uma de aço, uma vez que a parte interna de aço foi retirada...


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

gabrielniit10 escreveu: Agr entendi! Mas essas partes de fora que fazem a vedação tambem são de aço que nem a camada interna? Pois se não forem vai dar no mesmo colocar uma junta convencional ou uma de aço, uma vez que a parte interna de aço foi retirada...
De aço é só a intermediária mesmo. Não dá a mesma. Vc prefere rebaixar o cabeçote em mais 0,5 mm ou reduzir a espessura da junta em 0,5 mm? :)


Avatar do usuário
gabrielniit10
:: Piquet ::
Mensagens: 234
Registrado em: Segunda-feira 13 2009f Julho 2009 08:15:14 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gabrielniit10 »

wevertonvb escreveu:
gabrielniit10 escreveu: Agr entendi! Mas essas partes de fora que fazem a vedação tambem são de aço que nem a camada interna? Pois se não forem vai dar no mesmo colocar uma junta convencional ou uma de aço, uma vez que a parte interna de aço foi retirada...
De aço é só a intermediária mesmo. Não dá a mesma. Vc prefere rebaixar o cabeçote em mais 0,5 mm ou reduzir a espessura da junta em 0,5 mm? :)
Realmente.. Mas vou usar pistões forjados de cabeça reta para aumentar a taxa, o cabeçote em sí só vai perde em torno de 1,5mm se não a taxa vai ficar muito alta! Meu objetivo é algo em torno de 12,5:1 à 13:1!


Avatar do usuário
gabrielniit10
:: Piquet ::
Mensagens: 234
Registrado em: Segunda-feira 13 2009f Julho 2009 08:15:14 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gabrielniit10 »

wevertonvb escreveu:
SemControle escreveu:das 2 medidas optaria pela menor, assim ainda daria chance de um passe ou uma empenadinha leve :D
Aqui em BSB, já fui algumas vezes na oficina do Zézão no autódromo, não sei todos conhecem mas é aquele cara famoso de preparar cabeçotes, preparava os cabeçotes do Caca Daud do primeiro Astra. Vi alguns cabeçotes de corsa com 15,3:1 de taxa, quase não tem câmara, tiram na faixa de 4mm, mas é cabeçote para competição, durabilidade não deve ser grande coisa, portanto tirar até 2,5 mm nesse do corsa é sussegado e confiável.

Os corsas que ele preparava, nao lembro para qual modalidade de competição, mas tinha que ser quase tudo original, inclusive comando. Ele disse que tirava 135 cv só com taxa (15,3), comando do 1.6 (1.6B) e escape. Enfatizou várias vezes que o melhor comando de corsa para rua é o original, já testou muitos e muitos na pista e no dino de motor que possuem, o melhor é o 1.6 B. Não lembro se o cabeçote tinha trabalho de fluxo. Nem remapeamento ele fazia, somente abria os bicos para a quantidade correta e o ponto, ou deixava original, ou pulava um dente no vira, acho que pela taxa devia ficar com ponto de gasolina mesmo, ou atrasar mais pulando dente.

Eu hoje se fosse fazer novamente uma preparação aspirada, jamais repetiria o que fiz na minha, mas tive que ser o primeiro a testar para ver no que dava, ficou até bom, mas podia ficar melhor com muito menos investido. Eu não tenho dúvidas que se fosse preparar de novo o 1.6 para rua seria:

- Taxa de 13 a 13,5:1.
- Leve retrabalho de cabeçote com válvulas originais.
- Coletor 4x1. Primários de 1,5".
- Escape de 2". Catalizado fora. Um abafador com entrada e saída de no mínimo 2".
- Comando Original 1.6B.
- Velas Iridium. Cabos NGK. Talvez um aplificador de faísca (pesquizaria um importado).
- Remapeamento no dinamometro.
- Filtro Inflow.
- Termotape no coletor de escape.
- Bicos do corsa 1.8 flex.
- Bomba do astra flex.

Mais nada. Com certeza um carro de até 120 cv, com consumo de por qualquer carro flex no bolso e confiabilidade e durabilidade.

Essa historia do comando é real msm? Ja ouvi falar muito bem do comando original do 1.6 msm, tanto que eles equipavam ate os primeiros 1.8 que sairam...
Tenho aqui em casa um comando 272° da JPF racing, e no carro o original 1.6B.. Sera que com o comando original vem mais potencia que com o 272? Ja tentei colocar o 272 com a taxa atual de 10:1 rodando com gasolina de alta octanagem (PODIUM), só que o carro so andava a partir de 4.000 rpm, antes disso ficava engasgando muito, ficou horrivel pra andar na rua, ai voltei com o 1.6B.. Mas sera que com taxa e rodando na cana o carro n vai ter mais potencia com um comando de maior duração?


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

gabrielniit10 escreveu: Essa historia do comando é real msm? Ja ouvi falar muito bem do comando original do 1.6 msm, tanto que eles equipavam ate os primeiros 1.8 que sairam...
Tenho aqui em casa um comando 272° da JPF racing, e no carro o original 1.6B.. Sera que com o comando original vem mais potencia que com o 272? Ja tentei colocar o 272 com a taxa atual de 10:1 rodando com gasolina de alta octanagem (PODIUM), só que o carro so andava a partir de 4.000 rpm, antes disso ficava engasgando muito, ficou horrivel pra andar na rua, ai voltei com o 1.6B.. Mas sera que com taxa e rodando na cana o carro n vai ter mais potencia com um comando de maior duração?
Sim, é real. Para mim carro de rua tem que ter lenta estável abaixo de 1.000 RPM e força a partir de 1000 a 1200 RPM. Agora se a idéia é ter um carro para competir, então o que considero para um carro de rua tem que ser deixado de lado. Se é arrancada e a faixa de utilização é acima de 4500 RPM, então o que tem abaixo não importa. Vc tem que definir qual é o seu objetivo. Infelizemente o corsa não tem sistema de variação do comando, então temos que aceitar essa realidade de termos menor potência máxima e uma maior faixa de utilização ou o inverso.

Quanto ao comando, comando brasileiro não presta, talvez os da Carlini Competizione esteja se tornando uma boa idéia, de resto é lixo. Não tem qualidade, não tem durabilidade, não tem padrão, escondem informações, etc, etc. O comando é 272 graus, mas em qual levante? E em 0,05 pol ele tem quanto de duração? Será que todos os lobes apresentam a mesma duração (conheço casos de comando brasileiro onde os lobes não batiam as durações!). Enfim...

Quando colocou o seu 272 graus, vc fez remapeamento da injeção? Se não fez, era impossível funcionar, o mapa muda muito. Outra, tenho informações que o comando 1.6 B tem 272 x 274 de duração e 52,6 graus de overlap. Se não me engano esse 272 teria somente 48 graus de overlap, ou seja, mais manso...

No meu blog, tem muita informação sobre comandos, de uma lida para saber lidar com essa peça que é fundamental numa preparação.


Avatar do usuário
gabrielniit10
:: Piquet ::
Mensagens: 234
Registrado em: Segunda-feira 13 2009f Julho 2009 08:15:14 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gabrielniit10 »

wevertonvb escreveu:
gabrielniit10 escreveu: Essa historia do comando é real msm? Ja ouvi falar muito bem do comando original do 1.6 msm, tanto que eles equipavam ate os primeiros 1.8 que sairam...
Tenho aqui em casa um comando 272° da JPF racing, e no carro o original 1.6B.. Sera que com o comando original vem mais potencia que com o 272? Ja tentei colocar o 272 com a taxa atual de 10:1 rodando com gasolina de alta octanagem (PODIUM), só que o carro so andava a partir de 4.000 rpm, antes disso ficava engasgando muito, ficou horrivel pra andar na rua, ai voltei com o 1.6B.. Mas sera que com taxa e rodando na cana o carro n vai ter mais potencia com um comando de maior duração?
Sim, é real. Para mim carro de rua tem que ter lenta estável abaixo de 1.000 RPM e força a partir de 1000 a 1200 RPM. Agora se a idéia é ter um carro para competir, então o que considero para um carro de rua tem que ser deixado de lado. Se é arrancada e a faixa de utilização é acima de 4500 RPM, então o que tem abaixo não importa. Vc tem que definir qual é o seu objetivo. Infelizemente o corsa não tem sistema de variação do comando, então temos que aceitar essa realidade de termos menor potência máxima e uma maior faixa de utilização ou o inverso.

Quanto ao comando, comando brasileiro não presta, talvez os da Carlini Competizione esteja se tornando uma boa idéia, de resto é lixo. Não tem qualidade, não tem durabilidade, não tem padrão, escondem informações, etc, etc. O comando é 272 graus, mas em qual levante? E em 0,05 pol ele tem quanto de duração? Será que todos os lobes apresentam a mesma duração (conheço casos de comando brasileiro onde os lobes não batiam as durações!). Enfim...

Quando colocou o seu 272 graus, vc fez remapeamento da injeção? Se não fez, era impossível funcionar, o mapa muda muito. Outra, tenho informações que o comando 1.6 B tem 272 x 274 de duração e 52,6 graus de overlap. Se não me engano esse 272 teria somente 48 graus de overlap, ou seja, mais manso...

No meu blog, tem muita informação sobre comandos, de uma lida para saber lidar com essa peça que é fundamental numa preparação.

Entendi! Outra duvida que eu tenho é se o comando dos 1.6 mpfi são todos iguais.. Vi que o do meu corsa wagon 1.6 8v entrega original 92cv a 5.600 rpm enquanto os da pick up corsa entregam os msm 92cv a 5.200 rpm! Os comandos são diferentes ou é só o mapeamento?


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

gabrielniit10 escreveu: Entendi! Outra duvida que eu tenho é se o comando dos 1.6 mpfi são todos iguais.. Vi que o do meu corsa wagon 1.6 8v entrega original 92cv a 5.600 rpm enquanto os da pick up corsa entregam os msm 92cv a 5.200 rpm! Os comandos são diferentes ou é só o mapeamento?
Não, todos os 1.6 mpfi tem 92 cv a 5600, o corsa 1.8 de 2002 que tem pico de potência a 5200 RPM.


Avatar do usuário
gabrielniit10
:: Piquet ::
Mensagens: 234
Registrado em: Segunda-feira 13 2009f Julho 2009 08:15:14 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gabrielniit10 »

Outra dúvida.. Todo mundo fala de uma taxa "ideal" como 13:1 nos aspirados, mas e se eu conseguir mais taxa que isso, 14:1 por exemplo, o motor do meu carro vai ter uma duração reduzida? O ponto de ignição tem que ser mais atrasado que se o carro estivesse com uma taxa menor, 12:5 a 13:1 por exemplo?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26813
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ponto e taxa é alto q nao tem receita de bolo pronta...
ponto de montadora é algo q tem uma folga
a moto q comprei tem 11:1 de taxa com gasolina e recomenta comum, vc acha q depois de vencida a garantia nao vou por a caixinha q remapea a injecao pra poter tirar leite de pedra com podium?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”